Nintendo processa supermercado pelo nome 'Super Mario' — e perde
Um supermercado da Costa Rica acabou se envolvendo em um processo judicial contra a Nintendo por conta do nome "Super Mario", e acabou ganhando; Entenda a história!

A Nintendo já é bastante conhecida por proteger suas propriedades com unhas e dentes, principalmente no que diz respeito à pirataria do Switch. Recentemente, a gigante japonesa perdeu uma batalha judicial contra um supermercado da Costa Rica, processado pela empresa no ano passado apenas por ter o nome de “Super Mario”.
- Leia também: Nintendo Switch: Confira os 10 melhores jogos com multiplayer local para aproveitar até o Switch 2
O estabelecimento está localizado em San Ramón e supostamente recebeu esse nome porque é um "super" mercado administrado por Don José Mario Alfaro González — ou apenas Mario para os locais. Apesar de operar sob o nome “Super Mario” há décadas, a Nintendo se interessou pelo comércio recentemente quando o filho do proprietário tentou renovar a marca registrada da loja.

Em publicação na página oficial do supermercado no Facebook, o filho do proprietário, Carlos "Charlito" Alfaro, diz que registrou a loja Super Mario como uma marca logo após se formar na universidade em 2013. No entanto, quando foi renovar o registro no ano passado, a Nintendo acabou se envolvendo.
"Agradeço imensamente ao meu assessor jurídico e contador José Edgardo Jimenez Blanco, que cuidou do registro e da subsequente luta pelo direito à marca", escreveu Charlito. “Por um momento pensamos em jogar a toalha, como iríamos vencer a luta contra um monstro comercial desses?”.
Nintendo tem registros para o nome Super Mario em várias frentes, menos para supermercados
Embora a Nintendo tenha registrado o uso do nome "Super Mario" em todo o mundo em diversas categorias, incluindo videogames, roupas e brinquedos, parece que a gigante japonesa não declarou nada especificamente no que diz respeito a nomes de supermercados.
Segundo Charlito, essa especificação nos documentos da Nintendo foi o fator-chave na decisão da autoridade de marcas registradas da Costa Rica, o Registro Nacional, de ficar ao lado do supermercado.
"Bem, por isso Edgardo e eu nos mantivemos firmes e há alguns dias recebemos a boa notícia: SÚPER MARIO veio para ficar”, celebrou o “Mario Júnior” nas redes sociais.

Além do nome Super Mario, o logotipo do supermercado não faz nenhum tipo de referência à Nintendo. É um design simples amarelo e azul escuro com a frase: “Super Mario — Su lugar de confianza”, que se traduz em "Super Mario — seu lugar de confiança".
Certamente, para comemorar a batalha judicial vencida contra uma empresa gigantesca como a Nintendo, Charlito postou um vídeo mostrando seu pai ao fundo. "Aquele homem que você vê ali é Don Mario, ele é meu pai, está aqui há 52 anos e é o Super Mario”, celebrou o comerciante.
Vencer uma batalha judicial contra a Nintendo é para poucos, não é mesmo? Que grande conquista para Charlito e Don Mario!
Veja também
Fontes
Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.