UFL finalmente foi lançado de forma oficial. Depois de passar por diversas fases beta, o jogo chegou recentemente ao PS5 e Xbox Series S / X em sua versão final. Disponível de graça, o título teve uma ampla campanha de marketing, principalmente por contar com o apoio milionário de Cristiano Ronaldo.
Para muitos, o game vem como uma nova ameaça ao reinado de EA FC no gênero, uma vez que eFootball está cada vez mais jogado para o escanteio. Mas será que o jogo de futebol de CR7 vai destronar o game da Eletronic Arts? Confira o review completo!
De graça, mas nem tanto
UFL chega ao mercado no mesmo formato de eFootball, ou seja, de forma gratuita, com compras dentro do game. Além disso, não é necessário ter a assinatura da PS Plus ou Xbox Game Pass para jogar online com outras pessoas, assim como o game da Konami. Entretanto, o barato pode sair caro, principalmente para quem visa competições ou estabelecer uma boa posição no ranking global.
O motivo é que tudo dentro do game se resume à compra de moedas, desde itens estéticos, até aos jogadores mais badalados. Sendo assim, caso você queria ter um CR7 no seu time, ou até um jogador mais "modesto", como o atacante uruguaio Darwin Núñez do Liverpool, é preciso jogar muito para conseguir apenas um deles, ou pagar uma boa grana.
Embora isso já estivesse claro nas versões beta do jogo, desde o seu lançamento oficial, o preço inflacionou, principalmente dos atletas de ponta. A única forma de jogar com os grandes astros é em partidas locais, contra a CPU, onde é possível assumir o controle de times de patrocinadores, como a marca esportiva Adidas, ou alguns dos poucos clubes licenciados, como Monaco, Porto e PSV.
Sendo assim, os jogadores têm duas escolhas: ou investem muito tempo para trilhar uma jornada rumo aos rankings mais altos, ou investem uma boa grana para comprar alguns reforços para o seu time. E acredite, eles fazem muita diferença.
Jogabilidade arcade que ainda precisa evoluir
A jogabilidade é sempre o ponto que mais chama atenção em jogos desse gênero. Ela que já foi motivo de batalhas árduas entre FIFA e PES na década passada, hoje possui uma ampla vantagem no jogo de futebol da EA, o que fez com que muitos jogadores orassem para que UFL fosse uma resposta direta, e a altura, para a hegemonia atual.
Sinto dizer, mas, pelo menos por enquanto, UFL é apenas uma aposta para um futuro, seja ele próximo ou distante. Em outras palavras, mesmo com um bom investimento de Cristiano Ronaldo e outras marcas, o game ainda precisa evoluir bastante para tentar roubar a segunda posição de eFootball, ou até mesmo incomodar EA FC.
O trabalho de casa ele faz com maestria, que é "roubar" elementos que deram certo e aplicá-los em seu game. Logo, é possível se deparar com o mesmo mapeamento de controles que hoje é padrão em ambos os jogos de futebol. Além disso, ainda há espaço para outros mais específicos, como o de cercar os atacantes adversários antes de dar o bote, e até mesmo chutar de uma forma mais colocada ou de "três dedos".
E para os mais exigentes, embora o padrão automatizado seja o mesmo dos concorrentes, ainda assim é preciso um pouco mais de precisão por parte dos jogadores. Por exemplo, o passe na frente, feito com o botão "triângulo" no PS5 ou "Y" no Xbox Series, possui uma barra mais forte que o normal, e exige uma pontaria mais precisa.
Porém, no geral tudo é bem falho e precisa de muitas melhorias. A começar pela maneira artificial com que tudo é feito. Mesmo que UFL tenha uma pegada mais arcade que seus concorrentes, muita coisa passa longe da realidade. A começar pela movimentação mais robótica dos atletas, com uma cara de PES em gerações passadas. Isso sem falar na discrepância entre os jogadores, onde alguns com a mesma velocidade parecem correr mais quando tem a bola do que sem ela.
O sistema de roubada de bola é um tanto confuso e dá uma cara de "pelada com os amigos". Não é difícil se deparar com sequência de roubadas de ambos os times praticamente no mesmo lugar, algo que jamais aconteceria na vida real, pelo menos em partidas oficiais. O mesmo vale para alguns carrinhos que, mesmo com o tempo certo e na bola, acabam gerando infrações, fazendo com que sejam usados somente em último caso.
Mas o que mais incomoda mesmo é o delay para realizar os comandos. É um tanto irritante ver seus jogadores levando um bom tempo para executar o que foi acionado em um botão, principalmente em chutes para o gol. Se não bastasse, ainda há alguns bugs um tanto estranhos, como a necessidade de um jogador parar de correr para realizar um passe ou toque.
Por fim, há também um delay enorme para a troca de função de um atleta para ataque e defesa. Por exemplo, quando seu jogador adianta a bola e o marcador se antecipa para tomá-la, automaticamente os comandos deveriam mudar para a função defensiva. Em outras palavras, o botão que antes era de chute, deveria ser o de roubada de bola. Entretanto, isso leva tanto tempo que somente depois que o adversário dá o primeiro toque é que o jogo alterna a função do atleta em campo.
Por mais que UFL esteja em sua primeira versão, ainda assim são erros primários que não deveriam acontecer. Principalmente depois de tanto tempo em fase beta, e com a promessa de que os feedbacks de seus jogadores seriam atendidos. O jeito é esperar, e torcer, para que falhas grosseiras como essa sejam resolvidas o mais rápido possível.
Quase 100% multiplayer online
Se você é daqueles que gosta de um Modo Carreira, ou simplesmente prefere encarar a CPU do que adversários reais ao redor do mundo, sinto dizer, mas UFL não é feito para você. Isso porque o game tem praticamente todos os seus modos voltados para as partidas online, deixando apenas jogos em formato de treinamento para quem quer jogar sozinho.
O principal modo de UFL é justamente o Ranqueada. Nele, como o próprio nome sugere, você precisa jogar contra adversários de todo o mundo em busca de subir nos rankings globais do game. Para isso, assim como em outros títulos, você precisa manter bons resultados, uma vez que basta uma curta sequência de derrotas para você despencar na classificação.
Há também outros dois modos online, o Showdown e o Casual. No primeiro, também é preciso pagar para disputar partidas que dão recompensas exclusivas. Nesse caso, é preciso adquirir o Status Premium para participar, ou acumular Fichas de Showdown que, assim como quase tudo no game, necessitam de muitas e muitas partidas para conquistar o número necessário.
Um fator interessante do jogo é que todas as partidas online, independente do resultado, dão itens e moedas virtuais. Com isso dificilmente algum adversário desistirá de alguma partida, algo que, infelizmente, acontece com frequência, principalmente, em EA FC 25.
Além dos pontos das partidas, você precisa completar os Eventos. Dentro deles há uma série de Missões, que possuem um tempo para serem cumpridas. Elas variam desde tarefas simples, como vencer duas partidas seguidas, até outras mais exigentes, como ficar cinco partidas sem tomar gols ou cartões.
Já o Passe de Equipe é uma espécie de vitrine onde você pode comprar itens com dinheiro virtual ou real. Chamado de SP, o dinheiro virtual permite desbloquear novos itens à medida com que você adquire os que estão à disposição. Você pode ter acesso a outros exclusivos comprando o Passe de Equipe ou Passe de Elite. Porém, em ambos os casos é preciso usar LP, que por sua vez são adquiridos gastando dinheiro de verdade.
Personalização e evolução dos seus jogadores
UFL não usa um esquema de times prontos, mas sim de jogadores aleatórios que são usados em uma mesma equipe, de forma similar ao que ocorre em Ultimate Team. Ao iniciar o jogo, você precisa escolher um capitão, que por sua vez é um atleta de qualidade mediana a nível global. Mesmo não sendo um craque de alto escalão, ele será o melhor jogador do seu time nessa fase inicial do jogo.
À medida com que você disputa as partidas, você vai conquistando itens e pontos para evoluir cada um deles. Além disso, eles também ganham experiência e pontos de habilidades, que permite comprar uma melhoria para aumentar um atributo ou perícia, como deixá-lo mais veloz, com uma melhor finalização, etc.
O jogo também traz uma interessante mescla entre itens estéticos e que dão bônus ao atleta. Por exemplo, é possível adicionar um visual para um atleta em uma função específica. Ele por sua vez muda a "carta" de exibição do seu jogador, e ao mesmo tempo concede um bônus para ele. Esses visuais são adquiridos em pacotes, que podem ser desbloqueados ao cumprir missões ou, para variar, com dinheiro real.
Além disso, há também itens de personalização do seu time, como emblemas e uniformes. Curiosamente, em UFL, é preciso adquirir praticamente tudo, desde as chuteiras de seus jogadores, até a bola e o estádio. Sim, você por muito tempo vai jogar em um modesto estádio, com arquibancadas de apenas um andar, até que tenha dinheiro suficiente para comprar outro melhor. Porém, você também pode usar o bom e velho dinheiro de verdade para isso.
Por fim, vale destacar também o Mercado. Como o nome sugere, nele você pode fazer a compra dos grandes astros do futebol para reforçar o seu time. Pena que para isso você precise gastar horas e horas até que tenha grande o suficiente para isso.
E se não bastasse, além da moeda virtual, chamada de CP, também é preciso ter RPs suficientes, que por sua vez são conquistados em partidas completadas. Uma forma de fazer com que, além de grana, você também precise jogar para ter verba para comprar novos craques. Só que eu tenho uma notícia para você: ambos podem ser conquistados com... adivinhem... dinheiro de verdade!
Visual agrada, mas também carece de evolução
Desde os primeiros vídeos de divulgação, UFL tem demonstrado um visual que não deixa a desejar. Embora, na prática, ele seja inferior ao material de marketing, é um jogo tão bonito quanto os seus concorrentes, principalmente em relação a reprodução dos melhores atletas do mundo da bola.
É também divertido ver o sistema de comemorações e replays, sempre usando a melhor câmera para criar a sensação de estar diante de uma partida de verdade. Embora eles sofram com um problema que por muito tempo assolou EA FC: a ausência de botões para correr essas animações. Principalmente nas partidas online, onde grande parte dos jogadores busca mexer com o psicológico de seus oponentes e fazem questão de deixar o replay correr completo até o final.
Entretanto, assim como nos outros quesitos, UFL comete erros primários na parte visual. O principal deles chega a ser cômico, que é a distância entre jogadores e a bola. É um tanto incômodo ver jogadores cabeceando uma bola que fica a muitos centímetros de sua cabeça, o mesmo vale para chutes com ela longe do pé, e defesas onde ela sequer chega perto das mãos dos goleiros.
E por falar em goleiros, eu sou um grande crítico da atuação deles nos dois jogos de futebol, EA FC e eFootball. Em UFL, embora eles também estejam longe de serem tão reais quanto os arqueiros de verdade, seus movimentos ainda são mais plásticos que o dos outros jogos. Em outras palavras, boa parte dos saltos e pontes são feitos de uma maneira mais bela do que os genéricos que assolam o game da EA. Não sei qual ou quais goleiros foram usados para esse mapeamento, mas sugiro que a concorrência use-o(s) nos próximos game da franquia referência no gênero.
Por fim, vale ressaltar que UFL não possui um sistema de condições climáticas. Ou seja, nada de chuva ou neve nas partidas, apenas sol. Particularmente acho uma boa escolha, afinal, o que é feito hoje em dia no "rivais" mais atrapalha do que ajuda, principalmente quando eles passam da parte visual e interferem na jogabilidade.
Narração genérica com o "Burro do Shrek" nos comentários
Se há um item totalmente dispensável em UFL é a sua narração. Além de não contar com uma das tantas e tantas vozes conhecidas aqui no Brasil, os textos são extremamente genéricos e irritantes, a ponto de ter que desativar o som para não desconcentrar com tamanha falta de capricho. Nem em jogos de décadas passadas, quando começamos a nos acostumar com narrações em português, eles eram tão ruins assim.
Para se ter uma ideia, em um único ataque, foi possível ouvir quatro vezes seguidas a seguinte frase: "o atacante com a bola!". Sim, ele fala "atacante" ao invés de sequer mencionar um dos jogadores genéricos do game. O mesmo vale para "o lateral vem conduzindo a bola", "o zagueiro tirou", e outras frases soltas e repetitivas.
Se não bastasse, há também os comentários, que são feito na voz do Burro do Shrek, ou do Eddie Murphy. Isso porque eles são feitos pelo mesmo dublador nacional do personagem e do ator de Hollywood. Entretanto, as suas falas são quase sempre genéricas e longas demais.
Em um determinado momento, ele simplesmente começou a contar uma história sobre animais invadindo campos de futebol, em pleno escanteio do meu time, resultando em um gol no meio da sua explicação, que no fim das contas acabou ficando pela metade.
Para um jogo que quer brigar com eFootball e EA FC, é preciso olhar com mais carinho para esse tipo de elemento. Por mais que isso não seja um fator relevante na hora de adquirir ou não um game, nós jogadores nos acostumamos com isso. Além do mais, como dito anteriormente, o que não faltam são talentos à disposição para tal tarefa, o que seria muito melhor do que usar dubladores nacionais para a função, com todo respeito a eles.
Vale a pena?
Como era de se imaginar, UFL não chega para desbancar EA FC e eFootball, mas há elementos que podem incomodar a hegemonia de ambos muito em breve. De graça, e com praticamente todos os modos voltados para o multiplayer online, o game é uma boa opção para quem quer jogar com amigos de forma despretensiosa, ou que tem a pretensão de montar um time de astros para encarar jogadores de todo o mundo.
Só que para isso é preciso gastar muito tempo ou muito dinheiro, já que o sistema de progressão do jogo é lento e muito voltado para compras dentro do game. Além disso, a sua narração é genérica, repetitiva e irritante, e seu visual tem alguns bugs que atrapalham a imersão.
Nota Final: 70
Pontos positivos (prós):
- Visual agrada;
- Presença dos principais atletas da atualidade;
- Sistema de evolução de jogadores;
- Variedade de itens cosméticos e que evoluem os atletas.
Pontos negativos (contras):
- Jogabilidade repleta de delay;
- Força demais as micro transações para evoluir seu time;
- Alguns bugs visuais
- Narrações e comentários extremamente genéricos;
- Falta de mais modos offline.
UFL já está disponível e pode ser jogado de graça no PS5 e Xbox Series S/X. O jogo também já está confirmado no PC e será lançado futuramente para celulares.
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