10 jogos de terror horripilantes baseados em histórias reais

7 min de leitura
Imagem de: 10 jogos de terror horripilantes baseados em histórias reais
Imagem: Steam

Alguns jogos de terror já assustam pela capa, agora imagine se aventurar em um game cujo enredo foi inspirado em uma história real? Pois é, embora pareça raro, são diversos os títulos que aproveitaram contos, lendas, e até fatos verídicos, para criarem uma ambientação ainda mais assustadora.

E entre eles há desde franquias famosas, como Outlast, Fatal Frame e Five Nights at Freddy’s, até outros menos conhecidos, mas que nem por isso deixam de ser assustadores. E hoje o Voxel traz uma lista com 10 jogos de terror que foram baseados em histórias reais. Confira!

1. Five Nights at Freddy’s - assassinato em pizzaria

Muitos não sabem, mas a popular franquia de terror, que chegou a ganhar uma adaptação para o cinema recentemente, foi "baseada" em uma série de eventos reais. Mas calma, não houve uma rebelião de bonecos eletrônicos ou algo do tipo, mas sim um assassinato em uma das redes da loja que inspirou o game.

Five Nights at Freddy's foi criado inspirado em histórias reaisFive Nights at Freddy's foi criado inspirado em histórias reaisFonte:  Steam 

Em 1993, um ex-funcionário, Nathan Dunlap, atirou em cinco funcionários de uma unidade da Chuck E. Cheese depois de ter sido demitido. Quatro deles morreram, e um sobreviveu por fingir que estava morto. O assassino chegou a ser condenado à morte, mas por conta das mudanças na legislação local, acabou tendo a condenação anulada e hoje cumpre prisão perpétua.

E onde os bonecos animados entram na história? Bom, a unidade onde ocorreu o crime, que também ficou conhecido como 'Chacina de Aurora', era conhecida por contar com shows musicais de bonecos. Entretanto, eles não eram automatizados, e sim pessoas fantasiadas. A foto abaixo mostra uma das apresentações, que inspirou os personagens do game.

Bonecos serviram para inspirar os personagens do jogoBonecos serviram para inspirar os personagens do jogoFonte:  Eater 

2. Fatal Frame - caso da Mansão Himuro

O primeiro Fatal Frame trazia um enredo que se passava na Mansão Himuro. Muito popular no Japão, o local é conhecido por ter sido usado para rituais no passado, onde era realizado o sacrifício de jovens através de meios crueis. Fora do Japão, o game chegou a receber uma nota em seu material de divulgação alegando que a história era baseada em fatos reais.

Fatal Frame usa a premissa da captura de espíritos através da máquinas fotográficasFatal Frame usa a premissa da captura de espíritos através da máquinas fotográficasFonte:  Steam 

Além disso, todos os capítulos da franquia seguem a premissa do uso de máquinas fotográficas para "capturar" espíritos que não podem ser vistos a olho nu. Essa "prática" é um tanto comum no mundo, onde basta uma pesquisa no Google para encontrar milhares de supostas fotos que, quando reveladas, apresentavam pessoas que não estavam lá na hora. Ou pior, que já estão mortas, e que a presença de seu espírito foi registrada na imagem.

3. Outlast - hospício real

No primeiro game da franquia Outlast, você controla um jornalista que vai até um manicômio para investigar uma denúncia de maus tratos. Só que ao chegar no local, ele percebe que há muito mais do que isso. E boa parte do enredo que choca ao longo do game foi inspirada em relatos e documentos da versão real da instituição: o Richardson Olmsted Complex, que fica em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Outlast se inspirou em um hospício de verdadeOutlast se inspirou em um hospício de verdadeFonte:  Steam 

Para isso, a Red Barrels, desenvolvedora do game, montou uma equipe dedicada a vasculhar documentos e relatórios reais sobre os pacientes do manicômio, que por sua vez recebia os piores criminosos da cidade. Com isso, ela pode montar um enredo, onde boa parte das atrocidades cometidas por eles eram realizadas não fora, mas dentro da instituição.

4. Outlast 2 - seita de Jim Jones

Em 18 de novembro de 1978, 918 pessoas foram mortas por um envenenamento coletivo. O responsável por isso foi Jim Jones, um líder de uma seita do qual todas as vítimas faziam parte. Chamada de Templo Popular, ela ficou conhecida pela forma que seus seguidores idolatravam Jones, ao ponto de se mudarem para a Guiana, para viverem dentro do que ele chamada de reconstrução do mundo.

Outlast 2 também conta com uma seita de religiosos fanáticosOutlast 2 também conta com uma seita de religiosos fanáticosFonte:  Steam 

E é justamente essa aclamação cega por seu líder que inspirou o enredo de Outlast 2. Entretanto, no jogo há uma dose a mais de crueldade por parte de Sullivan Knoth, líder do grupo religioso Testamento do Novo Ezequiel, que incentiva seus seguidores a cometerem uma série de crimes, como o assassinato de bebês entre outros atos violentos.

5. Silent Hill - Cidade de Centralia

Um dos elementos mais marcantes da franquia Silent Hill são suas cidades vazias e repletas de névoa. E por incrível que pareça existe sim uma cidade real que tem os mesmos aspectos das que são apresentadas no jogo.

Silent Hill foi inspirado em cidade que queima há 40 anosSilent Hill foi inspirado em cidade que queima há 40 anosFonte:  Reddit 

Chamada de Centralia, ela fica localizada no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e é popularmente conhecida por ser uma cidade que arde em chamas. O motivo foi um incêndio subterrâneo, que ocorreu nos anos 60, e até hoje continua queimando e emanando fumaças pelas brechas no chão. Por conta disso, a cidade que contava com cerca de 5 mil habitantes na época, hoje tem cerca de 5 pessoas, bem no estilo Silent Hill. 

6. Chernobylite - desastre de Chernobil

Em  26 de abril de 1986, o mundo assistiu perplexo a um dos maiores desastres nucleares da história: a explosão de um reator na Usina Nuclear de Chernobil, cidade que pertence à Ucrânia atualmente. O acidente fez com que a região fosse evacuada por conta do alto índice de radiação, que até hoje permanece por lá.

Chernobylite reproduz de forma fiel as áreas devastadas em ChernobilChernobylite reproduz de forma fiel as áreas devastadas em ChernobilFonte:  Steam 

Em cima disso,  Chernobylite trouxe um game que mistura os desafios de se aventurar na área contaminada, junto com elementos sobrenaturais. Entretanto, o que mais chama atenção no jogo é a possibilidade de andar pelo local, que foi construído de uma forma fiel, já que a sua produtora utilizou drones, e até mesmo visitas da sua equipe, nas áreas atingidas, para reproduzir tudo de uma forma nunca antes vista em relação ao realismo.

7. Kholat - um dos maiores mistérios da Rússia

No ano de 1959, nove estudantes foram encontrados mortos na Rússia, no que foi chamado de Incidente do Passo Dyatlov. Na ocasião, os corpos dos jovens foram achados em meio a neve, e ao mesmo tempo repletos de marcas de violência física, principalmente na região abdominal. Os anos se passaram e o caso foi arquivado sem uma solução, levando a dezenas de especulações sobre o que realmente aconteceu.

Kholat é um jogo totalmente baseado em uma história realKholat é um jogo totalmente baseado em uma história realFonte:  Steam 

Em Kholat, você é colocado no mesmo local do acidente, alguns anos depois, para tentar descobrir o que realmente aconteceu. Para isso, é preciso refazer os passos dos estudantes, e encontrar pistas que possam levar a solução do crime. Entretanto, no meio disso é preciso também lutar para sobreviver, pois o mesmo "motivo" que culminou na morte dos jovens, pode acarretar na sua.

8. Fears to Fathom - histórias reais enviadas pelos jogadores

Fears to Fathom é uma franquia de terror, que foi lançada em 2021, onde cada um dos capítulos coloca os jogadores em situações de sobrevivência, precisando resistir a ameaças de invasores. Entretanto, a cada jogo os locais e as situações mudam, seja no controle de um adolescente impedindo um homem de entrar em casa, ou até mesmo de uma jovem em um hotel, fugindo de uma seita religiosa.

Fears to Fathom é um game baseado em relatos reais de tentativas de invasõesFears to Fathom é um game baseado em relatos reais de tentativas de invasõesFonte:  Steam 

O que todos os jogos têm em comum é que as histórias foram enviadas pelos próprios jogadores, através da comunidade do game. Segundo o criador da franquia, Mukul Negi, muitos desses relatos foram enviados como uma série de provas, desde boletins de ocorrência, até fotos e vídeos que comprovam alguns fatos.

9. The Town Of Light - hospício e relatos reais

Outro jogo inspirado em um hospício real é The Town Of Light. Entretanto, ao contrário do primeiro Outlast, ele traz não traz apenas o local, mas sim os relatos reais dos pacientes que passaram pelo Hospital Psiquiátrico de Volterra, na Itália.

The Town Of Light é inspirado em eventos que ocorreram no Hospital Psiquiátrico de VolterraThe Town Of Light é inspirado em eventos que ocorreram no Hospital Psiquiátrico de VolterraFonte:  Steam 

O local ficou conhecido por práticas cruéis e desumanas que eram cometidas com os pacientes. Tanto que, depois de muitas denúncias, ele finalmente foi fechado em 1970, depois de décadas de atrocidades cometidas por lá. Além disso, a história do local também inspirou filmes e séries que usam uma temática similar.

10. The Dark Pictures: Little Hope - Bruxas de Salém

O julgamento das Bruxas de Salém é considerado uma das maiores atrocidades cometidas nos Estados Unidos, nos anos 60. Na ocasião, dezenas de pessoas foram condenadas e executadas por estarem supostamente associadas a bruxarias. Entretanto, na verdade as vítimas sofreram uma perseguição religiosa pelos governantes da época.

The Dark Pictures: Little HopeThe Dark Pictures: Little HopeFonte:  Steam 

The Dark Pictures: Little Hope não somente aborda o tema, como também apresenta uma espécie de reprodução do que aconteceu na época. Isso porque, em determinados momentos, você é levado para os anos 60, justamente para a cidade de Massachusetts, onde foram realizados os julgamentos e assassinatos por bruxaria.

E na sua opinião, qual é o jogo de terror mais assustador da lista? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.