9 ótimos jogos de PC que possuem benchmark integrado

6 min de leitura
Imagem de: 9 ótimos jogos de PC que possuem benchmark integrado

Após comprar um computador, os gamers não somente querem jogar seus jogos em qualidade máxima, como também querem saber todos os detalhes técnicos da performance. Se você é aquela pessoa que joga contando FPS, selecionamos uma lista com os melhores games com benchmarks integrados para testar seu PC.

Os benchmarks são processos onde um jogo ou aplicativo é avaliado tecnicamente. Diversos jogos possuem essa ferramenta embutida no menu de configurações gráficas para medir o desempenho do computador ao rodar o game e recomendar um conjunto de configurações que casem bem com o sistema.

Horizon Zero Dawn Remastered

Considerado um dos melhores jogos do PS4, Horizon Zero Dawn ganhou uma versão remasterizada também para PCs, trazendo seu mundo aberto distópico cheio de dinossauros robóticos. Desde seu lançamento, o título se destaca por pelos gráficos avançados e uma boa modelagem de personagens.

Horizon Zero Dawn Remastered traz mudanças como uma refinada no design da protagonista Aloy (Imagem: Steam/Divulgação(
Horizon Zero Dawn Remastered traz mudanças como uma refinada no design da protagonista Aloy (Imagem: Steam/Divulgação)

O benchmark não é dos mais complexos, e dá uma volta completa em um castelo habitado por humanos. Esse teste pega a perspectiva macroscópica do lugar e tenta captar nuances em seu interior, como a movimentação dos NPCs, bem pesada para processadores. O resultado mostra dois pequenos gráficos sobre uso de CPU e GPU, além das médias de FPS.

Black Myth: Wukong

Um dos jogos mais elogiados de 2024, Black Myth: Wukong faz bonito quando são gráficos de ponta e uma ambientação bem caprichada pelo estúdio Game Science. O título sabe bem mesclar texturas em alta definição e uma boa densidade de partículas e efeitos.

Black Myth: Wukong é um game que não tem pena do jogador e nem do PC dele (Imagem: Game Science/Reprodução(
Black Myth: Wukong é um game que não tem pena do jogador e nem do PC dele (Imagem: Game Science/Reprodução)

O modo de benchmark desse jogo pode ser ativado pelo menu de configurações ou baixado separadamente na Steam de forma gratuita. A ferramenta passa por cenários característicos do game, com foco na água, texturas aproximadas e vegetação realista, além de iluminação com muitas sombras para a placa de vídeo processar. O jogo mostra um gráfico simples de performance e as médias de FPS ao concluir o teste.

Red Dead Redemption 2

Considerado um dos mais belos games já feitos, Red Dead Redemption 2 chegou aos PCs em 2019 e mostrou que seria um desafio longevo para qualquer placa de vídeo e processador. As texturas em alto nível, o grau avançado de vegetação e toda a física complexa daquele mundo são realmente uma prova para diversas máquinas.

Com o avanço tecnológico, Red Dead Redemption 2 está mais leve, mas ainda é um título bem pesado (Imagem: Rockstar/Divulgação)
Com o avanço tecnológico, Red Dead Redemption 2 está mais leve, mas ainda é um título bem pesado (Imagem: Rockstar/Divulgação)

A ferramenta de benchmark integrada do game realiza uma ronda extensiva em diversos cenários do velho-oeste, incluindo regiões desérticas, com neve e as grandes cidades, conhecidas por serem muito pesadas. Esse teste também mescla as paisagens com pedaços de gameplay onde Arthur Morgan simula situações que o jogador faria, como confrontar a polícia, andar de carroça e assaltar uma loja.

Avatar: Frontiers of Pandora

Avatar: Frontiers of Pandora leva os jogadores para o planeta dos Na"vi e não economiza quando o assunto são gráficos incríveis. O time da Ubisoft conseguiu criar um dos mais belos games dos últimos anos, apesar da recepção do projeto não ter sido a melhor de todas.

Avatar: Frontiers of Pandora foca no detalhamento minucioso da grama, arbustos, pedras, etc (Imagem: Ubisoft/Reprodução)
Avatar: Frontiers of Pandora foca no detalhamento minucioso da grama, arbustos, pedras, etc (Imagem: Ubisoft/Reprodução)

O teste não demora muito, mas mostra diversos cenários do planeta, incluindo grandes espaços abertos, regiões com florestas bem densas e corpos de água realistas, além de algumas cenas de combate. É um benchmark que vale a pena para testar sua máquina, uma vez que ele também gera gráficos detalhando o comportamento dos componentes.

Cyberpunk 2077

Não há como falar de benchmarks para PC sem citar Cyberpunk 2077. O popular game da CD Projekt Red se tornou referência na testagem de computadores por conta de seus gráficos avançados, um amplo mundo aberto e, principalmente, os pesados efeitos de Ray Tracing na cidade fictícia de Night City.

Nada melhor do que testar seu PC com a companhia de Jonnhy Silverhand dublado por Keanu Reeves (Imagem: CD Projekt Red/Reprodução)
Nada melhor do que testar seu PC com a companhia de Johnny Silverhand dublado por Keanu Reeves (Imagem: CD Projekt Red/Reprodução)

Esse é um benchmark levemente mais simples e rápido, que começa em um bar cheio de luzes brilhantes, e passa para áreas externas e movimentadas da cidade. Os testes são bons e dão as estatísticas de FPS mínimo, médio e máximo, mas não é um dos benchmarks mais parrudos que você encontrará.

Forza Horizon 5

Quando o assunto é fotorrealismo e gráficos exuberantes, é difícil não colocar a franquia Forza Horizon na equação. Ambientado no México, Forza Horizon 5 mescla texturas impressionantes com uma vegetação de tirar o fôlego, e tudo fica melhor quando esse game é jogado com altas taxas de quadros.

Bem frenético, Forza Horizon 5 merece ser aproveitado com muitos frames na tela (Imagem: Microsoft/Studios)
Bem frenético, Forza Horizon 5 merece ser aproveitado com muitos frames na tela (Imagem: Microsoft/Studios)

FH5 possui um benchmark integrado, que simula uma corrida de duas voltas e é bem indicado para quem quer testar placas de vídeo, já que a ferramenta consegue manter taxas de quadro bem altas. Ao fim do processo, o game mostra um gráfico bem detalhado com informações da quantidade de quadros renderizados por cada componente, número de engasgos, latência, etc. Vale a pena testar.

Far Cry 6

A sexta entrada na icônica série de Far Cry leva os jogadores para uma fictícia ilha que lembra muito Cuba e tem o ator Giancarlo Esposito como grande vilão. Com gráficos bonitos e um mundo aberto vasto cheio de atividades, o game é uma boa opção para realizar testes, principalmente em placas de vídeo Radeon, já que a Ubisoft e AMD firmaram uma parceria no desenvolvimento do título.

Munda aberto c
Munda aberto caótico de Far Cry 6 é uma das melhores diversões do game (Imagem: Ubisoft/Reprodução)

O modo de benchmark é simples e curto, mostrando parte da floresta do game, alguns confrontos, e explosões em menor escala. Não é o teste mais completo da atualidade, mas no fim do processo a aplicação mostra um gráfico com a oscilação de FPS e salva as informações em uma pasta no seu computador.

Shadow of the Tomb Raider

Shadow of the Tomb Raider é a terceira aventura de Lara Croft e por mais que não tenha sido tão bem recebido assim pelo público, o game tem seu valor para os PCs gamer. Com gráficos em um nível de mediano para alto, o jogo tem um nível de detalhamento acentuado e conta com uma opção de testes muito usada por benchmarkers profissionais.

Shadow of the Tomb Raiders tem efeitos funcionais, como o de lama para se camuflar no ambiente (Imagem: Crystal Dynamics/Reprodução)
Shadow of the Tomb Raiders tem efeitos funcionais, como o de lama para se camuflar no ambiente (Imagem: Crystal Dynamics/Reprodução)

A ferramenta de benchmark do título faz um passeio por diversos cenários, como selvas, assentamentos humanos, cidades históricas, etc. O chamariz dos testes está na iluminação e vegetação, além de mostrar detalhes da modelagem da personagem principal, como os cabelos. No fim, uma tela mostra gráficos com extensas informações sobre o processo, como a qualidade na renderização dos frames.

Age of Mythology: Retold

Os fãs de RTS não vão se decepcionar com Age of Mythology: Retold, um game de visão isométrica que conta a história por meio de batalhas épicas e gráficos bem convincentes.

Age of Mythology: Retold não é um game pesado, mas vale a pena testar se você gosta desse estilo (Imagem: Microsoft/Divulgação)
Age of Mythology: Retold não é um game pesado, mas vale a pena testar se você gosta desse estilo (Imagem: Microsoft/Divulgação)

Inclusive, esse jogo possui benchmark integrado e é uma ótima oportunidade para testar processador, uma vez que games desse tipo possuem muita física e informações para a CPU calcular.

E aí, conseguiu rodar todos eles? Nos conte nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.