Unrailed 2 é a sequência de um dos jogos mais divertidos já lançados nos últimos anos. Ele traz uma premissa simples, de levar um trem de um ponto a outro do cenário, mas cuja execução é tão caótica que faz com que amizades sejam desfeitas durante as partidas multiplayer.
O título será lançado no dia 7 de novembro para PC. E o Voxel teve a oportunidade de conferir uma prévia, em acesso antecipado, desse que tem tudo para ser um dos jogos mais divertidos de 2024. Confira o nosso preview!
Jogabilidade caótica como o povo gosta
O game mantém praticamente a mesma jogabilidade que consagrou o título anterior. Para quem não sabe, em Unrailed é preciso construir trilhos para levar um trem até o ponto final de um cenário. Só que para isso, será necessário colher recursos, como pedra e terra, para gerar os trilhos, e passar por uma série de obstáculos. E à medida com que você avança no jogo, mais e mais desafios são impostos nas partidas, promovendo um verdadeiro caos, mas que no fundo é a grande cereja do bolo.
Tudo isso é feito de uma forma frenética, onde é preciso estar atento o tempo todo. Além disso, por mais que você tenha em mente uma estratégia de sucesso, saiba que ela não durar muito, já que as fases mudam bastante, e muitas são geradas de forma aleatória, ou seja, a cada nova jogada, elas trazem diferentes obstáculos, posicionamentos, etc.
Unrailed 2 traz a mesma jogabilidade caótica e divertida do primeiro gateFonte: Steam
Por exemplo, uma das minhas principais estratégias foi a de espalhar pedras e madeiras ao redor dos trilhos, depois que utilizei uma habilidade para que o trem recolha tudo automaticamente nas proximidades, e posteriormente gere os trilhos rapidamente. Entretanto, coincidência ou não, as fases seguintes traziam apenas caminhos viáveis sobre as águas, e longe de onde era recolhida a matéria prima, me obrigando a pensar em um novo "plano infalível”.
Por mais que eu fosse tomado momentaneamente por uma frustração, ao mesmo tempo pude notar o quanto o jogo é eficaz em não deixar que tudo caia em uma mesmice.
E por falar em habilidades, há um leque muito maior de opções, que podem ser adquiridas com pregos, que são a moeda do jogo. Por conta disso, vale muito optar por se arriscar em fases cujo prêmio é maior, já que a dificuldade, embora se apresente como maior, no fim das contas não é tão desafiadora assim. A não ser que você esteja em uma batalha contra um chefe de fase.
Sim, em Unrailed 2 você terá que encarar algumas criaturas gigantes durante o seu progresso, como por exemplo minhocas e aranhas. Nesse momento o caos fica ainda maior e mais divertido, já que além de encarar os desafios normais do cenário, você precisa se preocupar com a ameaça. E não tem problema se na maioria das vezes você não conseguir passar de primeira, afinal, você certamente não será o único.
E por fim, vale ressaltar o divertido editor de níveis. Nele, você pode criar um cenário do zero para ser encarado sozinho ou com outros jogadores. E vale ressaltar a facilidade que ele permite criar essas fases. Em poucos minutos, você consegue criar ambientes repletos de desafios, sem ter que recorrer a ferramentas mais avançadas. Um elemento que amplia o fator replay de um game onde esse é justamente um dos seus pontos altos.
Os chefes são a grande novidade de Unrailed 2Fonte: Steam
Não foi feito para jogar sozinho
Unrailed 2 é de longe um game pensado para que você possa jogar com outras pessoas. Tanto que, caso você opte por se arriscar em uma aventura solo, há uma espécie de bot para lhe auxiliar. Com ele, você pode enviar ordens para, por exemplo, focar na coleta de recursos naturais, ou na progressão dos trilhos.
Entretanto, mesmo assim o game não tem metade da graça de quando é jogado com amigos. A começar pela forma com que ele exige uma organização das tarefas. Além do exemplo de estratégia citado anteriormente, você em muitos momentos precisa que cada um membro da equipe tenha uma única função para ajudar na conclusão da fase. Sendo assim, um integrante pode ser responsável pela coleta, outro por cuidar da manutenção do trem, outro para adicionar os trilhos, e um outro para abrir caminho, ou dar suporte para outro quando necessário.
Unrailed 2 é voltado para o gameplay multiplayerFonte: Steam
Isso tem um grau maior quando há um confronto contra os chefes, onde impera o caos e na maioria das vezes não é possível impor uma função única para cada um. Se não bastasse, também é possível duelar contra outras equipes no modo 4 Vs. 4., Como o nome sugere, nele você desafia um outro time, onde vence quem conseguir levar um trem primeiro do que o outro.
No fim das contas, não considero um ponto negativo, pelo contrário, se você busca algo com um multiplayer tão divertido como Overcooked 2 e Fall Guys, Unrailed 2 é uma excelente opção. Mas se você é daqueles que prefere jogar tudo sozinho e por conta própria, talvez o game não seja tão agradável dessa forma.
Visual que divide opiniões
O jogo continua trazendo gráficos pixelados que podem até mesmo ser confundidos com os de Minecraft. Vendo pelo lado positivo, isso faz com que o game rode em mais PCs, pois não exige um hardware tão poderoso, e não ocupe tanto espaço, já que a versão utilizada em nossos testes ocupou apenas 418 MB.
Ele também traz um agradável sistema de personalização dos trens e de seu personagem. Além de escolher qual animal você quer jogar, também é possível customizá-lo com roupas e acessórios. Pode parecer um tanto bobinho, mas aos poucos você vai querer controlar um boneco cada vez mais estiloso.
Já pelo lado negativo, ainda sim há quem possa torcer o nariz por conta do visual simples e pixelado. Entretanto, o que pesa mais é a forma com que ele é utilizado para criar a ambientação do jogo, atrapalhando muito a visão em diversos momentos.
Unrailed 2 traz gráficos que lembram os de MinecraftFonte: Steam
Por exemplo, não é difícil você perder uma ferramenta ou item por conta dos elementos sobrepostos na tela, como recursos, trilhos, e o próprio trem. Nessas horas, é preciso perder um tempo, que pode ser vital, rodando o cenário em meio a pilhas de pixels. Além disso, há também a questão da proximidade, onde os personagens, mesmo direcionados a um item, acabam pegando outro já que não há uma precisão nesse movimento.
A solução não é colocar gráficos realistas ou algo do tipo. Ela poderia ser bem mais simples, com um ambiente mais espaçado, ou itens e elementos que são utilizados com um maior destaque na tela.
Para completar, os menus são muito confusos para um jogo que visa atingir também o público infantil. A exigência de ter que movimentar o seu personagem para comprar itens, ou até mesmo escolher o próximo cenário, é um tanto desnecessária e mais atrapalha do que ajuda. Sendo assim, o game poderia ter feito o básico e simplificado a vida de muita gente.
Unrailed 2 traz menus que poderiam ser menos complexosFonte: Steam
Vale a pena?
Unrailed 2 é aquele típico jogo que fica na sua biblioteca para ser usado toda vez que você se reúne com seus amigos. Ele traz uma jogabilidade multiplayer viciante, que pode facilmente colocá-lo nas listas dos mais divertidos do ano. Entretanto, muito dessa diversão vai por água abaixo no modo solo que, mesmo com a inclusão de bots, ainda sim é limitado e sem a mesma graça.
Em relação ao jogo anterior, a inclusão de novos itens e habilidades caiu como uma luva, mas nada supera os chefes de fases que, por mais que pudessem parecer uma ideia louca, são o grande atrativo do novo game, que tem tudo para repetir o sucesso do primeiro.