O Xbox One X completou, nesta quarta-feira (7), um ano de vida. Lançado no dia 7 de novembro de 2017, o console assopra sua primeira velinha sob a proposta de oferecer resolução em 4K e performance melhorada a títulos seletos. No Brasil, o console chegou em dezembro.
São mais de 100 jogos aprimorados para o sistema, de acordo com o site oficial do Xbox, incluindo nomes do Xbox 360, jogáveis na atual plataforma graças à retrocompatibilidade. O primeiro Xbox também entrou na brincadeira. Games como Red Dead Redemption, Gears of War 2 e 3, Halo 3, The Elder Scrolls 4: Oblivion e Sonic Generations são alguns dos destaques que foram turbinados no aparelho.
#Xbox One X turns 1 today, and it’s still the world’s most powerful console ?? pic.twitter.com/d4VblnglK9
— Xbox (@Xbox) 7 de novembro de 2018
Benefícios na retrocompatibilidade
No caso dos jogos retrocompatíveis, que têm um código mais difícil de ser trabalhado em função do cruzamento de gerações, a Microsoft se propôs a trazer os seguintes benefícios aos donos de Xbox One X:
- Anisotropic filtering de 16x, que, basicamente, é um método de corrigir texturas em superfícies que sejam oblíquas em relação ao ângulo da câmera – em outras palavras, é uma técnica que visa minimizar serrilhados;
- Taxa de quadros por segundo estável;
- Resolução dinâmica que pode alcançar o 4K nativo em seu pico;
- V-sync, que busca executar os jogos com a mesma taxa de atualização de imagem (ou responsividade) do monitor/TV.
Próximos anos: projeção de crescimento
Com a consolidação de serviços, a aquisição de novos estúdios e, com isso, a iminente chegada de mais first-parties, além do hardware parrudo, a Microsoft projeta um desfecho de geração promissor para o Xbox One X – que deve dar a sobrevida necessária à geração na reta final.
Os jogos para o console, especialmente os exclusivos, já são desenvolvidos com o X em mente, do zero, com um patch que "nasce" com eles – caso de Forza Horizon 4, Shadow of the Tomb Raider e The Crew 2, só citar alguns.
Enquanto isso, outros projetos estão em andamento: o aumento de títulos retrocompatíveis, a ampliação do Xbox Game Pass, a aliança com diversos parceiros-chave – a exemplo de Ubisoft e Bethesda, atualmente – e a proximidade com o Japão são alguns dos alicerces da Microsoft neste momento.
Só o tempo dirá de que maneira o futuro pode se desenhar. O que você acha? Como avalia o desempenho do Xbox One X no mercado, tal como ele está? Deixe sua opinião aqui embaixo, na seção destinada aos comentários.
Categorias