O The Game Awards revelou, nesta segunda-feira (18), os seis indicados ao prêmio de Jogo do Ano, que é o mais prestigiado entre as mais de vinte categorias que compõem a premiação. A lista é composta por nomes previsíveis que marcaram 2024, como Astro Bot e Final Fantasy VII Rebirth, mas também pegou o público de surpresa com a indicação do igualmente competente Balatro — que é considerado mais nichado.
Ao mesmo passo que a temporada de premiação fomenta muitas discussões calorosas, ela também desperta o interesse do público para conhecer e experimentar os jogos que foram contemplados pelo júri — do qual o Voxel também faz parte. Confira, a seguir, detalhes dos seis jogos indicados ao GOTY de 2024 e onde jogá-los.
ASTRO BOT (Team Asobi/SIE)
Astro Bot é uma sequência de Astro's Playroom, que já vem pré-instalado no PlayStation 5 e ainda hoje é considerado um dos melhores títulos do console da Sony. Agora como uma grande aventura completa, ele é um charmoso jogo de plataforma 3D que salta aos olhos com suas decisões de design e coloca os jogadores para encontrar robozinhos da tripulação que estão perdidos pelas galáxias — dentre os quais há homenagens a personagens que marcaram os consoles da marca.
O jogo é o lançamento mais bem avaliado do ano no Metacritic, principal agregador de notas da mídia especializada, e está disponível para compra exclusivamente no PS5. Também vale notar que ele faz um excelente uso dos recursos do controle DualSense, agregando muito valor à experiência.
Balatro (LocalThunk/Playstack)
Descrito como um pôquer roguelite, Balatro foi uma das grandes surpresas de 2024. Desenvolvido por apenas uma pessoa, o jogo traz as regras clássicas de pôquer, mas que são rapidamente subvertidas por modificadores e multiplicadores, representados pelas cartas-coringa, que garantem benefícios e tornam a jogatina extremamente viciante.
Atualmente, Balatro está disponível para compra no PC (Steam), PlayStation, Xbox, Nintendo Switch e até mesmo dispositivos Android e iOS.
Black Myth: Wukong (Game Science)
Inspirado em Jornada para o Oeste, um dos Quatro Grandes Romances Clássicos da mitologia chinesa, Black Myth: Wukong é descrito como um RPG de ação em que os jogadores assumem controle de um guerreiro Predestinado na missão de recuperar artefatos místicos, conhecidos como Seis Sentidos do Grande Sábio, que reúnem os poderes especiais de Su Wukong.
Elogiado pelos seus visuais e combates desafiadores, Black Myth: Wukong também se envolveu em polêmicas por conta de declarações sexistas e misóginas dos fundadores do estúdio, conforme reportado pelo IGN em 2023. O jogo está disponível para compra no PS5 e PC (Steam).
Elden Ring Shadow of the Erdtree (FromSoftware/Bandai Namco)
Shadow of the Erdtree é a aguardada expansão de Elden Ring, que foi eleito Jogo do Ano pelo The Game Awards em 2022. O conteúdo é denso o bastante para ser considerado um jogo novo, com novas áreas, armas e inimigos desafiadores, e leva os jogadores ao Reino das Sombras para seguir os passos de Miquella e descobrir o passado oculto de Marika.
O DLC exige o jogo base para funcionar e está disponível para compra no PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series S/X, além de compartilhar a nota mais alta do ano no Metacritc com Astro Bot. No entanto, sua indicação levantou discussões se é aceitável um conteúdo adicional disputar o prêmio principal, tirando a vaga de outro potencial concorrente.
Final Fantasy VII Rebirth (Square Enix)
Final Fantasy VII Rebirth é o segundo jogo de uma trilogia que busca reimaginar o clássico de 1997 da Square Enix. Para retratar o momento em que o mundo se abria ao jogador no título original, Rebirth traz um mundo aberto envolvente e recompensador, além de entregar um sistema de combate em tempo real refinado e que se aprofunda na relação entre os membros da equipe.
No momento, o jogo está disponível somente para PS5, mas pode ser apenas questão de tempo até chegar às demais plataformas.
Metaphor: ReFantazio (Studio Zero/Atlus/SEGA)
Produzido pelo time de ouro de Persona, Metaphor: ReFantazio é um estiloso RPG que mistura combates por turno e ação em tempo real. A história se passa em um mundo de fantasia em que uma "magia eleitoral" está em curso para definir o próximo monarca, após o assassinato misterioso do antigo rei. Por isso, o jogador deve viajar pelo Reino Unido de Euchronia e expandir sua rede de apoio.
Metaphor: Refantazio está disponível para PC (Steam) e consoles PlayStation e Xbox.
O que você achou da seleção de título que disputam o Jogo do Ano no The Game Awards em 2024? O seu favorito foi contemplado? Diga sua opinião nas redes oficiais do Voxel!
Fontes
Categorias