É inegável que 2024 foi um ano espetacular para os fãs de jogos independentes. Com o ciclo de desenvolvimento de títulos triplo-A cada vez mais insustentável, os indies foram um farol de criatividade com suas experiências autorais, mantendo aceso o sentimento de descoberta nos os videogames.
Para você ficar por dentro do que rolou de bom este ano, o Voxel separou uma lista com os melhores jogos indie de 2024 para você conhecer e, quem sabe, descobrir o seu próximo favorito. Confira:
Balatro
Vencedor dos prêmios de Melhor Jogo Independente, Melhor Estreia de Jogo Independente e Melhor Jogo Mobile no The Game Awards, Balatro dispensa apresentações. Indicado a Jogo do Ano e produzido por apenas uma pessoa, o título pode ser descrito como uma fusão de pôquer com o gênero roguelite. O jogo tem uma nota 90 no Metacritic e está disponível para PC, consoles e mobile.
Em resumo, os jogadores podem esperar as combinações tradicionais de cartas do pôquer, como straights e royal flushers. A diferença está em modificadores que afetam as cartas do baralho, concedendo multiplicadores e outros benefícios inusitados para alcançar pontuações cada vez maiores, vencer chefes e avançar nas rodadas.
Animal Well
Indicado ao prêmio de Melhor Jogo Independente pelo The Game Awards, Animal Well é um metroidvania que chama a atenção pela sua exploração atmosférica. O jogo entrega um labirinto denso e interconectado, sob perspectiva 2D, apostando muito mais na observação para a resolução de enigmas do que na ação.
Um dos destaques do jogo são as diferentes maneiras de interagir com inimigos, itens e cenários. Utilizando o que tiver em mãos com engenhosidade, o jogador se depara com vários segredos e surpresas. No Metacritic, o jogo é avaliado com uma nota 91 e está disponível para PC, PS5, Xbox Series e Nintendo Switch.
UFO 50
UFO 50 traz uma premissa bastante curiosa: o jogo se trata de uma coletânea com literalmente cinquenta jogos de uma produtora fictícia, a UFOSoft. Há várias experiências únicas à disposição, variando entre gêneros como plataforma, quebra-cabeças, corrida, beat"em up e até mesmo RPG.
Os jogos buscam simular a estética de consoles antigos, mas com um game design moderno e engajante. Além disso, todos são experiências completas. Desta forma, é impossível não encontrar pelo menos um jogo que chame a sua atenção. Por ora, UFO 50 está disponível somente para PC e tem uma nota 91 no Metacritic.
Dungeons of Hinterberg
Disponível no PC e Xbox Series, Dungeons of Hinterberg é um charmoso jogo de ação, fantasia e exploração, estilo hack and slash, que conta a história de uma estagiária de Direito que está cansada da vida corporativa e decide conquistar as misteriosas masmorras dos Alpes austríacos.
O jogo entrega visuais estilizados e traz bastante ênfase à resolução de quebra-cabeças e interação com outros personagens - conforme estreita laços com a população local, a protagonista descobre novas habilidades e deixa sua estadia ainda mais memorável. No Metacritc, a nota do jogo é 80.
Neva
Da mesma desenvolvedora de Gris, Neva é um jogo de ação focado na narrativa e que conta a história de uma mulher que cria um vínculo de uma vida com um lobo fantástico em um mundo decadente, que está muito próximo do seu fim. Ele foi indicado a três prêmios no The Game Awards e levou o prêmio de Games for Impact pela sua mensagem social.
Diferente do jogo anterior do Nomada Studio, Neva traz mais ação e uma campanha relativamente maior. Ainda assim, o jogo é totalmente contemplativo e salta aos olhos com sua direção artística. Ele está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox Series e Nintendo Switch, com uma nota 86 no Metacritic.
Lorelei and the Laser Eyes
Dos mesmos criadores de Sayonara Wild Hearts, Lorelei and the Laser Eyes é um excêntrico jogo de quebra-cabeças que logo de início recomenda ao jogador que utilize papel e caneta para tomar nota das suas informações mais importantes. E não é para menos: é preciso investigar um misterioso hotel na Europa central que está repleto de enigmas para todos os lados.
O jogo dá uma aula de game design quando pensamos no gênero de puzzle, com cada resolução deixando o jogador mais perto de resolver outros enigmas de maneira não linear. O jogo tem uma nota 88 no Metacritic e está disponível para PC, consoles PlayStation e Nintendo Switch.
Loco Motive
Inspirado em clássicos da LucasArts, Loco Motive é um jogo de aventura point and click em que o jogador precisa investigar um mistério de assassinato em um trem - do qual o personagem principal acaba sendo o principal suspeito. O jogo entrega animações muito expressivas, com um pixel art de altíssima qualidade e personagens carismáticos em um enredo cheio de comédia.
Além disso, o jogo traz quebra-cabeças baseados em itens mais inteligíveis e modernos, que não deixam o jogador travado por horas tentando adivinhar o que precisa ser feito. Por isso, pode ser um bom ponto de partida para quem quer conhecer o gênero. Loco Motive está disponível para PC e Nintendo Switch, com 78 no Metacritic.
O que achou da lista com os melhores jogos indie de 2024? Tem algum que você gostaria de destacar? Deixe seu comentário nas redes sociais do Voxel!
Categorias