Half-Life é uma das franquias mais icônicas dos videogames, que infelizmente não teve um terceiro jogo para completar a trinca — e por muito pouco. No documentário que celebra o 20º aniversário do segundo título, a Valve exibiu diversas imagens inéditas da produção do engavetado Half-Life 2: Episode 3, também explicando os motivos pelos quais ele nunca viu a luz do dia.
O documentário foi produzido pela Secret Tape e acompanha o desenvolvimento de Half-Life 2, lançado para PC em 2004. O conteúdo traz diversas entrevistas com a maioria dos desenvolvedores mais proeminentes do jogo — incluindo o chefe da Valve, Gabe Newell. Confira:
De acordo com a equipe, o episódio 3 ficou em desenvolvimento por cerca de seis meses. Nesse tempo, diversos conceitos foram criados, incluindo uma arma de gelo, que permitia criar escudos e pontes com o material.
O game, que se passaria no Ártico, também contaria com novos inimigos. Um deles era conhecido como "blobby" e era uma espécie de bolha, que conseguia mudar de forma e absorver outros personagens e objetos.
Por que Half-Life 2: Episode 3 foi cancelado?
O novo documentário da Valve conclui debatendo sobre os motivos do terceiro episódio de Half-Life 2 ter sido anunciado, mas nunca lançado. Segundo a equipe responsável pelo jogo, a necessidade de trabalhar em outros títulos da Valve na época, como Left 4 Dead, por exemplo, é parte da razão pela qual o episódio nunca viu a luz do dia.
"Acho que estávamos trabalhando nisso [Half-Life 2: Episode 3] há seis meses quando mudamos para Left 4 Dead", disse David Speyre, engenheiro da equipe de Half-Life 2. "Abandonamos o episódio três para ajudar em Left 4 Dead".
"Quando consideramos voltar para o Episódio 3, o argumento foi de que nós havíamos perdido o timing", continuou Speyre. "Nós definitivamente poderíamos ter voltado e passado mais dois anos fazendo o Episódio 3".
Gabe Newell, comandante da Valve, também disse que cometeu uma "falha pessoal" ao estar confuso sobre o futuro da franquia e sua relação com novas tecnologias e inovação. No final, o dono da Steam também diz que ainda existem oportunidades para seguir com a franquia, como foi o caso com Half-Life Alyx.
Além disso, ele também confirmou que o lançamento em episódios ensinou lições valiosas para a empresa, como a importância de atualizações rápidas. De acordo com Newell, toda essa situação foi crucial para o sucesso de DOTA e Team Fortress 2, que ajudaram a moldar o mercado de games atual. Confira o trecho completo abaixo, com legendas em português brasileiro:
Half-Life 2, que está de graça na Steam, recebeu diversas melhorias em atualização
Junto com o documentário, a Valve também lançou uma série de atualizações para Half-Life 2, que pode ser adquirido gratuitamente na Steam por tempo limitado. O jogo está disponível sem custos até esta segunda (18), às 15h - resgate aqui.
"Cada mapa em Half-Life 2 foi revisado pelos designers de níveis da Valve para corrigir bugs de longa data, restaurar conteúdo e recursos perdidos no tempo e melhorar a qualidade de algumas coisas, como resolução do mapa de luz e neblina", disse a Valve.
Por fim, Half-Life 2 agora também inclui os episódios dentro de apenas um pacote, além de compatibilidade com o Steam Deck e a ferramenta de gravações da Steam. Vale ressaltar que o game também receberá um DLC grátis de remasterização com gráficos RTX, produzido pela Nvidia.
Você teve algum tipo de expectativa para Half-Life 2: Episode 3? Comente nas redes sociais do Voxel!
Fontes
Categorias