Quase três anos após o seu lançamento, o Steam Deck pode ser considerado um sucesso pelos amantes de portáteis, já que ajudou a consolidar o mercado de "PC de mão" que vem se tornando cada vez mais popular nos últimos anos. A boa notícia aqui, no entanto, é que o sistema SteamOS poderá ser instalado em outros aparelhos do seguimento ainda em 2025.
A informação foi confirmada ao The Verge por Pierre-Loup Griffais, um dos principais designers do Steam Deck e do próprio sistema operacional do console. Segundo o executivo, uma versão beta para outros portáteis "está programada para ser lançada depois de março".
Valve confirmou no ano passado que lançaria o SteamOS para portáteis concorrentes
Apesar da ótima notícia para quem possui um "PC de mão" como portátil, Griffais não confirmou nesta ocasião quais consoles poderão usar o SteamOS — embora existam alguns candidatos óbvios nessa empreitada. Em agosto do ano passado, a Valve confirmou que seu sistema também seria suportado no ROG Ally da Asus, o principal concorrente do Steam Deck.
"A nota sobre as chaves ROG Ally está relacionada ao suporte de dispositivos de terceiros para SteamOS. A equipe continua trabalhando para adicionar suporte para dispositivos portáteis adicionais no SteamOS", disse a empresa ao The Verge na época.
No entanto, não espere que o SteamOS rode em outros dispositivos tão cedo, pois Griffais explicou que a equipe está "fazendo progresso constante", mas o sistema operacional "ainda não está pronto para rodar fora do Steam Deck".
Atualmente, a Valve não tem parceria com nenhuma outra empresa além da Lenovo para fazer essa colaboração — segundo o The Verge, a empresa não está trabalhando com a GPD no suporte oficial ao SteamOS, apesar das alegações da fabricante.
Em publicação no blog oficial, a Valve também não promete que qualquer dispositivo portátil com Windows execute o SteamOS perfeitamente. A empresa apenas confirma que uma versão beta será lançada antes do Legion Go S da Lenovo, que "deve melhorar a experiência em outros dispositivos" e que os usuários "podem baixar e testar isso eles mesmos".
Por que a compatibilidade do SteamOS em outros aparelhos do seguimento é tão importante?
Mas por que o SteamOS em outras plataformas é tão importante assim? Bom, o sistema operacional da Valve é especialmente otimizado para oferecer uma experiência semelhante a de um console no que diz respeito à reprodução de jogos.
Ao contrário do Windows, o SteamOS inicializa diretamente na sua biblioteca de jogos da Steam — o que significa que iniciar um título é tão simples quanto ligar o próprio console. Ele também vem integrado com um painel prático de configurações rápidas que permite ajustes precisos sem muitas complicações.
O que achou da ideia de usar o SteamOS em outros consoles portáteis parecidos com o Steam Deck? Comente sua opinião nas redes sociais do Voxel!
Categorias