A Sony acabou de anunciar, nesta terça-feira (29), o fechamento de dois estúdios da empresa, a Neon Koi e a Firewalk Studios. Enquanto a primeira empresa era focada em jogos mobile, a segunda é responsável por Concord, jogo online da Sony que acabou sendo tirado do ar poucos dias após o lançamento.
Em uma publicação no seu site oficial, Hermen Hulst, CEO da divisão de estúdios da Sony, explicou os motivos para a mudança que resultou no fim das produtoras de games. A companhia disse que tudo se trata de uma reformulação estratégica.
"Avaliamos consistentemente nosso portfólio de jogos e o status de nossos projetos para garantir que estamos atendendo às prioridades de negócios de curto e longo prazo". Em seu comunicado, a Sony não disse quantos funcionários foram afetados pela mudança.
PlayStation explica fim da Firewalk e de Concord
De acordo com a companhia, o final da Firewalk Studios está diretamente ligado com o fracasso de Concord, que supostamente custou US$ 400 milhões, segundo rumores. A empresa disse que resolveu fechar o estúdio e desativar o jogo completamente, marcando fim do título.
“Em relação ao Firewalk, conforme anunciado no início de setembro, certos aspectos do Concord eram excepcionais, mas outros não atraíram jogadores suficientes e, como resultado, tiramos o jogo do ar. Passamos um tempo considerável nos últimos meses explorando todas as nossas opções”, disse a companhia.
“Depois de pensar muito, determinamos que o melhor caminho a seguir é encerrar o jogo permanentemente e fechar o estúdio. Quero agradecer a todos da Firewalk por seu trabalho artesanal, espírito criativo e dedicação”, conclui a empresa sobre o destino de Concord, que ainda aparecerá na série Secret Level, do Amazon Prime Video, em dezembro.
Lançado no fim de agosto, Concord pode ser considerado um dos maiores fracassos do ano de 2024. O título chegou para competir no mercado de jogos de tiro de heróis (hero shooter) em primeira, pessoa, mas acabou falhando feio. A Sony, no entanto, diz que obteve aprendizados com essa experiência.
"O gênero de tiro em primeira pessoa PvP é um espaço competitivo que está em constante evolução e, infelizmente, não atingimos nossas metas com este título", diz a companhia. "Levaremos as lições aprendidas com Concord e continuaremos a aprimorar nossas capacidades de serviço ao vivo para entregar crescimento futuro nesta área."
Estúdio focado em jogos mobile também foi encerrado
O segundo estúdio encerrado pela Sony foi o Neon Koi, que era focado em experiências voltadas para celulares. A companhia disse que ainda está engatinhando nesse mercado e, por causa disso, resolveu descontinuar a produtora.
"Embora o mobile continue sendo uma área de crescimento prioritária para o Studio Business, estamos no estágio inicial de nossos esforços mobile", explicou a Sony. "Para alcançar o sucesso nessa área, precisamos nos concentrar em títulos que estejam alinhados com o pedigree do PlayStation Studios e tenham o potencial de alcançar mais jogadores globalmente."
Além de fechar os dois estúdios, a Sony disse que a decisão tomada foi difícil, mas "certa", de acordo com Hermen Hulst. "Ambas as decisões foram seriamente pensadas e, em última análise, sentimos que são as decisões certas para fortalecer a organização."
E aí, qual a sua opinião sobre o movimento da Sony? Comente nas redes sociais do Voxel!
Categorias