Flight Simulator 2024 finalmente está entre nós. Um dos simuladores mais famosos do mundo chegou no último dia 19 de novembro, para Xbox Series S / X e PC, repleto de novidades, como um Modo Carreira, missões de fotos, e a presença de novos tipos de aeronaves, como os helicópteros.
Mas será que todas essas novidades chegaram para agregar? E os antigos e fieis jogadores, se sentirão incomodados com elas? E o principal: Flight Simulator ainda está valendo a pena? Confira o nosso review completo das novidades do game para 2024!
Muito mais que apenas um simulador
Por muitos anos, Flight Simulator foi apenas um simulador de aviões. Nesse mesmo período, chegou a ser referência no gênero por conta do seu realismo, ao ponto de entrar em uma polêmica em 2001, quando foi acusado de ser o principal método de treinamento dos terroristas que atacaram o World Trade Center. Teoria essa que foi desmentida anos depois.
A versão anterior do game já ensaiava mudanças que visavam tirar essa impressão, ou seja, trouxe novos elementos para entreter o jogador além da função de levar um avião de um ponto ao outro. Entretanto, agora em Flight Simulator 2024, ficou muito mais claro quais as reais intenções da Microsoft, que traz um Modo Carreira, e até mesmo competições entre aviões, das quais entrarei em detalhes ao longo do texto.
E por mais que para os seus milhares de fãs a iniciativa possa ter sido um tanto ousada, acredito que ela não afetará seu "relacionamento" com eles. Isso porque o jogo não deixou de lado a complexidade de se pilotar um avião.
Pelo contrário, me arrisco a dizer que tudo ficou ainda mais difícil por conta de um realismo maior, que inclui a possibilidade de acompanhar o tráfego aéreo em tempo real, e até mesmo se deparar com cidade e seus trânsitos caóticos. Mas deu certo o esforço de atrair novos públicos sem esquecer aqueles que sempre fizeram o jogo ser uma referência quando se fala em simuladores.
Construindo uma carreira de piloto
Um dos novos elementos que mais me agradaram foi a adição de um Modo Carreira. Nele, como o nome sugere, você inicia uma vida de piloto de aeronaves, podendo até mesmo escolher quais serão as suas especialidades. Isso porque ele conta com um sistema de evolução onde você pode optar por qual caminho quer seguir.
Por exemplo, depois dos seus primeiros passos e exames como um piloto de aviões comerciais, você pode seguir nessa mesma área atuando em outros tipos de aeronaves, como helicópteros e até mesmo balões. Porém, você pode ir para algo que exige mais de suas habilidades, como pilotar gigantescos aviões de cargas, ou se aventurar nas corridas aéreas da famosa competição Red Bull Air Race.
Só que para isso, é preciso ter muitas horas de voo e, principalmente, completar provas para tirar o seu brevê e exercer uma área específica. Mas não se assuste, pois mesmo sem qualquer conhecimento o que não faltam são tutoriais para ensinar desde coisas básicas, como ligar o motor, desativar o freio e levantar voo, até mecanismos que devem ser usados em viagens mais específicas, como para liberar cargas, ou até mesmo apagar incêndios florestais.
Entretanto, por mais que na maioria das vezes tudo seja bem divertido, há muitos momentos em que é preciso ter uma grande paciência. Isso porque as missões se repetem a todo instante, tanto para que você acumule horas de voo, como para conquistar pontos de experiência e dinheiro.
Por exemplo, no começo do jogo é preciso cumprir uma série de voos comerciais, que consistem em apenas ir até uma parte de uma cidade e dar uma volta (literalmente) em uma região mais específica. Para completar, esses mesmos voo possuem passageiros, que por sua vez repetem quase sempre as mesmas frases, seja se impressionando com o passeio, como criticando-o.
Felizmente, há um botão que corre boa parte dessas ações. Ele basicamente te coloca no controle apenas dos momentos cruciais da missão, como levantar voo, circular a áreas, despejar a carga, desembarcar passageiros ou paraquedistas, etc. Com isso, fica a critério do jogador o que ele vai automatizar, e o que ele pretende fazer com as próprias mãos.
Visual impressionante
Não é de hoje que Flight Simulator é considerado um dos jogos mais bonitos (e pesados) da sua geração. Em épocas passadas, apenas PCs muito potentes conseguiam reproduzir o jogo de uma maneira fiel. Felizmente, mesmo exigindo um hardware mais parrudo que outros games com visual realista, é possível rodá-lo em configurações gráficas menores e se impressionar com tudo.
Para a produção deste review, foi utilizado um PC com a seguinte configuração:
- Placa de Vídeo - GeForce 4070 Ti Super;
- Processador - Intel i7 14700k;
- Memória RAM - 32 GB DDR5 7200MT/s Kingston Hyper Fury.
Com isso, pude rodar o jogo com as configurações gráficas no modo Ultra, e assim me deparar com um dos games mais bonitos já vistos. E o que mais impressiona não é apenas o visual realista de aeronaves e regiões, mas a quantidade de detalhes que ele carrega.
Para quem não sabe, em Flight Simulator 2024 é possível sair da aeronave e ir a pé pelas regiões ao redor. Confesso que, mesmo achando um tanto desnecessário, fiquei impressionado com a quantidade de detalhes que os cenários apresentam.
Em alguns aeroportos foi possível ver desde diferentes animais em fazendas, até centros urbanos em seus horários de pico, seja com trânsito intenso, ou com um grande volume de pessoas pelas ruas. Por mais que do alto dê para perceber boa parte disso, chama atenção o quanto isso é real visto mais de perto.
Além disso, o jogo capricha nas principais cidades ao redor do mundo. Obviamente, você não vai encontrar a sua casa, ou a de amigos, reproduzida de uma forma fiel. Porém, pontos turísticos, e regiões altamente visitadas, tiveram um cuidado maior. Sendo assim, Flight Simulator 2024 é também um divertido meio de conhecer alguns lugares famosos sem sair do conforto da sua casa.
Por fim, vale também destacar as mudanças climáticas ao longo das viagens. É impossível não se impressionar com o sol nascendo ou se pondo, ou com repentinas chuvas pelo caminho. Todo o trabalho para manter esses elementos fieis deu certo, e tenho certeza que darão até mesmo um frio na barriga para os que têm medo de altura, ou simplesmente se incomodam com o mau tempo dentro de um avião.
Jogabilidade que agrada novatos e experientes
Como dito anteriormente, a jogabilidade de Flight Simulator 2024 consegue agradar dois tipos de jogadores. O primeiro é o grupo fiel, que além de usar todas as configurações manuais possíveis, faz uso de acessórios que simulam os paineis e controles de uma aeronave. Para eles, o game continua mantendo o alto grau de realismo, e com o bônus de apresentar um visual que aumenta ainda mais a imersão.
Já para os jogadores casuais, há uma série de elementos que auxiliam quem sequer sabe como colocar um avião para voar. A começar com os tutoriais do jogo, que podem ser vistos principalmente no Modo Carreira, e que permitem ser consultados a qualquer momento. Além disso, há também guias visuais, principalmente os que correspondem ao seu plano de voo.
Similar ao de outros jogos, como GTA, ele consiste em trazer retângulos e alvos no mapa, para que você saiba sempre para onde ir, qual altura atingir, e onde chegar. Além disso, também há sinalizações sonoras, principalmente quando você comete erros, como passar da velocidade exigida, ou realizar manobras muito bruscas.
Entretanto, para esses mesmos jogadores, é preciso dizer que Flight Simulator 2024 pode cair em uma monotonia rapidamente. Isso porque, mesmo com elementos que fazem de tudo para fugir do padrão simulação, como tarefas além de viajar de um ponto a outro, ainda assim o básico é fazer justamente isso.
Em outras palavras, as primeiras horas do jogo são diversão pura, principalmente para os pilotos de primeira viagem. Você vai querer procurar partes do mundo para viajar com sua aeronave, cumprir as mais loucas missões, e até mesmo brincar de gerenciar sua empresa no Modo Carreira. Mas depois disso, não há muito o que se fazer além de... pilotar um avião.
Para piorar, há missões que exigem que você cumpra horas de voo, em altitudes que cortam os céus e que a visibilidade não permite enxergar com clareza o mundo sob seus pés. Com isso, só gostando muito de se sentir um piloto de verdade para encarar tudo isso sem se sentir incomodado com a monotonia. Afinal, mesmo que em raros momentos aconteçam problemas na aeronave, ao ponto de necessitar de um pouso de emergência, ainda assim é tudo um grande tédio.
Os bugs que quase arruinaram o game
Se você teve a sorte de não jogar Flight Simulator 2024 na sua primeira semana, saiba que escapou de um dos maiores estresses do ano no mundo dos games. O motivo? Os servidores do game simplesmente não deram conta, deixando milhares de jogadores esperando por horas (isso mesmo, horas!) para enfim conseguirem entrar no jogo.
O motivo é que Flight Simulator 2024 aposta no processamento em nuvem para aliviar os eternos GBs do game. Sites especializados fizeram cálculos que, caso a Microsoft não optasse por essa estratégia, o game teria algo em torno de 300 GB apenas no seu lançamento, isso sem contar atualizações e DLCs, que sempre são lançados posteriormente. Porém, estamos falando de uma empresa com expertise tanto em jogos como em tecnologia. Portanto, o problema causado em seus servidores foi uma atitude bem amadora.
Esse foi justamente o motivo que fez com que o review deste jogo só fosse produzido com quase duas semanas depois do seu lançamento, onde finalmente pude testar o game entrando facilmente em seu servidor. Mas, mesmo assim, ainda é possível encontrar facilmente uma série de problemas.
Eles variam desde quedas de conexão até bugs onde passageiros somem, ou que ficam fora da aeronave. Isso sem falar em carros, ou outras aeronaves, atravessando a sua na hora de esperar autorização para decolagem. Com certeza a Microsoft fará um esforço para solucioná-los ao longo do tempo, mas mesmo assim ele esteve muito próximo de pôr todo o seu trabalho por água abaixo por conta desse e outros problemas.
Vale a pena?
Flight Simulator 2024 é a versão mais inclusiva da franquia, permitindo que jogadores que sempre tiveram dificuldade para jogá-lo, finalmente encontrassem um game acessível. E para os experientes, ele nunca esteve tão realista, tanto na parte visual como na sua jogabilidade. Isso sem falar no Modo Carreira e outros elementos, que tiraram a impressão de ser apenas um simulador, e adicionaram elementos divertidos a ele.
Entretanto, nas suas primeiras semanas, o jogo apresentou uma série de bugs e falhas de conexões que estragaram a sua experiência, e quase o levaram ao fiasco. Porém, atualmente boa parte desses problemas foram resolvidos, mas ainda há muito o que ser corrigido para um jogo deste tamanho.
Nota do Voxel: 80
Pontos positivos:
- Modo Carreira divertido;
- Gráficos impressionantes;
- Guias e auxílios para tarefas complexas;
- Modo Foto instiga a exploração do mundo.
Pontos negativos:
- Muitos bugs;
- Continua muito monótono;
- Tempo que leva para desbloquear alguns modos.
Microsoft Flight Simulator 2024 já está disponível para jogar no PC e Xbox, incluso na assinatura Game Pass. Uma cópia do game foi cedida pela Microsoft para a realização dessa review.
Categorias