Embora a LEGO seja comumente associada aos seus brinquedos coloridos baseados em bloquinhos, a companhia é sem dúvida nenhuma uma das que mais investe no mundo dos videogames.
O seu último lançamento, o LEGO Ninjago: Shadow of the Ronin, apresenta uma história completamente nova que se encaixa entre a quarta e quinta temporada da série para TV Ninjago. O título está disponível para PlayStation Vita, Nintendo 3DS e iOS.
Na versão para o sistema da Apple que nós avaliamos, o controle segue um esquema bastante comum em jogos de ação e Hack and Slash. Os personagens podem ser facilmente controlados com a ajuda de um D-pad analógico que aparece em qualquer parte do canto inferior esquerdo do display. Os botões de ação para os ataques e habilidades, por sua vez, se encontram no lado direito.
Uma característica bastante atrativa é que vários heróis andam juntos durante a empreitada, e você pode alternar rapidamente entre eles para resolver puzzles ou simplesmente escolher o boneco que você mais gosta. Cada ninja possui armas e skills diferenciadas, mas isso não necessariamente faz com que a jogabilidade seja alterada.
Pancadaria casual
Os cenários totalmente tridimensionais nem sempre são bem explorados com a câmera em ângulo isométrico, já que geralmente apenas um lado dos mapas está visível. Apesar disso, LEGO Ninjago: Shadow of the Ronin não se resume a andar e atacar, e os desenvolvedores criaram várias cenas dinâmicas em que você pode ter que fugir de uma nave ou então realizar outras ações agitadas de forma inadvertida.
A jogabilidade é agradável e, mesmo com um apelo casual, o título consegue prender com facilidade a atenção do gamer. As cutscenes são divertidas, os personagens são carismáticos e tudo está legendado em português, o que significa que o título é acessível a jogadores de todas as idades.
Performance
O maior ponto negativo encontrado durante nosso teste foi a performance fraca. Utilizando um velho iPad 3 (processador A5X), travamentos foram constantes e o framerate instável afetou bastante a jogabilidade. Quem não possui um iGadget com processador A6 ou superior certamente pode se sentir frustrado, já que, embora o título seja compatível com o processador A5 (iPod Touch 5G, iPhone 4S, iPad Mini 1 e iPad 2), a experiência deixa bastante a desejar.
No quesito gráfico, LEGO Ninjago: Shadow of the Ronin segue o padrão cartoon da maioria dos títulos da companhia, com visuais coloridos, texturas lisas e personagens expressivos. Há bons efeitos de partículas e sombras, mas a qualidade mediada no geral revela que os desenvolvedores focaram em manter o título enxuto e acessível.
A respeito do som, o game certamente não vai desapontar quem curte jogar de fones de ouvido. Os efeitos são variados e de ótima qualidade, cada personagem tem suas próprias falas e diálogos divertidos ocorrem o tempo todo fora e dentro das cutscenes.
Vale a pena?
Por apenas US$ 4,99 (R$ 19) na sua versão para iOS, é difícil não recomendar LEGO Ninjago: Shadow of the Ronin para os fãs da marca. O título traz uma aventura extensa e cheia de surpresas, jogabilidade agitada, puzzles e muitos diálogos e cenas engraçadas que, além de quebrarem um pouco o ritmo, também têm boas chances de arrancar algumas risadas dos jogadores.
A única ressalva na hora de adquirir o app diz respeito ao hardware do seu iGadget. Quem tem um dispositivo mais antigo com chip A5 poderá jogar, mas a performance não será das melhores e os travamentos prejudicarão a experiência nos combates mais agitados.
Este jogo foi cedido pela WB Games para a realização desta análise.
Fontes
Categorias