A gamescom 2014, o maior evento de games da Europa, já começou, e a conferência da Microsoft mostrou que a empresa não perdeu tempo e trouxe uma série de surpresas para animar os jogadores.
A apresentação começou com um vídeo da Ubisoft, dando ênfase às acrobacias de Arno em Assassin’s Creed Unity. O vídeo também mostrou os gigantescos e detalhados cenários do jogo, que se passa em Paris em plena Revolução Francesa.
Pouco depois, Phil Spencer subiu ao palco para anunciar que o Xbox One está chegando oficialmente a mais 29 países a partir desta primavera. Ele também não teve papas na língua para dizer que o Xbox One é a “melhor plataforma para se jogar blockbusters e exclusivos”.
Lista promissora
Uma lista de games começou a ser apresentada, trazendo vários títulos exclusivos e também alguns games multiplataforma para o Xbox One. Entre eles, o já citado Assassin's Creed: Unity, GTA 5, Destiny, Call of Duty: Advanced Warfare, FIFA 15, Sunset Overdrive, Forza Horizon 2, Ori and the Blind Forest e Halo: The Master Chief Collection.
Um dos destaques foi FIFA 15, jogo que terá as lendas do esporte no Ultimate Team, um recurso exclusivo do Xbox One. Para o público europeu, uma surpresa: um bundle especial com o jogo e um console.
Para apresentar esses recursos exclusivos, subiu ao palco o jogador Peter Schmeichel, que mostrou alguns dos jogadores considerados “Lendas” (além dele). Foi exibida uma série de nomes famosos que já pisaram nos gramados, como o alemão Beckenbauer e os brasileiros Roberto Carlos e Pelé. Eles devem estar disponíveis para os jogadores de Xbox One.
Acervo indie
Chris Charla, diretor do ID@ Xbox, veio ao palco para falar dos jogos indies que aparecerão primeiramente no Xbox One. Durante a apresentação, ele mostrou dezenas de títulos, como Goat Simulator, Fruit Ninja Kinect 2 e muitos outros. Isso mostra que a Microsoft está apoiando bastante os desenvolvedores independentes e que o programa ID@ Xbox já está rendendo bons frutos.
Logo em seguida, Phil Spencer voltou para apresentar outro aguardado blockbuster: Call of Duty: Advanced Warfare. Glen Schofield e Michael Condrey, ambos da Sledgehammer Games, chegaram em seguida para comentar sobre o modo multiplayer (revelado dia 11) do novo CoD. Eles também deixaram claro que o jogo é multiplataforma, mas que os DLCs chegam antes no Xbox.
A equipe ainda trouxe diversas cenas de jogabilidade, incluindo perseguições de carros e muita ação. Um dos destaques vai para o exoesqueleto dos soldados, que dará uma série de benefícios aos jogadores, como pulos mais altos e esquivas mais rápidas.
Bundle especial de Call of Duty: Advanced Warfare, Evolve e mais
O novo CoD pode ser adquirido em um bundle especial que inclui um Xbox One inteiramente personalizado com o tema do jogo, além de trazer um HD de 1 TB (o original é de apenas 500 GB). Tudo isso por US$ 500, mesmo preço da versão tradicional (com Kinect).
Phil Robb, da Turtle Rock Studios, apareceu em seguida para comentar sobre Evolve, que foi recentemente adiado para 2015. A jogabilidade é interessante: enquanto quatro pessoas controlam soldados “tradicionais”, uma quinta pode controlar um inimigo gigantesco e poderoso. Os cenários são bem construídos, e os jogadores poderão ter uma série de armas diferentes à sua disposição. O Beta estará disponível em janeiro de 2015 apenas no Xbox One. Pelas imagens, foi possível ver que Evolve tem de tudo para ser bem divertido – e bebe das melhores fórmulas de Left 4 Dead.
Após a demonstração de Evolve, quem subiu ao palco foi Phil Harrison, que chamou Darrel Gallagher, da Crystal Dynamics, para anunciar a bomba da conferência: Rise of The Tomb Raider, sequência do sucesso que foi o reboot de Lara Croft lançado ano passado, será exclusivo do Xbox One – mas temporariamente. Gallagher falou sobre o jogo, comentou que a aventura está sendo construída em parceria com a Microsoft e que esse será o game “mais ambicioso” da série.
Phil Spencer continuou a conferência chamando ao palco Sam Lake, da Remedy Entertainment, para exibir um inédito vídeo de gameplay de Quantum Break. O herói do jogo tem o poder de manipular o tempo, e isso lhe garante uma série de vantagens durante os combates. Ele pode diminuir a velocidade dos oponentes e até mesmo parar tudo de uma vez só — incluindo os tiros disparados pelos inimigos.
A ambientação do jogo é muito bem trabalhada. O personagem interage com o cenário e os acontecimentos à sua volta de forma bastante complexa, fazendo com que o jogador se sinta dentro do jogo e consiga perceber a atmosfera, principalmente nas cenas em que o tempo é congelado. O resultado da demonstração empolgou a plateia, que respondeu com muitos aplausos.
Depois de Quantum Break, foi a vez de Fable Legends, anunciado na E3 deste ano. O game, que também é exclusivo do Xbox One, permitirá aos jogadores controlar tanto heróis quanto vilões. O Beta do título está programado para outubro deste ano.
Estúdios espalhados
A Microsoft Studios agora tem estúdios na Europa quase na mesma quantidade que na América do Norte, e a Microsoft se mostrou orgulhosa em ter como parceiro o Frontier Developments, que está trazendo uma nova franquia para o Xbox One. Trata-se de Scream Ride, um simulador de montanhas-russas previsto para chegar em 2015. O objetivo no jogo é arrancar gritos dos pobres passageiros. Quanto mais medo o jogador arrancar das pessoas, melhor. O título será exclusivo para Xbox One e Xbox 360.
Na sequênciua, Ralph Fulton é convidado a falar sobre Forza Horizon 2, que chega no dia 30 de setembro para a família Xbox. Assim como no primeiro jogo, o foco aqui é o mundo aberto e a liberdade. Tudo isso pode ser muito bem aproveitado quando jogado junto aos amigos, uma vez que o caráter do jogo de corrida é absolutamente coletivo.
O jogo também vai contar com o Drivatar para ampliar as emoções e terá centenas de veículos presentes à disposição. O multiplayer será “o melhor já visto”, afirmou Fulton. Isso porque, mesmo quando você estiver dirigindo sozinho, vai estar junto a seus amigos. A empresa também comentou sobre Forza Fuel, um app que dará recompensas aos jogadores, mas nada além disso foi revelado.
Logo depois, Thomas Mahler, diretor do jogo Ori and the Blind Forest, subiu ao palco para comentar sobre as novidades do game. O título, que sairá para Xbox e PC, tem um trabalho de arte impressionante. Ele chega no final deste ano.
Sunset Overdrive, Master Chief e mais!
Ted Price, fundador e CEO da Insomniac Games, subiu ao palco para falar mais de Sunset Overdrive, que chega no dia 28 de outubro. O vídeo mostrou uma série de pessoas se transformando em monstros após beber um energético, digamos, especial. O trailer não trouxe muitas novidades, mas a parte interessante do anúncio foi o bundle especial que chegará ao mercado por US$ 400, incluindo o jogo e o console, sem o Kinect. A novidade? O console desse kit é branco!
A apresentação continuou com Halo: The Master Chief Collection, anunciado na E3 deste ano. A coleção é um “tributo nostálgico”, segundo Bonnie Ross, da 343 Studios. Além disso, ela também falou sobre Halo: Nightfall, a série baseada no game e dirigida por Ridley Scott, e comentou que o Beta do multiplayer de Halo 5 deve chegar em breve.
Halo Channel e pré-carregamento no Xbox One
O grande anúncio do evento foi Halo Channel, uma espécie de rede social que chega junto com The Master Chief Collection. O lugar vai centralizar tudo o que existe sobre o jogo, reunir gameplays, placares, informações e tudo mais em um único lugar.
A conclusão da apresentação foi o anúncio de que, agora, o Xbox One aceita o pré-carregamento dos jogos, ou seja, você pode efetuar a compra antecipada, fazer o download e jogar quando o título estiver disponível. Phil Spencer deixou claro que esse recurso foi incluído no console porque o público pediu e mostra o comprometimento da Microsoft com os jogadores.
Categorias