Tudo o que você precisa saber para importar jogos japoneses

4 min de leitura
Imagem de: Tudo o que você precisa saber para importar jogos japoneses

Não é novidade para nenhum gamer que a quantidade de jogos lançados exclusivamente no Japão é simplesmente absurda. Logo, é bem provável que muitos tenham interesse em ter em mãos um bom número deles.

Infelizmente, essa acaba não sendo uma tarefa exatamente fácil. Normalmente, a única opção para adquirir um título desses é importá-lo – o que, por padrão, já é garantia de muita dor de cabeça. Mas, como estamos falando de games, a situação é ainda mais complicada, pois é preciso levar em consideração uma série de outros fatores.

Assim, o BJ preparou um tutorial explicando tudo o que você deve levar em consideração ao fazer uma compra de um game do Japão e trazê-lo para terras brasileiras. Bem, vamos lá.

1º passo: adianta ter um game japonês?

Essa é, certamente, a mais importante e óbvia das questões a serem abordadas aqui. O fato é que, por vezes, muitas pessoas acabam tão interessadas em comprar aquele game que provavelmente nunca vai sair do oriente que acabam por esquecer que o jogo terá, naturalmente, uma série de barreiras para a experiência.

A primeira e mais óbvia delas, é claro, é a linguagem: muitos dos jogos exclusivos do Japão possuem um foco tremendo em sua história, o que quer dizer que há muitos textos e falas aparecendo a todo o tempo na tela. E, em praticamente todos os casos, o game só está disponível em japonês.

Com isso, não adianta simplesmente comprar um game e ter todo o trabalho de importá-lo se você não vai entender o que está acontecendo na trama – principalmente quando estamos falando de RPGs ou das visual novels exclusivas do país. A não ser que você não esteja minimamente interessado por essa parte da experiência, é claro.

Vamos frisar o “praticamente” dito alguns parágrafos atrás, no entanto. Para a nossa sorte, certos jogos de empresas internacionalmente famosas, como a Capcom e a Platinum, possuem algum nível de suporte à linguagem em inglês, embora isso não se aplique a todos os títulos disponibilizados por eles.

Para saber se o game que você deseja comprar suporta isso, uma solução pode ser buscar em fóruns, como o Gaijin Gamers, que possui uma lista detalhada de títulos suportados para PS Vita, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One. Se não encontrar nada e não souber ler japonês, simplesmente não arrisque.

2º passo: para qual console comprar?

Definido se vale a pena investir na compra do jogo, chega outra questão temida por muitos gamers: a odiada trava de região. Infelizmente, alguns consoles e títulos ainda utilizam essa ferramenta, o que acaba por impedir por completo aqueles que não tiverem um aparelho da região correta.

Assim, dividimos os consoles de acordo com as três principais empresas do mercado, de maneira a mostrar quais as vantagens e desvantagens de fazer a compra em cada plataforma. Vale notar que estamos levando em consideração apenas as três gerações mais recentes das companhias, visto que, antes disso, praticamente todos os consoles possuíam trava.

Sony

De longe, os consoles da Sony são os melhores para a compra de jogos importados. Embora a trava exista no PS2, apenas dois jogos na história do PS3 vieram com essa limitação; já no PS4, não há nenhum game com trava de região.

Microsoft

Comprar um jogo para as plataformas da Microsoft pode tanto ser extremamente fácil quanto absurdamente complicado de acordo com a plataforma. No Xbox One, não há qualquer trava, com exceção da versão para o território chinês; já no Xbox original, todos os jogos são bloqueados. E, no caso do 360, varia completamente de região para região, de game para game... Chega ao ponto de haver listas de compatibilidade só para isso.

Nintendo

Para quem está pensando em importar um game para as plataformas da Nintendo, é melhor esquecer. Todos os consoles já lançados pela Big N vêm com trava de região, então você teria que investir na compra de um aparelho japonês para poder jogar os títulos.

No caso dos portáteis da empresa, por outro lado, você pode comprar games livremente, já que estes não possuem travas. Isso a não ser que estejamos falando do 3DS: este é o primeiro dispositivo móvel da Nintendo a vir com a temida limitação.

Resumindo...

Já para aqueles em busca de um resumo rápido com relação às travas de região, trazemos a lista abaixo:

  • PS2: possui trava;
  • PS3: não possui trava (com apenas duas exceções);
  • PS4: não possui trava;
  • PS Vita: não possui trava;
  • Gamecube: possui trava;
  • Wii: possui trava;
  • Wii U: possui trava;
  • GBA: não possui trava;
  • DS: não possui trava;
  • 3DS: possui trava;
  • Xbox: possui trava;
  • Xbox 360: depende;
  • Xbox One: não possui trava;
  • Outros consoles mais antigos: possuem trava.

Uma estante cheia de jogos que você provavelmente nunca jogou - e nunca vai poder jogar por aqui

3º passo: às compras!

Se todos os pontos trazidos acima não são um problema para você, então tudo o que resta a fazer é acessar uma loja especializada em produtos do gênero e que faça a importação desses games para o Brasil. E isso, acredite, não nos deixa com um número exatamente grande de opções.

Uma das mais famosas e conceituadas lojas para esse caso é a Play-Asia: esta apresenta um catálogo gigantesco não apenas de games, como de consoles e edições especiais de todos os tipos. O mesmo vale para sites como o YesAsia.com, que ainda possui entrega internacional completamente grátis, ou o AmiAmi, que, embora utilize um envio pago, possui também bonecos e outros apetrechos relacionados a jogos.

Feita a compra, aqui vai um aviso extremamente importante: tenha muita, mas muita paciência se comprar um game por essas lojas. Por padrão, elas demoram ao menos um mês para entregarem a encomenda – não se surpreenda, no entanto, de seu pedido levar muito mais tempo para ser entregue.

Por fim, esteja preparado para a possibilidade de ter sua compra taxada. E, se isso acontecer, saiba que provavelmente vai ter que pagar bem caro, de acordo com o número de itens comprados de uma só vez.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.