Os últimos dois anos foram brutais para a indústria de games — e, aparentemente, nem a Bandai Namco escapou de uma onda de demissões. Segundo rumores que circulam nas redes, a gigante japonesa estaria tentando lidar com a "demanda fraca" cortando empregos e cancelando jogos.
De acordo com as informações do Bloomberg, as rígidas leis trabalhistas do Japão estariam impedindo uma demissão em massa na publisher, que apelou para métodos "tradicionalmente japoneses" na intenção de forçar uma situação para os funcionários saírem voluntariamente.
De acordo com o relatório, isso envolve enviar os funcionários para "salas de expulsão", ou "oidashi beya", onde não recebem nada para fazer e são pressionados a encontrar emprego rapidamente em outro lugar — ou então ter sua indenização reduzida devido à falta de produtividade enquanto estão nessa suposta sala de expulsão.
Bandai Namco estaria demitindo funcionários e cancelando projetos, segundo o Bloomberg.Fonte: Bandai Namco
O Bloomberg afirma que a Bandai enviou cerca de 200 funcionários para essas salas desde abril deste ano — com cerca de 100 deles deixando suas funções na empresa até o momento. Aparentemente, esse número pode aumentar nos próximos meses.
Bandai Namco também cancelou jogos das franquias One Piece e Naruto
Em declaração ao Bloomberg, a própria Bandai Namco negou ter pressionado funcionários a saírem voluntariamente, mas confirmou o cancelamento de dois jogos em desenvolvimento e revelou que alguns funcionários estão esperando para trabalhar nos próximos projetos. Esses títulos seriam das franquias Naruto e One Piece.
Jogos das franquias Naruto e One Piece foram engavetados pela Bandai Namco.Fonte: ScreenRant
"Nossas decisões de descontinuar jogos são baseadas em avaliações abrangentes da situação", disse a Bandai Namco ao Bloombeerg. "Alguns funcionários podem precisar esperar um certo tempo antes de serem designados para o próximo projeto, mas nós avançamos com as designações conforme eles surgem. Não há nenhuma organização como uma 'oidashi beya' na Bandai Namco Studios projetada para pressionar as pessoas a saírem voluntariamente".
Um jogo que havia sido encomendado pela Nintendo também foi supostamente arquivado. Em novembro do ano passado, a empresa japonesa criou uma nova equipe interna que se concentraria principalmente em trabalhar em projetos encomendados pela casa do Mário.
DBZ Sparking Zero vendeu 3 milhões de cópias apenas no primeiro dia
A "demanda fraca" que teria ocasionado as demissões na Bandai Namco acabaram caindo por terra, já que Dragon Ball Sparking Zero vendeu 3 milhões de unidades em apenas 24 horas de disponibilidade nas plataformas — o que, certamente, é um número de muito respeito.
"Acreditamos que esses resultados foram alcançados por meio de uma gama maior de fãs jogando o jogo do que nunca, por meio de medidas de marketing adaptadas às características de cada região", explicou o presidente e CEO da Bandai Namco, Nao Ugagawa.
"Isso inclui uma turnê na América do Norte e participação em eventos de jogos na Europa, América do Sul e Ásia em colaboração com os escritórios do grupo no exterior, que estão localizados em mais de 30 países e regiões. Acreditamos que esses resultados são o resultado de nossos esforços para atrair uma gama maior de fãs do que nunca", concluiu o executivo.
Já está jogando DBZ Sparking Zero por aí? Comente suas impressões sobre o game nas redes sociais do Voxel!
Categorias