Assim como outros heróis e vilões da DC Comics, Oswald Cobblepot — mais conhecido como O Pinguim — já teve várias origens ao passar dos anos, conforme a editora foi se adaptando a nova épocas e realidades. No entanto, a série recente da HBO foi além em suas alterações como uma forma de tornar o vilão mais realista, ao mesmo tempo em que facilitou que o público se identifique com suas motivações.
No universo criado por Matt Reeves, ele é uma figura que precisou lutar contra suas próprias limitações físicas e o bullying de outras pessoas para ascender no mundo do crime. Enquanto esses elementos também estão presentes nos quadrinhos, neles o personagem precisa se preocupar muito menos com questões como dinheiro e fama.
A seguir, confira mais detalhes sobre a nova origem do vilão Pinguim trazida pela série da HBO.
O Pinguim da série veio do nada
Nas obras da DC Comics, o Pinguim surge como resultado de uma família rica e de grande renome, mas cujos membros não valorizam muito suas relações pessoais. Como parte dos Cobblepot, o personagem vem de uma linhagem privilegiada, que ascendeu em proeminência durante a Guerra Civil dos Estados Unidos.
O Pinguim da série veio de origens muito mais humildesFonte: Divulgação/HBO
Ele acaba sendo levado ao mundo do crime por conta de seu próprio pai e de seus familiares próximos, que sempre o provocaram e humilhavam como resultado de sua aparência física. Nos quadrinhos Ano Zero e Ano Dois do Batman, vemos como ele decidiu se infiltrar na família Falcone para destruí-la por dentro e se tornar seu grande chefe.
A série da HBO segue um caminho semelhante, mas faz com que Oswald não seja parte de uma tradição de riqueza ou glória. Isso faz com que, de um ricaço que demonstrou elementos de personalidade homicida, ele passe a ser um gangster comum movido pela ambição, que vê no mundo do crime uma forma de ascender socialmente em Gotham.
Nos quadrinhos, Oswald Cobblepot veio de uma família abusivaFonte: Divulgação/DC Comics
A adaptação também muda o relacionamento que o personagem tinha com seus irmãos, que passa a ser um pouco mais harmônico — e muito mais trágico. Os episódios mais recentes mostraram que ele acabou sendo o responsável pela morte deles, verdade que ele tenta esconder o máximo possível de sua própria mãe.
Já nos quadrinhos da DC, o personagem é irmão de Jason, William e Robert, que eram tão cruéis com ele quanto seu próprio pai. Nesse contexto, o personagem acaba matando a própria família como uma forma de vingança, acreditando que eles cruzaram todos os limites quando exterminam os pássaros que eram queridos do então jovem Cobblepot.
A série da HBO promete um final grandioso
Outra mudança grande que a série da HBO fez foi em aproximar o Pinguim de Sofia Grande (ex-Falcone), com quem ele tem uma relação bastante complicada. Ao mesmo tempo em que se afeiçoou a ela no passado, o protagonista já demonstrou que não pensa duas vezes em traí-la caso isso possa beneficiar seus próprios planos.
No próximo domingo (10), o público vai poder ver o resultado desse relacionamento explosivo, conforme a série chega ao final de sua primeira temporada. No Brasil, o episódio será transmitido a partir das 23 horas (no horário de Brasília) tanto pela HBO quanto pelo streaming Max, onde as partes anteriores já estão disponíveis.
Cupom Max
Não fique de fora! Assine Max e assista à série Pinguim e outras com um desconto exclusivo usando o cupom Max!
Fontes
Categorias