Sony compra maior parte da Kadokawa, dona da FromSoftware, em transação milionária

2 min de leitura
Imagem de: Sony compra maior parte da Kadokawa, dona da FromSoftware, em transação milionária

A Sony anunciou nesta quinta-feira (19) um acordo de negócios para comprar um novo lote de ações da Kadokawa Corporation, a dona da FromSoftware. A transação será concluída em 7 de janeiro e custará 50 bilhões de ienes japoneses, aproximadamente US$ 320 milhões, tornando a empresa do PlayStation a acionista majoritária do conglomerado de games e animes.

O negócio acontece pouco tempo após conversas para a Sony comprar integralmente a Kadokawa. No entanto, esse não é o caso: com o negócio fechado, agora a dona do PlayStation comandará cerca de 10% do conglomerado japonês, que permanecerá independente.

As empresas definiram a transação como uma “aliança”, que promete aproximar ainda mais as marcas. No mundo dos games, isso pode significar colaborações mais frequentes entre a FromSoftware e a PlayStation, ajudando produções como o sonhado Bloodborne Remake e novas IPs focadas no PS5 a ganharem vida.

Bloodborne Wallpapers - PlayStation Universe
Bloodborne, jogo da PlayStation desenvolvido pela FromSoftware, da Kadokawa.

“Através desta aliança de capital e negócios, nos tornaremos o maior acionista da Kadokawa, que cria consistentemente uma ampla variedade de IP, incluindo publicações e livros, como light novels e quadrinhos, bem como jogos e anime”, ressalta o comunicado da Sony.

Negócio tem alto valor no mercado de animes

Enquanto muitos jogadores acompanharam as negociações entre Sony e Kadokawa por causa da FromSoftware, isso é a apenas a ponta do iceberg. O grande interesse da dona da PlayStation na companhia está ligado com o mercado de animes.

A Kadokawa possui um grande catálogo de propriedades intelectuais que envolvem animações e mangás. Esse material pode ser interessante para os estúdios de filmes da Sony e para a Crunchyroll, streaming focado em animes da gigante japonesa.

Além dos games, acordo também deve render no mercado de animes.

De acordo com o comunicado oficial, o plano das empresas é colaborar cada vez mais para alcançar uma audiência global. Ou seja, podemos esperar ainda mais animes e até mesmo adaptações live-action de propriedades da Kadokawa no futuro.

“Ao combinar o extenso ecossistema de propriedade intelectual e de criação de propriedade intelectual da Kadokawa com os pontos fortes da Sony, que promoveu a expansão global de uma ampla gama de entretenimento, incluindo anime e jogos, pretendemos trabalhar em estreita colaboração para concretizar a estratégia Global Media Mix da Kadokawa, que visa maximizar o valor de sua propriedade intelectual e a visão de longo prazo da Sony”, diz o comunicado.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.