Milhares de jogos são lançados todos os meses, e isso torna muito complicada a tarefa de dar a devida atenção para todos eles — até mesmo aqueles que conseguem um relativo destaque nas mídias sociais ou na crítica especializada. Por isso, é natural que ocorram muitas injustiças, com jogos de altíssima qualidade ficando à margem do reconhecimento que mereciam.
Por isso, o Voxel resolveu organizar uma lista com alguns dos jogos mais subestimados de 2024 para você conhecer e, quem sabe, se interessar em jogar em alguma das plataformas disponíveis. Confira:
7. Granblue Fantasy: Relink
Embora fosse um dos jogos mais aguardados pelos fãs de RPG de ação, Granblue Fantasy: Relink terminou esquecido nas discussões de melhores jogos do ano e sequer foi indicado ao The Game Awards. Lançado em fevereiro, o título da Cygames traduz o universo da franquia mobile com maestria para um novo gênero, inspirando-se bastante em Monster Hunter e entregando batalhas de tirar o fôlego contra chefes.
No Metacritic, Granblue Fantasy: Relink recebeu uma nota 80 e está disponível para PC e PlayStation 5. Vale lembrar que, no Brasil, o jogo é publicado oficialmente pela Nuuvem.
6. UFO 50
Não se deixe enganar pelos visuais retrô de UFO 50, uma coleção de 50 jogos de uma empresa fictícia chamada de Ufosoft. Todas as experiências inclusas são completas e munidas de um game design moderno, sendo impossível não existir pelo menos um título entre os disponíveis que não seja do seu agrado. Os gêneros são variados e cheios de surpresas, girando em torno de quebra-cabeças, plataforma, corrida, tiro, beat"em up, RPG e muito mais.
Produzido pelos mesmos responsáveis por Spelunky, UFO 50 também foi um dos jogos mais bem avaliados do ano, com uma nota 90 no Metacritic. Ainda assim, muitas pessoas o desconhecem ou não deram a chance que merecia. Ele está disponível somente para PC no momento.
5. Kunitsu-Gami: Path of the Goddess
Kunitsu-Gami: Path of the Goddess representa aquilo que a indústria de jogos mais precisa: experiências enxutas e de médio para baixo orçamento, que apresentem ideias autorais e legitimamente divertidas. Essa nova IP da Capcom mistura RPG tático, com controle de unidades, com ação em tempo real para combater hordas de inimigos no Japão tradicional dominado por yokais.
O jogo foi indicado ao prêmio de Melhor Jogo de Simulação e Estratégia do The Game Awards e recebeu uma nota 80 no Metacritic. Ele está disponível para PC, PlayStation e Xbox.
4. Mullet Madjack
Por muito tempo, Mullet Madjack figurou entre os jogos mais bem avaliados do Metacritic com uma nota 88, mas acabou esquecido pelo júri do The Game Awards. O jogo, que é brasileiro, resgata a ação noventista dos boomer shooters como um roguelite, esbanjando visuais chamativos e um gameplay viciante.
Disponível no PC, Mullet Madjack também ganhou dublagem em português do Brasil com vários ícones no seu elenco, incluindo responsáveis pelas vozes brasileiras de Sylvester Stallone, Saga de Gêmeos e Jessie, de Pokémon.
3. The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom
Embora seja uma nova iteração na famosa franquia The Legend of Zelda, Echoes of Wisdom é considerado uma experiência menor e, por isso, acabou não tendo o reconhecimento que merecia. O jogo finalmente traz a Princesa Zelda como uma protagonista em uma aventura carismática e muito criativa, utilizando-se de uma engenhosa mecânica de copiar objetos e inimigos para serem usados a seu favor.
No The Game Awards, The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom foi indicado somente às categorias de Melhor Jogo de Ação/Aventura e Melhor Jogo para a Família, perdendo nas duas. No Metacritic, o exclusivo do Nintendo Switch tem uma nota 85.
2. Prince of Persia: The Lost Crown
Considerado um dos melhores jogos da Ubisoft na última década, Prince of Persia: The Lost Crown trouxe de volta a franquia clássica sob os moldes de um competente e divertido metroidvania. Ainda que tenha sido bem recebido pelos jogadores e pela crítica, com uma nota 86 no Metacritic, o time de desenvolvimento acabou dissolvido porque o jogo não foi considerado um sucesso comercial pela Ubisoft.
Vale lembrar que Prince of Persia: The Lost Crown está disponível para PC, PlayStation, Xbox e Nintendo Switch. No The Game Awards, ele foi indicado ao prêmio de Melhor Jogo de Ação/Aventura e levou o de Inovação em Acessibilidade.
1. Banishers: Ghosts of New Eden
O ano de 2024 foi marcado por muitos RPGs de peso e jogos com narrativas de peso, mas um título que se destaca por essas características pode ter passado despercebido por diversos gamers. Estamos falando de Banishers: Ghosts of New Eden, game do estúdio francês Don"t Nod.
Produzido pelos criadores do primeiro Life is Strange, o game acompanha o casal Anthea e Red, que são caçadores de fantasmas. Em uma missão no recém colonizado continente americano, Anthea acaba perdendo a vida na batalha contra um fantasma, e Red precisa tomar uma decisão importante: deixar os ideais do casal de lado para ressuscitá-la em um ritual ou tratá-la como uma assombração e bani-la da existência.
O dilema está presente em todo o gameplay, que envolve uma narrativa densa e escolhas que tem muito impacto na história. Tudo isso acontece em um mapa aberto repleto de exploração e conteúdos para serem descobertos, o que faz a jogabilidade render bastante.
Disponível no PC, PS5 e Xbox Series S/X, Banishers: Ghosts of New Eden possui uma demo grátis e já aparece com até 50% de desconto em plataformas digitais. Ou seja, agora já é uma ótima hora para dar uma chance ao game.
O que você achou da lista com os jogos subestimados de 2024? Quais outros você gostaria de indicar dentro deste tema? Deixe seus comentários nas redes sociais do Voxel!
Categorias