Anunciado durante um grande evento do Xbox este ano, Life is Strange Double Exposure ganhou a atenção de muitos fãs da franquia e gerou debates por dois motivos. Primeiro, sua temática: o jogo traz novamente a icônica Max Caulfield, do primeiro game, como sua protagonista, agora mais velha e em um ambiente universitário.
Segundo, por causa de seu lançamento: enquanto o jogo completo, dividido em cinco episódios, chega no dia 29 de outubro, Double Exposure traz dois capítulos adiantados para quem comprar a versão Deluxe do game. O bônus para quem paga mais caro acabou gerando controvérsia, já que os spoilers da história podem acabar aparecendo na internet com duas semanas de antecedência.
A Square Enix nos enviou o acesso antecipado desses dois capítulos no PC e, felizmente, temos boas notícias sobre esses dois principais pontos. Além de Double Exposure marcar um retorno triunfal para Max, o jogo também funciona bem com seu formato episódico, que fomenta teorias da comunidade - algo que movimenta toda a franquia Life is Strange.
Max retorna com gráficos melhores
Começando pela parte técnica, já podemos adiantar que Double Exposure agrada aos olhos e aos ouvidos. O novo Life is Strange traz um belo salto gráfico em comparação aos títulos anteriores, misturando tons cartunescos com visuais realistas e repletos de profundidade.
Aqui, o grande destaque fica para as animações faciais, que eram um problema gigantesco no jogo original da franquia. Agora, podemos ver Max e outros personagens se expressando muito bem, e com a sincronia labial da dublagem funcionando perfeitamente — sem vozes em português brasileiro, mas com legendas no idioma.
Life is Strange Double Exposure traz belos gráficos feitos na Unreal Engine
A região da Universidade de Caledon, o local onde o jogo se passa, também conta com belas paisagens, que estão deslumbrantes em PCs de ponta e funcionam bem até no Steam Deck. Tudo isso vem acompanhado de uma trilha sonora caprichada, marca registrada da franquia da Square Enix, e uma dublagem em inglês de qualidade, garantindo imersão na história.
Narrativa centrada em mistério e reviravoltas com novos poderes
Na parte da história, não vamos trazer spoilers por aqui, mas já é possível ter uma ideia do caminho seguido por Double Exposure apenas pelos materiais divulgados pela Square Enix. O jogo acompanha Max cerca de 10 anos depois dos eventos do primeiro jogo, em uma universidade.
Após muito tempo sem usar os poderes de voltar no tempo, ela acaba descobrindo que pode viajar entre realidades paralelas depois de uma tragédia: a morte de sua amiga Safi, que foi assassinada. Repleta de escolhas, a história acompanha a protagonista tentando descobrir quem é o assassino e como evitar que ele ataque novamente na realidade em que Safi está viva.
O destino de Safi é o grande ponto central da história de Life is Strange Double Exposure
Os dois primeiros episódios basicamente servem como uma grande introdução da história, preparando o terreno para grandes reviravoltas. O jogo começa nos apresentando Safi, fazendo com que os jogadores “se apaixonem” pela personagem antes do momento trágico que serve como ignição para a história.
Além disso, no decorrer dos dois primeiros episódios, temos a introdução de personagens que podem ser considerados suspeitos pelo ocorrido com Safi, como o escritor Lucas, a professora Gwen e o assistente Vinh. Aqui, Double Exposure tenta desenrolar um clima de suspense e deixar pontas soltas para instigar os jogadores e a comunidade.
A parte boa é que os dois primeiros episódios, que chegam com antecedência, não possuem grandes revelações sobre a história, servindo mais como um grande alicerce para as grandes revelações que chegarão nos episódios finais em 29 de outubro. No entanto, para quem preza por surpresas, a dica é ficar longe da internet nos próximos dias.
Gameplay com novos poderes e muitas homenagens
Na parte da jogabilidade, a grande novidade está no poder de transitar entre realidades de Max. Enquanto a base do jogo ainda é explorar ambientes e fazer escolhas, agora você precisa resolver problemas pulando entre duas linhas do tempo simultâneas.
Max consegue transitar entre os planos graças a rasgos na realidade, que sempre estão posicionados em lugares estratégicos para a resolução de quebra-cabeças. Na maioria do tempo, a mecânica funciona muito bem, mas algumas partes do gameplay nos dois primeiros episódios acabam quebrando um pouco da imersão.
Quer um exemplo? Em um determinado momento, Max precisa alcançar um objeto preso na parede de um restaurante na realidade em que Safi está morta. Para isso, o gameplay te obriga a trocar para a linha do tempo em que Safi está viva, pegar uma pequena escada, voltar para a linha do tempo original com o objeto “no bolso” e finalmente alcançar o item.
No fim das contas, não seria mais simples só puxar uma cadeira e subir em cima dela para alcançar o objeto na parede?! Vez ou outra acabei ficando com esse sentimento durante o gameplay, mas, no geral, a experiência é bem interessante, apesar da confusão mental.
No lado positivo, o jogo traz respostas e integrações com o game original da franquia, permitindo escolher o destino de Chloe e Arcadia Bay, com algumas consequências te acompanhando durante a história. Além disso, toda a experiência com Double Exposure parece um grande fan service para Max Caufield.
Jogadores agora podem escolher entre mais opções de roupas para Max.
O jogador agora pode escolher mais roupas da protagonista, por exemplo, além de controlar a câmera para capturar certos momentos durante a história. Os colecionáveis também incluem fotos polaroide que podem ser encontradas explorando o cenário, um baita aceno à experiência do jogo original.
Vale a pena?
Após jogar os dois primeiros episódios de Life is Strange Double Exposure, fica claro que o estúdio Deck Nine quer agradar um público específico: os fãs do primeiro Life is Strange. O novo jogo traz belos gráficos e uma história que funciona muito bem como a aguardada sequência da história de Max Caufield.
Felizmente, o estúdio acertou a mão, pelo menos nos dois primeiros episódios, e entrega um fan service de qualidade em Double Exposure. O jogo é perfeito para quem nunca superou a história de Max e aguardava uma sequência por anos.
Por outro lado, se você já não era fã do Life is Strange original, a tendência é que a nova experiência não seja para você. Enquanto os gráficos estão bonitos e o game está mais maduro, tanto em história quanto em gameplay, a essência da franquia segue a mesma. No fim das contas, mesmo com alguns problemas, Double Exposure cumpre o papel que deveria cumprir: ser uma carta de amor aos fãs de Max Caufield.
Dividido em cinco capítulos, Life is Strange Double Exposure chega em 29 de outubro para PC, PS5 e Xbox Series S/X.
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