Quem falou que 2024 seria um ano fraco no mundo dos jogos se enganou um pouco. Claro, 2023 não ajudou em nada já que foi um ano repleto de excelentes jogos, porém, os últimos meses não deixaram em nada a desejar.
Tivemos ótimos RPGs, games de aventura e até jogos de celular viciantes que abalaram a indústria dos games, gerando polêmica para muitos. E claro: o Voxel vem aqui pra mostrar para vocês quais são os melhores e os piores jogos de 2024 (afinal, também saiu bastante coisa ruim).
Então, junte a família e prepare a pipoca, pois começa agora a edição especial do Pior ao Melhor de 2024. Afinal, quais foram os melhores e os piores games do ano, de acordo com a crítica?
Aqui estão nossos critérios, prestem bastante atenção:
- As notas apresentadas são baseadas no agregador de notas Metacritic. Se o título foi lançado para mais de uma plataforma, pegaremos as notas de cada uma das versões e faremos uma média aritmética.
- Nós separamos os 5 melhores e os 5 piores jogos, e vale dizer que rolaram empates.
- Nessa lista nós não iremos considerar DLCs como um jogo isolado. Uma das maiores polemicas do ano veio justamente com Elden Ring: Shadow of the Erdtree. Para nós, se você precisa de um jogo base pra poder jogar uma extensão, não pode ser considerado um jogo isolado.
- Se você tem uma opinião diferente, só deixar sua lista nas redes sociais do Voxel que iremos ler tudo.
Os piores jogos de 2024
Para começar, vamos dar uma olhada no pior que 2024 teve a oferecer aos jogadores:
5) Pneumata (54,5)
A premissa de Pneumata até parece interessante, já que te coloca no papel de um detetive que precisa recuperar as próprias memórias enquanto também tenta investigar o desaparecimento dos inquilinos de um prédio. Infelizmente, alguns problemas técnicos, dublagem duvidosa, trama fraca e um gameplay irregular não permitem que o game alcance seu possível potencial.
4) Teenage Mutant Ninja Turtles Arcade: Wrath of the Mutant (54)
Se Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder"s Revenge foi um enorme sucesso entre público e crítica, infelizmente o mesmo não pode ser dito de Wrath of the Mutant, o que é compreensível já que eles nem foram desenvolvidos pela mesma empresa ou com a mesma intenção. Se você estava animado para mais ação divertida com as Tartarugas Ninja em 2024, acho melhor só jogar o título anterior e deixar esse aqui de lado mesmo.
3) Test Drive Unlimited Solar Crown (53)
Muitos fãs da franquia estavam animados para o lançamento de Test Drive Unlimited Solar Crown, mas receberam uma das maiores decepções de 2024. Além de apresentar gráficos duvidosos, o jogo está muito mal otimizado e mesmo PCs mais robustos encontram problemas de performance e diversos problemas técnicos durante o gameplay.
2) Looney Tunes: Wacky World of Sports (52,5)
A premissa de Looney Tunes: Wacky World of Sports é bem simples, já que ele se trata de um game de esportes focado em partidas de futebol, basquete, tênis e golfe. Embora o visual seja até bem bonitinho, o game sofre com uma jogabilidade sem graça e controles pouco intuitivos em todas as modalidades que oferece. É uma pena, mas sua nota média nos consoles e PC é de 52,5.
1) Jujutsu Kaisen: Cursed Clash (47)
Fãs de animes já estão acostumados a ver adaptações ruins de suas franquias favoritas, então não é de se surpreender que Jujutsu Kaisen: Cursed Clash tenha decepcionado tantas pessoas nos consoles e PC. Com uma nota média de 47, dá para dizer que esse é um dos games que você deve passar longe em 2024 ou qualquer outro ano, na verdade.
Os mehores jogos de 2024
Agora que já passamos pelos games mais tenebrosos do ano, vamos finamente ver o que 2024 nos disponibilizou de melhor!
5) Satisfactory e UFO 50 (91)
Em quinto lugar dentre os jogos mais bem avaliados do ano, nós tivemos um empate entre Satisfactory e UFO 50. Para quem não sabe, Satisfactory é um jogo de construção de fábricas e que possui elementos de exploração em mundo aberto e combate. O game estava em acesso antecipado há alguns anos e recebeu sua versão completa apenas em 2024. Já o UFO 50 é essencialmente uma coleção muito divertida de 50 minigames de diferentes gêneros. Ele pode parecer muito simples, mas pode te surpreender bastante.
4) Balatro (91,2)
Balatro pegou muita gente de surpresa ao ser indicado para Game of the Year no The Game Awards, exceto por quem já o tinham jogado. Pode até parecer estranho um game feito por uma única pessoa e que se define como um Roguelike de Poker receber tanta atenção, mas ele realmente é muito divertido e surpreendente no que tem a oferecer com seu gameplay viciante. Se a indicação ao GOTY e a nota média de 91,2 não foram suficientes para te convencer de suas qualidades, eu recomendo que jogue e veja a mágica acontecer por conta própria.
3) Final Fantasy VII Rebirth (92)
A tão esperada sequência de Final Fantasy VII Remake chegou nesse comecinho de ano e logo reservou seu lugar dentre os jogos mais elogiados de 2024. Embora algumas decisões do game tenham dividido opiniões entre os fãs da franquia, não dá para negar que ele foi um sucesso e que também é um dos títulos com maior potencial para se tornar jogo do ano. Disponível apenas no PS5 por enquanto, vale demais a pena ver como a aventura de Cloud continua a se reescrever antes que o capítulo final dessa saga chegue.
2) Metaphor: ReFantazio (92,6)
Considerado como a Magnus Opus da Atlus pelo pessoal aqui do Voxel, Metaphor: ReFantazio é um dos candidatos mais fortes para o prêmio de Game of The Year, conseguindo inclusive a impressionante nota média de 92,6 mesmo tendo sido avaliado em três plataformas diferentes. O game pega muitas das mecânicas emprestadas das franquias Persona e Shin Megami Tensei, mas coloca sua própria identidade e forte trama para brilhar. Mesmo se não for um grande fã dos games anteriores da Atlus, esse é um que vale a pena conferir!
1) AstroBot (94)
O novo mascotinho da Sony também recebeu um jogo inédito esse ano e surpreendeu muita gente que não esperava tanto assim de AstroBot. Com uma nota média de 94 no Metacritic, o game mostra que o PlayStation 5 também pode oferecer experiências mais leves, com foco total no gameplay e que pode divertir a família toda. Cheio de homenagens à franquias clássicas e amadas do PlayStation, AstroBot claramente também se inspirou bastante no melhor que jogos de plataforma podem oferecer e virou um game obrigatório para quem gosta do gênero.
Bom, essa foi a nossa edição especial do Pior ao Melhor dos jogos lançados em 2024! Curtiu a lista ou acha que o Metacritic não fez jus a algum dos jogos citados aqui? Deixe seu comentário nas redes sociais do Voxel e também suas sugestões de que outros temas gostaria de ver no Pior ao Melhor ao longo de 2025, até lá!
Categorias