Em setembro deste ano foi lançada a edição 2014 de Pro Evolution Soccer — que eu mesmo analsei no PlayStation 3 e que você pode conferir clicando aqui. Recentemente, a Konami liberou a versão para PC do seu lançamento esportivo e nós tivemos acesso a uma cópia digital do game.
Como é de praxe, lançamentos para PC e para consoles têm algumas diferenças entre si, normalmente nada muito profundo, mas que pode ser sentido em alguns momentos de jogatina. De modo geral, Pro Evolution Soccer 2014 para computador é o mesmo game do console, com apenas algumas alterações sutis.
Suavidade gráfica
Quando você começa uma partida, a primeira coisa que nota é que no PC os gráficos de PES 2014 estão mais bem trabalhados do que no console, soando ainda mais natural do que aqueles vistos no PlayStation 3 e no Xbox 360. Não há uma evolução pesada, obviamente, mas no computador o visual consegue ser mais agradável.
Nesse sentido, a movimentação dos jogadores também ganha ares de ainda mais naturalidade, um reforço muito interessante que dá mais gás ao jogo. Os lags e quedas da taxa de quadros por segundo ao longo das partidas também estão menos presentes por aqui, algo também bastante positivo.
Mais atual
Uma das falhas mais significativas na franquia da Konami é a demora do jogo em receber atualização de times, afinal o mercado do futebol mundial é agitado e nem sempre você terá as últimas escalações em diversas equipes. Quem optar por adquirir a versão para PC já conta com a vantagem de ter times atualizados com as últimas transações.
Além disso, uma falha pesada apontada por muitos jogadores no lançamento de PES 2014, que foi os rostos pouco fiéis de centenas de jogadores, também foi corrigida em uma última atualização. No console você já pode fazer o download desse pacote, mas no PC o game já vem “renovado”, então a primeira experiência com o jogo nesse sentido acabou sendo mais satisfatória por aqui.
Servidores estáveis
Outro problema grave de PES costuma ser a jogatina online, que conta com poucas opções se comparada ao FIFA e apresenta algumas dificuldades técnicas significativas. No PC, a impressão que se tem é de que os servidores trabalham melhor do que no console, pois o visual se mantém intacto e a movimentação dos atletas se aproxima muito da jogatina offline.
Saldo geral: positivo
A parte de áudio também parece ter recebido um retoque e está mais natural, especialmente a narração e os comentários em português, comandados respectivamente por Sílvio Luís e Mauro Beting. Apesar de ainda não ter resolvido alguns problemas, especialmente quando o nome de um jogador é encaixado em uma frase padronizada, definitivamente a fluidez da narração foi melhorada na versão do PC.
Em resumo, ao jogar Pro Evolution Soccer 2014 no computador, você não vai encontrar novidades significativas, mas definitivamente este game se apresenta como uma opção mais completa e robusta para quem gosta de um bom jogo de futebol quando comparado com a versão para consoles.
Este jogo foi cedido pela Konami para esta análise.
Categorias