Depois de um período de desenvolvimento que levou cerca de 15 anos, Universal Conquest finalmente foi lançado na Steam em junho do ano passado. No entanto, o game feito "em consultoria com abduzidos por ETs" acabou sendo retirado às pressas da plataforma da Valve pelo seu desenvolvedor por supostas ameaças.
- Leia também: PlayStation libera três meses grátis de Apple TV+ antes da estreia de Ruptura! Veja como resgatar
Se você não conhece, Universal Conquest é um game gigantesco de estratégia ambientado em um futuro espacial onde você "esculpe seu próprio império no cosmos". Confira o trailer:
Alguns dos destaques do projeto incluíam combate terrestre, aéreo, marítimo e espacial, mais de 5.000 unidades diferentes e personalização de espécies. No entanto, o grande destaque aqui é que o jogo foi supostamente desenvolvido com ajuda de pessoas que já tiveram contato com os extraterrestres.
Atualmente, ele está disponível apenas para quem já o adquiriu na Steam; e já não é mais possível comprá-lo.
Universal Conquest foi retirado da Steam por "revelar demais"
Em comunicado na Steam, o desenvolvedor solo Reptilian Games informou que foi "forçado" a retirar Universal Conquest da Steam e que "não poderia" responder muitas perguntas no momento.
O desenvolvedor alega que recebeu "uma ameaça real e válida" e que já teria relatado a situação às autoridades. "Sentimos que era sensato não permitir que o produto fosse mais vendido para a proteção física de nossos usuários, equipe e relações", explicou.
Além disso, o desenvolvedor diz que não tem dinheiro "para lutar contra algo tão grande no tribunal", e que provavelmente "não poderia lutar contra isso no tribunal de qualquer maneira".
"Algumas das informações com as quais fizemos o jogo não deveriam ser compartilhadas com o público [...] Eu direi que foi por razões inteiramente boas que essas informações não estavam sendo compartilhadas, e que o cenário de "divulgação" tem um final feliz. Lamentavelmente, o jogo não teve".
Desenvolvedor de Universal Conquest teria recebido suposta ameaça de bomba
Insatisfeito com a situação após a retirada de Universal Conquest da Steam, um jogador acessou a página de análises do jogo para relatar sua experiência — e não poupou críticas.
"Este jogo é uma farsa, a grande maioria das alegações do desenvolvedor são falsas, e fui banido das discussões por questioná-lo", disse Wyxian. "Ele alega ter recebido uma ameaça de bomba e "uma oferta que não pode recusar", mas não pode comprovar nenhuma dessas alegações e está sendo extremamente vago sobre elas, o que o faz parecer um mentiroso".
Wyxian continua sua crítica, alegando que o Universal Conquest "não é feito com nenhuma informação real de alienígenas reais" e que o desenvolvedor é ridicularizado na internet "por se autodenominar alienígena em fóruns aleatórios".
O desenvolvedor respondeu às acusações, afirmando que "nós recebemos uma ameaça de bomba", antes de acusar Wyxian de "falar besteira".
Que situação no mínimo controversa, não? Será que é tudo verdade? Comente sua opinião nas redes sociais do Voxel!