Indiana Jones e o Grande Círculo é um dos jogos mais esperados para essa reta final do ano. O jogo, que será lançado para Xbox Series S/X e PC, com lançamento para o PS5 somente no ano que vem, promete gráficos de tirar o chapéu, e uma visão em primeira pessoa que amplia o realismo do título.
E por incrível que pareça, muita gente não sabe, mas o personagem possui um currículo longe de adaptações para os games. Elas variam desde jogos da era 8 bits, até versões LEGO de seus maiores filmes. E para relembrar boa parte deles, hoje o Voxel traz uma lista com os melhores jogos de Indiana Jones, segundo o ranking do Metacritic. Confira os títulos!
10. Indiana Jones: Staff Of Kings - Nota: 50
- Nintendo DS
Staff Of Kings é de longe o capítulo mais fracassado de Indiana Jones. Nele, os jogadores precisam embarcar em uma aventura em busca do Cajado de Moisés. Ele também ganhou versões para os "consoles de mesa", mas foi no portátil a maior decepção.
Os motivos são vários, desde um gráfico muito ruim para o padrão dos games para o Nintendo DS, até uma jogabilidade totalmente falha, principalmente na hora de executar os recursos primordiais do game, como pular e usar o chicote. Um grande exemplo de potencial desperdiçado com o personagem.
9. Indiana Jones: Staff Of Kings - Nota: 55
- Nintendo Wii e PlayStation 2
Nem mesmo a versão para consoles escapou do fiasco do terceiro capítulo de jogos independente de Indiana Jones, ou seja, que possuem uma história independente sem relação com os longas.
Nesta versão, a principal crítica também é em relação aos gráficos que, mesmo em reta final de geração 128 bits, ainda eram considerados muito ruins. E falando em geração, outra crítica era o fato do jogo não ter sido lançado para os consoles atuais da época, que eram o Xbox 360 e PS3.
8. Indiana Jones: Staff Of Kings - Nota: 55
- PSP
Olha ele mais uma vez. Nem a versão para PSP escapou do fiasco que foi Indiana Jones: Staff Of Kings. Para piorar, diferente do game para Nintendo DS, que possui uma outra pegada, o jogo que chegou ao portátil da Sony era uma adaptação do que foi lançado originalmente para os "consoles de mesa".
Com isso, o game que já era muito criticado por apresentar gráficos bem abaixo do padrão, conseguiu ficar ainda pior. A tragédia é ampliada por apresentar uma jogabilidade muito mal adaptada para os controles do portátil, fazendo com que ele fosse um daqueles títulos para se esquecer.
7. LEGO Indiana Jones 2: The Adventure Continues - Nota: 59
- Nintendo DS
A primeira versão LEGO de Indiana Jones é de longe um dos melhores jogos baseado no personagem. E diante desse sucesso, não demorou muito para que ele ganhasse uma continuidade, explorando o filme mais recente da franquia no cinema.
Entretanto, a versão para Nintendo DS trazia uma jogabilidade muito ruim para os controles do portátil. Além disso, a portabilidade fez com que os gráficos ficassem não apenas piores, mas também bastante embaçados.
6. Indiana Jones and The Emperor"s Tomb - Nota: 65
- PlayStation 2
Indiana Jones Emperor"s Tomb foi um jogo original do personagem, que também traz uma história exclusiva e sem ligação direta com os filmes da franquia. O game também chegou a ganhar uma versão para Xbox e PC, mas a que chegou aos consoles da Sony foi a mais criticada.
Isso porque o jogo foi desenvolvido originalmente para o console da Microsoft, que começava a receber algumas franquias antes que o rival. Com isso, na hora de fazer o port para o PS2, ele acabou esbarrando na limitação de hardware do videogame, e apresentou um jogo com gráficos e desempenho bem inferiores.
5. LEGO Indiana Jones 2: The Adventure Continues - Nota: 72
- Nintendo Wii, PC, PlayStation 3 e Xbox 360
Se a versão para Nintendo DS foi um tanto questionada, a que chegou aos consoles de mesa quase repetiu o sucesso do capítulo anterior. Isso porque o jogo foi um dos primeiros a ser lançado para a até então nova geração de consoles, aproveitando os recursos mais poderosos dos videogames da época.
Com isso, além de gráficos muito mais "realistas" que o do primeiro game, ele também rodava a 60 FPS, o que era um feito enorme para a franquia LEGO. Porém, ele só não fez mais sucesso por apresentar a história do quarto longa da franquia, o mais criticado de todos.
4. Indiana Jones and The Emperor"s Tomb - Nota: 73
- Xbox e PC
Como dito anteriormente, Indiana Jones Emperor"s Tomb foi um jogo desenvolvido para o Xbox e PC, e que depois ganhou um port com menos qualidade para o PS2. E, diferente do rival, o console da Microsoft apresentou um dos melhores jogos da franquia, tanto pelo enredo original, quanto pela jogabilidade.
Mesmo tendo sido lançado em 2003, ou seja, mais de 20 anos atrás, ele ainda está disponível para compra na Steam. Além disso, para muitos ele é considerado uma versão de Tomb Raider com o famoso explorador de tumbas. Curiosamente, o game de Lara Croft foi inspirado justamente nos filmes de Indiana Jones.
3. Indiana Jones and The Infernal Machine - Nota: 75
- Nintendo 64
Falando em similaridades com Tomb Raider, outro jogo da franquia que fez muito sucesso foi Indiana Jones and The Infernal Machine. E muito da popularidade foi justamente por ele ser muito similar aos games de Lara Croft, que naquele momento atingiam o seu ponto alto do sucesso.
Além disso, esse foi o primeiro jogo 3D da franquia, cuja geração começava a moldar o rumo dos games tridimensionais naquele momento. Por fim, ele também foi muito elogiado pelos seus diversos quebra-cabeças, e a forma criativa de solucionar cada um deles.
2. LEGO Indiana Jones - Nota: 78
- Consoles e PC
LEGO Indiana Jones não é só para muitos como o melhor jogo do personagem, mas também um dos melhores da franquia de blocos de montar. Ele foi um dos primeiros a introduzir o que a série faz até hoje, que é adaptar o roteiro original de filmes e séries, em uma versão mais divertida e engraçada, também voltada para o público infantil.
Tamanho sucesso fez com que o jogo fosse lançado para a geração 128 bits e seguinte. Além disso, muitos fãs clamam por uma remasterização do game, assim como aconteceu recentemente com LEGO Harry Potter.
1. LEGO Indiana Jones - Nota: 79
- Nintendo DS
Curiosamente, o jogo mais bem avaliado do icônico personagem é justamente a versão de LEGO Indiana Jones para Nintendo DS. Mas há motivos para isso, a começar pela qualidade da conversão, que não deve em nada para os consoles de mesa da época, mais precisamente a geração 128 bits.
Além disso, mesmo que o seu modo multiplayer cooperativo exigisse que o outro jogador também tivesse um DS e o game original, ainda assim valia a pena, já que foi um dos melhores jogos a usar o sistema do portátil para isso.
Menção honrosa: Indiana Jones and The Last Crusade
- Mega Drive, Master System, NES, DOS, Game Boy, Game Gear
Embora fora do ranking, Indiana Jones and The Last Crusade é de longe o jogo mais icônico do personagem. Ele foi lançado em 1989, ganhando versões "melhoradas" nos anos seguintes. O game era inspirado no filme de mesmo nome e trazia Indy em um jogo de plataformas, que chamava atenção por elementos inovadores para a época, principalmente o uso de seu chicote.
Para completar, ela apresentava a trilha sonora original do filme em cada fase, fazendo com que fosse um dos poucos jogos onde valia a pena aumentar o volume da TV e se deixar embalar com as famosas canções do jogo.
E na sua opinião, qual foi o melhor jogo de Indiana Jones? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!