LEGO Horizon é divertido até para quem não gosta dos jogos da Aloy - Preview

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Antes de começar este texto, vou ser sincero com vocês: não sou o maior fã da saga Horizon. Quando a Playstation nos ofereceu a oportunidade de testar LEGO Horizon Adventures em seus escritórios, pensei duas vezes antes de aceitar o convite. Isso porque, desde a primeira vez que joguei Horizon Zero Dawn, em 2018, a história da Aloy não me fisgou.

Não sei se foi a mecânica de ataque, a narrativa ou até o modelo bizarro da Aloy criança que me afastaram do game, então acabei priorizando outros lançamentos. Em contrapartida, eu adoro os jogos da franquia LEGO.

Na falta de um bom jogo do Indiana Jones, foram os jogos LEGO, baseados na franquia do arqueólogo mais famoso do mundo, que trouxeram não só a história, mas também apresentaram Indy para um novo público. Isso aconteceu lá em 2008. Desde então, me diverti em Gotham, passei por Nova York, derrotei bandidos em Metroville e viajei por diversos planetas brandindo meu sabre de luz.

Lego Horizon

Foi então que pensei: por que não jogar Horizon, essa saga que nunca clicou comigo, de outra forma? Será que ainda vou torcer o nariz? Ainda bem que mordi a língua, e vou contar para vocês minhas primeiras impressões sobre LEGO Horizon Adventures a partir de agora!

Horizon para um novo público

Como na maioria dos jogos LEGO baseados em franquias de filmes, a premissa aqui não é diferente. A história do jogo é inspirada nos dois sucessos da Sony, Horizon Zero Dawn e Horizon Forbidden West. Encontrada ainda bebê em uma gruta por Rost, Aloy cresce tentando descobrir sua origem em um mundo onde os animais foram extintos, substituídos por perigosas máquinas.

A primeira frase do jogo já arranca boas risadas, com o narrador nos contextualizando no universo de LEGO Horizon: um mundo sem TV, smartphones ou redes sociais, apenas a natureza — que, segundo ele, não é nada chata — e, claro, dinossauros robôs. Durante a uma hora de gameplay a que tivemos acesso, esse foi o tom constante em todas as falas dos personagens, até mesmo em momentos de extrema tristeza dos jogos originais. Vale lembrar que tudo está dublado e legendado em português.

A essência de Horizon continua ali

Uma das coisas que me incomodavam ao jogar Horizon era o sistema de procurar falhas nos inimigos para enfraquecê-los. Pessoalmente, eu não gostava da mira, mesmo sendo uma das mecânicas importantes do gameplay. Em LEGO Horizon Adventures, esse elemento não só está presente, como também o Foco (o aparelho de realidade aumentada da antiga civilização). Assim como nos jogos originais, o Foco te ajuda a encontrar os pontos fracos dos inimigos, facilitando abatê-los. Uma das partes mais engraçadas da gameplay é o motivo pelo qual todos os personagens podem usar o aparelho.

Diferente de alguns jogos LEGO, em LEGO Horizon você pode evoluir o nível do seu personagem, ganhando atributos automáticos que melhoram o gameplay (como armas mais fortes ou aumento de vida). Além disso, cada fase desbloqueia poderes específicos que podem ser usados nas fases seguintes. Desde habilidades mais comuns, como o pulo duplo, até as mais absurdas, como um vendedor de cachorro-quente que arremessa lanches explosivos nos inimigos. Tudo é possível.

Novo LEGO, velhos hábitos

Nessa hora de gameplay, foi possível perceber que LEGO Horizon não será um mundo aberto como LEGO DC Villains ou LEGO Marvel Super Heroes. Ele seguirá o estilo dos jogos mais antigos da franquia, onde você acessa as fases através de um hub, baseado no universo da série. Eu pude explorar o hub da floresta e ver, ao fundo, um hub de deserto. À medida que você desbloqueia itens no jogo, também será possível personalizar completamente o hub, com casas, cores e até temas de outras franquias, como LEGO Ninja e LEGO Worlds.

Lego Horizon

E, claro, a customização dos personagens também está presente, agora com ainda mais possibilidades. Assim como nos brinquedos, é possível trocar o torso, a cabeça e o cabelo do seu personagem. Se quiser jogar com uma Aloy bombeira ou um Varl taxista, fique à vontade! Já foi anunciado que skins de Ratchet e Clank, Sackboy e outros trajes da saga estarão disponíveis. É só uma questão de tempo até que Uncharted ou God of War também apareçam no jogo, ou quem sabe, em um título próprio.

Será que faz sucesso?

A saga Horizon, entre as franquias exclusivas da PlayStation, é uma das mais novas, tendo surgido apenas em 2017. Isso nos leva à questão: "Por que fizeram um LEGO Horizon e não um LEGO Uncharted, LEGO Ratchet & Clank ou até mesmo um LEGO God of War, que têm muito mais jogos?" Talvez nunca tenhamos essa resposta, mas meu palpite é que estão testando terreno. Afinal, se LEGO Horizon der certo, as outras franquias provavelmente também terão sucesso.

Não sei se foi isso que levou a PlayStation a apostar na saga da Aloy, mas, falando como alguém que não é fã de Horizon, posso dizer com tranquilidade: essa uma hora de gameplay me deixou com vontade de voltar atrás e reavaliar minha opinião. Fiquei curioso para saber mais sobre o universo e comparar as mudanças em relação aos jogos originais. Será que o Rost será um bobão, como no LEGO? Será que vou perder a noção do tempo enquanto jogo cachorro-quente explosivo em alguma máquina feita de bloquinhos?

Só vamos descobrir no dia 14 de novembro de 2024, data de lançamento do jogo, que estará disponível para PlayStation 5, PC e Nintendo Switch.

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