Soulslike é um gênero que vem se tornando cada vez mais popular entre os jogadores. Para quem não sabe, ele se caracteriza por ter um alto grau de dificuldade, tanto de seus inimigos, como da evolução do seu personagem, além de outras particularidades, como a perda de pontos de experiência quando morre, e o uso de checkpoints que "resetam" o cenário.
E por conta dessa popularidade, 2024 foi um ano recheado de bons lançamentos. Desde um DLC de Elden Ring com cara de jogo completo, até um título onde você controla um caranguejo, foram muitos os games para os fãs do gênero. E hoje o Voxel traz uma lista com os melhores lançados este ano. Confira!
1. Elden Ring: Shadow of the Erdtree
- Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X e PC
A lista não poderia começar com outro game. Elden Ring: Shadow of the Erdtree, embora seja uma expansão do game original da From Software, ainda assim ele tem conteúdo e qualidade para ser considerado quase como um título à parte. Tanto que o mesmo foi indicado entre os Melhores Jogos do Ano na TGA 2024.
Em Shadow of the Erdtree os jogadores são levados para além das Terras Intermédias para explorar a Terra das Sombras, um novo mundo em Elden Ring. Uma vez lá, eles irão encontrar criaturas ainda mais mortais, e novos desafios, como chefes que farão você ir ao limite de suas habilidades.
2. Deathbound
- Plataformas: PS5, Xbox Series S/X e PC
Deathbound não foi só um dos melhores jogos soulslike de 2024, como também um dos melhores nacionais. Isso mesmo, para quem não sabe o game foi desenvolvido aqui no Brasil, e para muitos é um dos melhores trabalhos já produzidos em terras nacionais, o que mostra o quanto estamos evoluindo em relação a isso.
No game, você controla diversos personagens ao mesmo tempo, cada um com habilidades e características bem distintas, como um capoeirista, bem no estilo brasileiro. Com isso, é possível montar uma espécie de configuração para que, durante os combates, essa mudança seja feita de forma eficiente, ajudando diretamente na estratégia da batalha.
3. Flintlock: The Siege of Dawn
- Plataformas: PS5, Xbox Series S/X e PC
Flintlock: The Siege of Dawn é uma mescla entre um bom soulslike, junto com a ação frenética de um hack and slash. Nele, você controla Nor Vanek, uma guerreira do mundo de Kian, que lida com ameaças de outro mundo. Um dia ela decide por fim a isso, indo em uma jornada para destruir o portal que liga à outra dimensão.
No game, você conta com um mascote que te ajuda durante as batalhas. Além disso, Nor conta com diversos movimentos, principalmente para defender e desviar dos ataques inimigos. Por fim, é possível escolher entre dezenas de habilidades, que ajudam a moldar o estilo de combate da protagonista.
4. Enotria: The Last Song
- Plataformas: PS5, Xbox Series S/X e PC
Ambientado no folclore italiano, Enotria: The Last Song não é só um dos melhores soulslike do ano, mas também um dos mais encantadores. O motivo são seus cenários, que trazem um nível altíssimo de detalhes, e ao mesmo tempo ampliam a sensação de estar em uma grande peça teatral.
Isso porque sua história te coloca no controle de um personagem que acaba indo parar em um mundo onde todos estão interpretando uma grande peça de teatro. E para sobreviver e fugir a este pesadelo, será preciso adquirir uma série de máscaras, cada uma delas com habilidades e atributos diferentes.
5. Morbid: The Lords of Ire
- Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch e PC
Morbid: The Lords of Ire é a sequência de Morbid: The Seven Acolytes, game que trazia uma visão isométrica em um universo com uma ambientação horrorpunk. A sua sequência trouxe gráficos tridimensionais e uma visão em terceira pessoa, além de elementos de um clássico soulslike.
Para os novatos no gênero, ele acaba sendo uma boa porta de entrada, uma vez que sua dificuldade cai bastante na parte final do jogo, ao mesmo tempo em que pune os pouco cuidadosos, principalmente com inimigos comuns e muito poderosos. No game você controla Striver, uma guerreira cuja função principal é limpar os mundos dos temíveis Gahars.
6. Another Crab’s Treasure
- Plataformas: PS5, Xbox Series S/X, Nintendo Switch e PC
Para quem busca um soulslike com uma ambientação muito diferente do tradicional, Another Crab’s Treasure. O game te coloca no controle de um caranguejo-eremita, que precisa lutar (literalmente) contra ameaças do mundo subaquático. Para isso, vale usar as mais inusitadas armas, através de itens deixados no fundo do mar.
Embora visualmente pareça um jogo fofo e divertido, Another Crab’s Treasure é um dos soulslike mais desafiadores do ano. Além de inimigos um tanto complexos de serem derrotados, o jogo ainda conta com chefes que levam um bom tempo até que a sua estratégia encaixe e eles sejam finalmente eliminados.
7. Rise of the Ronin (A Ascensão do Ronin)
- Plataformas: PS5
Para finalizar a lista, temos o jogo menos soulslike da seleção. Produzido pela Team Ninja, A Ascensão do Ronin é um jogo de mundo aberto lançado exclusivamente para PS5 em 2024 que ganhou o apelido carinhoso de "soulslite".
O jogo basicamente pega emprestado diversos conceitos de combate dos games soulslike, mas aplica todos eles em uma experiência mais branda. Com isso, o game é bastante convidativo para quem não é fã do gênero, mas tem interesse em começar por um título mais amigável, mas sem deixar de lado os desafios.
E na sua opinião, qual foi o melhor soulslike de 2024? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!
Categorias