Muitos games conseguem dar um belo nó em nosso cérebro por causa de suas linhas do tempo contadas de formas bem pouco convencionais. Histórias que, por exemplo, não seguem a sequência cronológica de acontecimentos são um bom exemplo.
Além de disso, muitas “pontas soltas” deixadas por alguns títulos também causam sérios problemas em nossa compreensão sobre eles. O efeito colateral dessa abordagem adotada pelas produtoras (intencional ou não) é a quantidade de dúvidas que surgem para todos os mistérios levantados.
A franquia Metal Gear é uma que passa por essa situação e muitos jogadores acabam levantando uma série de teorias que tentam explicar todos os seus mistérios. Porém, não é só a linha do tempo que causa confusão. As frases dos personagens, imagens rapidamente passadas e pequenos detalhes também são “materiais” para as mais loucas suposições por parte dos fãs.
Nesta matéria, reunimos as teorias mais malucas, mas que podem até ser verdade sobre tudo o que envolve o universo da série Metal Gear Solid, mas bastante focalizadas na trama dos títulos mais recentes: Metal Gear Solid V: Ground Zeroes e The Phantom Pain. É bom ir preparando o cérebro, pois uma mente não muito aberta a esse tipo de informação pode surtar com o que será abordado aqui.
1. Chico é Quiet?
Provavelmente a suposição mais maluca de todas seja a de que Chico, aquela criança soldado de Peace Walker e um dos personagens que devemos resgatar em Ground Zeroes, seja, na verdade, a sniper muda, Quiet, dos novos títulos da série. Ela já apareceu em vários trailers e, para quem acompanha todas as notícias sobre a franquia, é difícil não se lembrar dela (um refresco para os desmemoriados).
A suposição é de que Chico tenha ficado tão traumatizado com os eventos de Ground Zeroes que acabou perdendo a capacidade de falar. Uma série de comparações entre os atributos físicos dos personagens e o calculo da idade entre as aparições de ambos também foram levantados e até contribuem um pouco para essa teoria.
Porém, o principal argumento contra essa ideia maluca é a respeito do sexo dos personagens: como Chico teria mudado de gênero para se tornar Quiet? Parece muito pouco provável que isso tenha acontecido e talvez não tenhamos que esperar muito tempo para que essa teoria desperte a atenção de Hideo Kojima e ele se manifeste desmentindo ou confirmando a suposição.
2. Big Boss não é o Big Boss
Uma teoria que tem ganhado força é de que o Big Boss que estamos vendo nos trailers na verdade não é o Big Boss que conhecemos como aquele Naked Snake de Metal Gear Solid 3 e do Peace Walker. Um argumento que sustenta a especulação é a troca de dublador do personagem, já que o até então insubstituível David Hayter seria trocado por Kiefer Sutherland (bastante conhecido pela série 24 Horas).
Portanto, o fato de o protagonista (supostamente o Big Boss) não estar sendo dublado por Hayter, indica que ele, na verdade, não é o Big Boss e que o verdadeiro seria dublado, em algum momento, pelo mesmo ator que tem feito isso até agora. Mas então quem seria o personagem que estamos controlando? As próximas especulações tentaram explicar um pouco esse mistério.
3. Gray Fox é um personagem jogável
Gray Fox, formalmente conhecido com Frank Jaeger e bastante lembrando como o Cyborg Ninja de Metal Gear Solid do PS One, é dito ser um personagem jogável em Metal Gear Solid V. Na verdade, a teoria diz que é ele quem os jogadores realmente controlam e não Big Boss como o game faz pensar.
Estando se recuperando dos acontecimentos finais de Ground Zeroes que acabaram o deixando em coma, Big Boss é substituído por Gray Fox que atua como uma espécie de dublê do protagonista. Na cena do trailer em que Snake se encontra no hospital, também é levantado a hipótese de que Frank Jeager é referenciado por Miller durante a parte em que pergunta: “What about him?”.
Hideo Kojima já se pronunciou sobre essa questão e disse que, na verdade, a visão em primeira pessoa é vista de um personagem protagonizado por ele mesmo, por mais estranho que isso possa parecer. Ou seja, Kojima alega que ele próprio participa dos eventos de Metal Gear Solid V. O melhor mesmo seria que essa visão fosse do Gray Fox.
4. Quem é o tal de Ishmael?
Aquele personagem denominado Ishmael que apareceu em alguns trailers com a cara toda enfaixada gerou muitas dúvidas. Afinal, quem é ele? Algumas teorias apontam que ele é o Gray Fox e o personagem até apareceu sendo dublado por Kiefer Sutherland, mas a suposição que têm ganhado mais força é a que indica que ele, na verdade, nem existe.
O Ishmael seria uma projeção de Big Boss, o que explicaria o fato de eles serem dublados pela mesma pessoa (Sutherland) e ele apenas aparecer nas cenas do hospital. O fato de seu rosto estar coberto pela faixa também sugere que sua identidade não precisa (ou deveria) ser revelada.
5. Solid Snake estaria presente em Phanton Pain
Esta teoria é pouco provável, principalmente por causa do momento na cronologia em que Metal Gear Solid se passa. Em 1984, Solid Snake teria apenas 12 anos e provavelmente não faria uma aparição com essa idade.
Porém, esse é o encaixe que muitos estão enxergando para a dublagem de David Hayter e a conexão entre muitos títulos da série. Especula-se que o jogo possa mostrar, bem no finalzinho, um momento no futuro no qual Solid Snake, como um jovem adulto, é interpretado por Hayter e esteja entrando na Foxhound da qual Big Boss agora é líder. Difícil, mas não impossível, não é mesmo?
6. Eli é o Liquid Snake
Se a primeira teoria parece ser praticamente impossível, esta é quase um fato. Se há a mínima possibilidade de que Solid Snake possa estar presente neste novo game de Hideo Kojima, é natural pensar que Liquid Snake também esteja.
Aquele jovem chamado Eli e que aparece nos trailer de Metal Gear Solid V, na verdade, é Liquid Snake na sua juventude. E quais são os fatos que compravam isso? Além da aparência, com seu cabelo loiro, camisa aberta e cara de malvado que remete ao personagem apresentado no primeiro título da série, as palavras que o descrevem parecem entregar o fato.
“Um jovem que amaldiçoa o seu próprio destino” é a frase perfeita para Liquid Snake que sempre achou ser o clone com os genes recessivos de Big Boss e condenado a ser um fracasso desde o nascimento.
Outro argumento fortíssimo para isso tem bases bíblicas: os nomes verdadeiros de Solid e Liquid Snake são referências diretas a personagens irmãos que aparecem no livro histórico. Além disso, oito é o número de embriões formados no projeto para criar um clone de Big Boss (do qual Liquid e Solid são frutos), mesmo número de irmãos presente na passagem bíblica.
--
Lembrando que estas são apenas especulações e teorias baseadas nos trailers e informações divulgadas a respeito do aguardado jogo da série Metal Gear Solid. E ainda há muitas outras suposições que poderiam ser apontadas, como o fato de o personagem com máscara presente nos trailers ser o Psycho Mantis, a presença da Sniper Wolf mais nova em Phanton Pain (que mencionou ter sido salva por Big Boss quando criança) e o fato de toda a trama go game ter sido apenas um sonho de Big Boss enquanto ele estava em coma.
Bom, nós tentamos avisar que isso seria pesado. Portanto, se você continuou até aqui e ainda não fritou o cérebro, parabéns. Compartilhe conosco a sua opinião: o que você acha das teorias apontadas nesta matéria? Acha possível que alguma delas seja verdade? E por acaso você tem mais alguma especulação que possa se tornar realidade nos games? Deixe sua opinião nos comentários!
Fontes