CEO da Arc System Works fala sobre jogo de One Piece e colaborações na BGS 2024

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Imagem: Divulgação/Arc System Works

A Brasil Game Show contou pela primeira vez, em 2024, com a participação da Arc System Works com um estande dedicado para que os fãs pudessem experimentar alguns dos lançamentos da empresa. E para acompanhar tudo de perto, até mesmo o CEO da companhia, Minoru Kidooka, visitou o Brasil para conversar com a imprensa e simbolizar essa aproximação do mercado nacional.

A desenvolvedora é conhecida sobretudo pelo seu trabalho em jogos de luta com estética de anime, incluindo propriedades como Guilty GearBlazblue. Nos últimos anos, porém, o estúdio trabalhou com outras marcas mundialmente populares como Dragon Ball e Granblue Fantasy na tentativa de enriquecer seu portfólio.

Falando com exclusividade ao Voxel, o executivo deu detalhes de como a empresa decide as suas colaborações, além de comentar sobre a importância do mercado brasileiro e até mesmo a possibilidade de trabalhar com One Piece no futuro — que é um dos pedidos mais recorrentes da comunidade. Confira:

Bruno Magalhães, redator do Voxel, e Minoru Kidooka, CEO da Arc System Works, durante a Brasil Game Show 2024Bruno Magalhães, redator do Voxel, e Minoru Kidooka, CEO da Arc System Works, durante a Brasil Game Show 2024Fonte:  Reprodução/Bruno Magalhães 

CEO da Arc System Works fala de parceria com Dragon Ball

Apesar das suas três décadas de existência e franquias proprietárias, é muito difícil desvincular o sucesso recente da Arc System Works do seu trabalho em jogos como Dragon Ball FighterZ e Granblue Fantasy Versus. Segundo Kidooka-san, esse foi um esforço para que não apenas mais pessoas reconhecessem a desenvolvedora, mas também para chamar a atenção de outras companhias para oportunidades de negócios.

"Dragon Ball é uma propriedade intelectual gigantesca e de apelo global, e na ocasião realmente queríamos que mais pessoas conhecessem a Arc System Works. Por isso, pensamos que essa IP seria a melhor forma de fazer isso", explica o CEO. "Nós também pensamos em coisas que não conseguimos fazer, então tentamos nos conectar com empresas que têm condições de fazer aquilo que nos falta, então é assim que decidimos [as nossas colaborações]", acrescenta.

"Não importa aonde você vá, as pessoas reconhecem Dragon Ball. E por causa disso, também nos reconhecem como as pessoas que fizeram o jogo de Dragon Ball. Somos muito gratos, mas para além disso, companhias que não teriam conexão ou jamais trabalhariam conosco acabam nos reconhecendo e isso torna muito mais fácil de começar uma comunicação", diz Kidooka-san.

Existe a possibilidade de um "One Piece FighterZ"?

A conversa, então, encaminhou-se para a relação do estúdio com a Bandai Namco, que é a responsável por vários jogos licenciados de animes populares. Atualmente, ela é a responsável por publicar Guilty Gear Strive na Europa, e Kidooka-san deixou claro que ambas as empresas conversam constantemente, além de dizer que a Arc System Works está muito disposta a trabalhar com a Bandai Namco em um novo projeto.

"O que podemos dizer é que estamos conversando constantemente [com a Bandai Namco], os times de desenvolvimento interagem entre si. E claro, eles publicam o Guilty Gear na região da Europa. Há muitas coisas que acabamos discutindo internamente e trabalhando juntos", explica o executivo.

"Nós somos uma empresa pequena e fazer coisas como Dragon Ball FighterZ é algo que só foi possível por meio dessa comunicação. Talvez uma conversa sobre algo acabe indo para outra coisa e oportunidades surgem daí. Então, se tivermos a chance de trabalhar com eles novamente em outro projeto, seja ele qual for, estamos muito dispostos a fazer isso", afirmou.

Quando perguntado especificamente sobre a possibilidade de trabalhar em um jogo de luta de uma "famosa série de piratas", Kidooka-san esboçou um sorriso e foi direto ao ponto: "Pergunte à Bandai Namco [risos]", respondeu.

Arc System Works e Brasil

Na visão de Kidooka-san, o Brasil e o Japão são países que têm uma ótima relação, que já dura mais de cem anos, apesar de estarem tão distantes. Ele também enxerga um sentimento muito próximo quando o assunto é jogos de luta, e ele credita isso a estúdios como a própria SNK, que atuou fortemente no Brasil na década de 90.

"A SNK e outras companhias trouxeram jogos de luta [ao Brasil] a cada ano e essencialmente fomentaram uma comunidade e cultura. A Arc System Works finalmente veio ao Brasil e percebemos essa paixão [por jogos de luta], e entendemos que temos de fazer parte disso também", comentou.

Por fim, Kidooka-san deixou claro que quer continuar entendendo a comunidade brasileira e fazendo jogos divertidos para que mais brasileiros possam se interessar. Isso já começou com o lançamento de uma atualização para localizar Guilty Gear Strive para o português do Brasil em 2025, além do suporte contínuo a eventos de eSport no circuito competitivo oficial.

"Queremos melhorar a nossa comunicação e colocar esforços para que os brasileiros pensem mais frequentemente na Arc System Works. Com certeza estaremos de volta e pedimos para que compartilhem conosco quaisquer comentários e dúvidas para que possamos saber a melhor forma de atendê-los. Dizemos isso bastante, mas somos uma empresa pequena e trabalhamos apenas em um projeto por vez, mas estamos empolgados e pedimos o seu suporte", concluiu.

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