Muito além de jogos de altíssimo orçamento ou com ciclos insustentáveis de desenvolvimento, a temporada de premiações, a exemplo do The Game Awards, é o momento perfeito para dar holofote a produções independentes que se destacaram ao longo do ano — e que você muito provavelmente ainda não conhece.
Na edição deste ano, da qual o Voxel também faz parte do júri oficial, vários jogos indie e de grande destaque foram contemplados, a exemplo de Balatro que pegou muitas pessoas de surpresa na última semana. Com isso em mente, confira, a seguir, nove jogos indies imperdíveis que foram indicados ao TGA 2024. Confira:
Balatro
Nada mais justo do que começar com um dos jogos que mais chamaram a atenção. Indicado a Jogo do Ano, Balatro foi desenvolvido por apenas uma pessoa, o produtor LocalThunk, e pode ser descrito como um pôquer roguelite extremamente viciante.
O jogo pega as regras tradicionais do carteado, mas rapidamente as subverte com o desbloqueio das cartas-coringa, que subvertem regras e aplicam modificadores para que os jogadores maximizem seus combos e alcancem pontuações cada vez maiores — sempre com o objetivo de atingir uma meta para avançar de estágio.
UFO 50
Entre os jogos independentes lançados em 2024, UFO 50 é sem dúvidas um dos mais extraordinários. Dos mesmos responsáveis por Spelunky, ele se trata de uma coleção com cinquenta jogos retrô de uma empresa fictícia, a UFO Soft, de modo a retratar a sua "história" e evolução ano a ano.
O que mais impressiona no jogo é que todos os jogos são experiências completas e engenhosas. Embora os visuais busquem simular consoles antigos, os jogos têm um game design moderno e que abarcam diferentes gêneros — plataforma, puzzle, beat'em up, point and click e até mesmo RPGs.
Lorelei and the Laser Eyes
Também indicado à categoria de Melhor Jogo Independente, Lorelei and the Laser Eyes é um novo game de quebra-cabeças do mesmo estúdio de Sayonara Wild Hearts. E não se espante, mas ele é provavelmente o jogo com a maior concentração de quebra-cabeças por metro quadrado que já existiu — servindo como uma verdadeira aula de design no gênero.
O jogo traz um grande mistério não-linear do qual o jogador fica cada vez mais próximo de desvendar conforme investiga o que está acontecendo e resolve enigmas. Por isso, seu maior aliado será um bloco de anotações e, por que não, uma segunda pessoa para acompanhar nessa empreitada. Tudo isso faz parte da diversão.
Animal Well
Também indicado à categoria de Melhor Jogo Independente, Animal Well é um daqueles jogos que tinham plenas condições de disputar o prêmio principal. Ele é um jogo de ação e plataforma, estilo metroidvania, que chama a atenção pelo seu mundo atmosférico e resolução de enigmas, com os itens coletados exercendo múltiplas utilidades.
Esse também é um jogo que tem um quê de terror, pois cabe ao jogador tirar conclusões sobre o que é perigoso e o que é seguro. Por isso, o jogo dá muito mais foco na observação e tensão em vez da ação. Além disso, o jogo base é só o começo e Animal Well promete mistérios que podem ser descobertos por anos a fio pela comunidade.
Neva
Neva é um novo jogo dos criadores de Gris, do Nomada Studio, e conta a emocionante história de uma jovem mulher, Alba, e o seu vínculo com um lobo fantástico, que embarcam em uma aventura por um mundo que está em lenta decadência e se aproximando do seu fim.
Diferente do lançamento anterior do estúdio, Neva traz mais ação e coloca o jogador em situações que Alba e seu lobo devem colaborar, fazendo o que for necessário para sobreviver e criar um lar. O jogo também chama muita atenção pela sua direção artística, razão pela qual também está concorrendo ao prêmio no The Game Awards.
INDIKA
INDIKA é um jogo narrativo de exploração e quebra-cabeça em terceira pessoa que traz a personagem-título, uma jovem freira, em uma jornada de autodescoberta em uma versão alternativa da Rússia do século XIX.
Acompanhada pelo próprio Diabo, Indika descobre um mundo além do mosteiro onde vive e é levada a se questionar muitas vezes em seu trajeto, desvendando o seu passado conturbado por meio de minigames curiosos e de uma história com um senso de humor sombrio.
Closer the Distance
Indicado ao prêmio de Games for Impact, Closer the Distance pode ser descrito como um simulador de vida que conta a história sobre conexões entre família e amigos diante de uma tragédia.
É um jogo com grande foco na narrativa e em que as escolhas dos jogadores importam, garantindo momentos emocionantes. O jogador controla Angela, que utilizará sua habilidade etérea para curar a comunidade da cidade de Yesterby através de esperança, empatia e conexão.
The Plucky Squire
Conhecido no Brasil como O Escudeiro Valente, The Plucky Squire é um simpático jogo de ação e aventura que se passa em um livro de histórias infantil. Após descobrir que está fadado a sempre perder para o protagonista Pontinho, o vilão Enfezaldo descobre uma forma de expulsar o herói do livro.
Por isso, The Plucky Squire brinca bastante com a transição entre os mundos 2D e 3D e faz grande uso de metalinguagem para contar a sua narrativa. Vale notar que o jogo está todo localizado em português do Brasil.
Frostpunk 2
Indicado ao prêmio de Melhor Jogo de Estratégia e Simulação, Frostpunk 2 mistura construção de cidades com sobrevivência em uma Terra pós-apocalíptica, que é assolada por um inverno sem fim.
O jogador deve lidar com um ciclo interminável de oferta e demanda, angariando recursos necessários tanto para o crescimento da metrópole como também para a sobrevivência da população em um cenário tão crítico. Isso também envolve balancear os interesses de facções, que têm visões conflitantes sobre o futuro da metrópole.
Você já conhecia esses jogos independentes indicados ao The Game Awards? Quais são seus favoritos? Deixe seus comentários nas redes sociais do Voxel!
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