O ano de 2024 foi recheado para os fãs de games de mundo aberto, provando que cada vez mais os jogos desse estilo vem se tornando populares. Para quem não conhece, os games "open world" são títulos que possuem diversos elementos em comum, como uma série de atividades secundárias para serem completadas e, claro, um enorme mapa que pode ser explorado livremente.
E neste ano, tivemos o retorno de franquias consagradas nesse estilo. A lista de nomes conhecidos que estão voltando inclui Dragon"s Dogma, Dragon Age e Like a Dragon, por exemplo.
Além disso, também tivemos a chegada de novas franquias, como Rise of the Ronin e Star Wars: Outlaws. E para te relembrar boa parte deles, hoje o Voxel traz uma lista com os melhores jogos de mundo aberto de 2024. Confira!
1. Rise of the Ronin
Seguindo a "moda" de jogos com tema no Japão Feudal, Rise of the Ronin é o título da vez. Ele conta a história de um habilidoso guerreiro, que precisa proteger a sua região da invasão de navios do Oriente. Para isso, será preciso colocar suas habilidades em prática e salvar seu povo das ameaças.
E o principal ponto alto do jogo é justamente o seu extenso mapa. Além de permitir que você explore boa parte do Japão Feudal em busca de missões secundárias, ele reproduz a região com uma fidelidade nunca antes vista em um jogo, mesmo com tantos games explorando o mesmo tema atualmente.
Onde jogar: PS5.
2. Dragon"s Dogma 2
A famosa franquia de RPG da Capcom ganhou seu segundo título este ano. Dragon"s Dogma 2 coloca os jogadores no controle de Nascen, um guerreiro que teve o seu coração roubado por um dragão, e por conta disso possui habilidades similares à da criatura, além de ter o direito de ser o novo rei da região.
E se o jogo anterior impressionou pelo tamanho do seu mapa, o novo game conta com um tamanho ainda maior, fazendo com que você perca facilmente dezenas de horas para explorá-lo. Mas tudo isso vale a pena, afinal, ele está repleto de atividades e itens especiais a serem descobertos.
- Onde jogar: PS5, Xbox Series S/X e PC
3. S.T.A.L.K.E.R. 2
Depois de muitos anos em desenvolvimento, S.T.A.L.K.E.R. 2 finalmente foi lançado este ano. O game coloca os jogadores na famosa Zona de Exclusão de Chernobyl, uma região que, por conta do famoso acidente nuclear nos anos 80, até hoje é dominada pela radiação que atinge todo o local.
O game permite não apenas explorar toda a região, que foi reproduzida em detalhes fieis, mas também cumprir uma série de objetivos para buscar a sua sobrevivência na região caótica. E para isso, ele conta com um mapa real da cidade, e com muitos elementos e construções que realmente até hoje permanecem por lá.
- Onde jogar: Xbox Series S/X e PC
4. Enshrouded
Além de ser um dos melhores jogos de mundo aberto do ano, Enshrouded também pode ser considerado uma das grandes surpresas de 2024. O game de RPG online, que chegou no formato de acesso antecipado ao PC, foi muito elogiado por conta da sua jogabilidade, que mescla elementos de construção e exploração, e seu visual, que embora não seja tão realista, ainda sim é encantador.
Nele, você assume o controle de um personagem, que precisa sobreviver ao mundo de Embervale. O reino foi contaminado por uma névoa maligna que, além de causar danos ao protagonista, também é responsável por invocar criaturas demoníacas e desafios de outro mundo.
- Onde jogar: PC
5. Star Wars: Outlaws
Star Wars: Outlaws marca o retorno da parceria da franquia cinematográfica da Disney com a produtora de games Ubisoft. O jogo te coloca no controle de Kay Vess, uma vigarista em ascensão em busca de liberdade e meios para começar uma nova vida. Para isso, ela vai percorrer a galáxia atrás de missões que darão tudo o que é preciso para viver em paz.
E um dos pontos altos do jogo é justamente o seu amplo mapa aberto. Ele pode ser explorado de diversas formas, inclusive usando veículos que simulam uma espécie de moto voadora. Além é claro das centenas de missões que estão espalhadas por toda a extensão do mapa.
- Onde jogar: PS5, Xbox Series S/X e PC.
6. Dragon Age: The Veilguard
Outra franquia que, depois de anos em desenvolvimento, finalmente ganhou um novo jogo foi Dragon Age. Em The Veilguard, os jogadores precisam embarcar em uma aventura para deter duas divindades ancestrais degeneradas, que fugiram da sua prisão na escuridão, e agora ameaçam o reino de Thedas
E assim como nos outros games da franquia, o novo jogo conta com um enorme mapa de mundo aberto. E quando se fala enorme, não é nenhum exagero, afinal, Dragon Age: The Veilguard conta com um dos maiores já desenvolvidos para um jogo. E para completar, o que não faltam são missões e atividades espalhadas por ele.
- Onde jogar: PS5, Xbox Series S/X e PC.
7. Final Fantasy VII Rebirth
Depois do sucesso do primeiro game, Final Fantasy VII Rebirth é o segundo título do remake do famoso RPG da era 32 bits. E ao contrário do jogo anterior, que foi considerado muito linear pelos seus jogadores, este aposta em um enorme mundo aberto, e uma série de missões secundárias para serem completadas.
Já a história, segue a jornada de Cloud e seu grupo em uma jornada para impedir que a mega corporação Shinra explore sua essência vital, o Lifestream, como fonte de energia. Para isso precisarão mais uma vez confrontar centenas de inimigos, e Sephiroth, um ex-soldado de elite que pretende se unir ao Planeta para alcançar mais poder.
- Onde jogar: PS5 e PC (em janeiro de 2025)
8. Like a Dragon: Infinite Wealth
Embora Like a Dragon seja uma espécie de franquia derivada de Yakuza, a série vem cada vez mais se tornando popular. Muito por conta do seu enredo, mais voltado para a diversão, e sem perder os elementos de sucesso que consagraram a "franquia-mãe".
Em Infinite Wealth, a história se passa no Havaí, onde no controle de Ichiban Kasuga, você precisa sobreviver à ameaça de gangues rivais, que querem ver o personagem morto. E para isso você contará mais uma vez com um amplo mapa, repleto de atividades, que irão expandir a sua jornada no game.
- Onde jogar : PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X e PC
E na sua opinião, qual foi o melhor jogo de mundo aberto de 2024? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!
Categorias