O oitavo game de uma das franquias de maior sucesso da Nintendo está chegando. Se bem que é até perigoso dizer que Mario Kart 8 é apenas o oitavo, tamanha é a onipresença da série em nossas vidas. Parece que há muito mais do que isso em números. Ao menos nas prateleiras, o game sempre se sai bem. Assim como no coração dos jogadores e da mídia especializada.
É difícil recapitular uma história tão rica e importante para a indústria de entretenimento. Não é segredo para ninguém que Mario Kart definiu alguns paradigmas nos jogos de corrida ao misturar personagens carismáticos em disputas frenéticas com itens pra lá de criativos. Games como Crash Tag Team Racing, LittleBigPlanet Karting, ModNation Racers, Sonic & All-Stars Racing Transformed, entre tantos outros, só existem por influência da franquia do mascote bigodudo e sua galera.
Mario Kart 8 trará diversas novidades nesse sentido. O título terá novos itens, novas pistas e diversos outros recursos inéditos, inclusive a opção antigravidade e a possibilidade de gravar e editar as derrapagens mais ousadas que você fizer nas corridas para compartilhar no bem-vindo Mario Kart TV ou no YouTube.
Para saciar um pouquinho a ansiedade e deixar o terreno fértil à chegada de Mario Kart 8, separamos sete curiosidades da franquia que são válidas a fãs da “Big N” e a qualquer jogador que se preze. Confira!
1. Você sabe quando surgiu o (maldito ou milagroso) casco azul e qual foi seu propósito?
O notório casco azul pode ser um alívio para alguns e carrasco para outros. Alívio quando você está com um revés no placar e não consegue sair das últimas posições, uma vez que o item atinge o primeiro colocado num ataque praticamente incontornável.
E é aí que mora o sofrimento do líder da corrida: ele toma um cascudo que o leva aos ares em cambalhotas e perde um bom tempo, abrindo espaço para que outros consigam tomar seu lugar. Muitos podem pensar que esse valioso item existe desde o primeiríssimo Mario Kart, vulgo Super Mario Kart, para o glorioso Super Nintendo, mas não: o casco azul surgiu em Mario Kart 64.
De acordo com Hideki Konno, diretor dos dois referidos títulos e produtor de Mario Kart DS e de Mario Kart Wii, a ideia de inserir esse item no arsenal foi “impedir que o primeiro colocado ficasse eternamente em vantagem”. O artista afirmou que, graças às capacidades técnicas do Nintendo 64 à época, o casco azul pôde ser facilmente implementado – e foi muito bem-vindo, diga-se.
2. Comerciais geniais – este aqui diz que Super Mario Kart tinha duas velocidades: rápido e muito rápido!
Os comerciais da década de 1990 marcaram um importante período para a indústria de entretenimento, que começou a enxergar seu espaço em diversas mídias, e foram importantes para fomentar o mercado.
Com a franquia de corrida do encanador, não foi diferente. As propagandas típicas dos anos 90 contavam com enormes frases passando sobre imagens e vice-versa, numa estética que, hoje, é enfadonha. Mas a nostalgia está ali naquela época e é impagável. Ao menos no que depender das informações do comercial abaixo, Super Mario Kart tinha duas velocidades: rápido (“fast”) e muito rápido (“too fast”):
3. Timing é tudo: largar na frente é uma questão de apertar o botão no tempo certo da contagem
Essa é uma tentativa clássica que qualquer jogador, veterano ou não, tenta fazer no início de uma corrida. A largada em vantagem faz parte do espírito de disputa, mas se você errar um milésimo de segundo ao pressionar o botão, prepare-se para aquela derrapada “suja” e que te deixa estagnado por alguns segundos – é como um escorregão “estático” no casco de banana!
A largada estratégica, conhecida informalmente como “Rocket Start” (algo como “largada de foguete”, em tradução livre), existe desde os primórdios da franquia. O segredo? Aperte o botão de acelerar quando o contador estiver no número 2. Nem antes e nem depois.
4. Seis personagens jogáveis apareceram em todos os jogos
São eles: Mario, Luigi, Bowser, Peach, Toad e Yoshi. Esses personagens, os mais clássicos da família Mario, estão presentes desde Super Mario Kart, o primeiro, e nunca ficaram de fora.
Com o passar do tempo e o lançamento das sequências, diversos outros corredores foram adicionados ao elenco, como Wario, Waluigi, Daisy e, pasmem, Donkey Kong, entre tantos outros. O gorilão só apareceu em Mario Kart 64 – o personagem de Super Mario Kart é Donkey Kong Jr.
5. Rainbow Road: arco-íris em todos os jogos da franquia!
Essa é uma daquelas “pistas-demônio”, pois não há qualquer proteção nas laterais. Basta um deslize para você cair num buraco negro e depois ser “pescado” e realocado na corrida. É quando você está em primeiro ou segundo lugar e fica em quarto ou quinto, pois deu brechas para os oponentes te ultrapassarem.
O fato é que a “Rainbow Road”, eternizada em nossas memórias, é uma pista que, além da trilha sonora inesquecível, é “onipresente”, estando em todos os games da franquia até agora. Em Mario Kart 8 há duas pistas assim, na verdade.
6. “Olhe para a tela do seu oponente”, diz o manual sobre disputas em tela dividida
Aquela partidinha que você ganhou de seu amigo em GoldenEye 007 certamente ocorreu ou porque você é bom mesmo ou porque “colou”. E “colar” significa olhar a tela do adversário para saber onde ele está. Isso, é claro, se você tiver decorado a geografia do mapa – porque senão você vai dançar. Portanto, a tentativa é sempre arriscada.
Mas Mario Kart não segue essa cartilha e recomenda que o jogador faça exatamente isso: mantenha sempre um radar ligado e olhe para a tela do adversário! A dica até apareceu no manual do game:
7. Mario Kart Wii: presença no Guinness Book como o terceiro jogo mais vendido na história dos video games
É exatamente isso: Mario Kart Wii é o terceiro título mais vendido de todos os tempos! E não se trata de um balanço feito entre os jogos da franquia, e sim na história dos video games como um todo.
A posição privilegiada concedeu ao game uma menção no Guinness Book 2014: Gamer’s Edition, o livro dos recordes mundiais filtrados especialmente para jogos. De acordo com o livro, Mario Kart Wii vendeu nada menos que 33,92 milhões de unidades em escala mundial, sendo o título número 1 disparado em sua categoria (jogos de corrida de kart).
À luz de tantos fatos curiosos sobre a franquia, o terreno parece ficar cada vez mais fértil para a chegada do aguardado Mario Kart 8, que trará muitas novidades a uma série que jamais enjoa. E você, conhece alguma curiosidade não citada aqui? Não deixe de contar nos comentários.