Sem sombras de dúvida, Silent Hill 2 Remake é um dos lançamentos mais esperados para 2024. E a expectativa não é para menos, já que, além de ser a primeira atualização digna para a franquia desde 2014, sua versão original é um dos jogos de terror mais populares de todos os tempos.
Após uma polêmica campanha de marketing, a Konami parece ter acertado a mão e reconquistado a atenção do público que, surpreendido, aceitou bem o último trailer narrativo inspirado no clássico de 2001.
Agora, apesar da boa-fé, muitos jogadores se perguntam se Silent Hill 2 Remake vale o investimento de R$ 350 — ou se até mesmo devem jogar a versão inicial antes de se aventurar novamente pela nebulosa cidade.
Pensando nisso, o Voxel listou tudo que você deve saber antes de jogar Silent Hill 2 Remake; confira!
Remake de Silent Hill 2 está fiel ao jogo original
Quando a Bloober Team foi confirmada como desenvolvedora de Silent Hill 2 Remake, muitos fãs ficaram desapontados, e até preocupados, com o possível resultado. Muito disso se deu pelos últimos projetos publicados pela equipe, além do temor de que ela suavizaria ou não saberia lidar com muitos dos temas complexos da trama.
No entanto, durante uma entrevista com a Famitsu, um dos produtores da franquia Silent Hill, Motoi Okamoto, confirmou que o caso era bem diferente. Segundo ele, alguns dos membros da Team Silent, presentes na produção do Silent Hill 2, eram os que mais desejavam mudanças maiores no enredo. Entre eles, estavam o diretor de arte Masahiro Ito e designer de áudio Akira Yamaoka.
Okamoto comenta: "Foi graças às opiniões da Bloober Team, que são grandes fãs do jogo original, que o remake é altamente fiel ao original". Ele ainda explica que se o jogo fosse inteiramente produzido no Japão, seria bem diferente: "Os criadores de jogos não querem fazer a mesma coisa duas vezes. Acho que, como criadores originais, eles tinham muitas partes que queriam mudar".
Com o devido esclarecimento da própria produção, até os fãs mais puristas de Silent Hill 2 Remake podem ficar mais tranquilos. Se as palavras de Okamoto, porém, não forem suficientes, basta conferir os últimos trechos liberados recentemente para notar tamanha fidelidade entre as obras.
Silent Hill 2 Remake terá uma interface ajustável
Durante a primeira apresentação de jogabilidade de Silent Hill 2 Remake, uma das coisas que mais chamou atenção dos fãs foi a interface de usuário — indicações de itens, vida e até mesmo Quick-Time-Events. Comparada com o primeiro jogo, a mudança não agradou em nada, já que quebra a imersão e "simplifica" parte do mistério em ficar perdido pela cidade.
Primeiro trailer de Silent Hill 2 Remake trouxe Quick-Time-Events.Fonte: Konami, PlayStation
Felizmente, a Bloober Team confirmou que esses elementos poderão ser desligados por completos e serão opcionais. Para quem preferir a experiência mais imersiva, as indicações do que fazer serão observadas no design de som e nas animações do protagonista.
O gráfico, as animações e o combate estão melhorados
No mesmo trailer inicial, os espectadores também notaram que algumas cenas e animações pareciam meio "crus ou brutas", causando uma sensação de que o jogo não estaria polido. Segundo a Bloober Team, esse trecho já estava datado há cerca de um ano quando foi liberado pela Konami, e não representava bem o progresso feito pelos desenvolvedores.
Confira o trecho em questão:
Essa evolução, tanto em tom quanto em polimento nos gráficos e animações, pôde ser observada no material mais recente publicado sobre Silent Hill 2 Remake. No último trecho, foi possível conferir o visual de novos personagens, e como eles se parecem bastante com o jogo original — em alguns casos, sendo até mais fiéis ao design projetado, como o caso de Angela.
Há um filme sobre Silent Hill 2 em produção
Com tanta repercussão sobre o jogo, fica fácil esquecer que Silent Hill 2 está prestes a ganhar uma adaptação para as telonas. Batizada de "Return to Silent Hill", a obra terá inspiração no clássico de PlayStation 2, mas deve priorizar elementos canonizados no filme da franquia de 2006. Dessa maneira, a essência da trama de James Sunderland estará presente, mas deve tomar caminhos bem diferentes.
Para o alívio de muitos espectadores que assistiram Silent Hill: Revelações, o novo filme também será dirigido por Christophe Gans — mesmo diretor do filme original. Assim, é possível ao menos esperar um material criativo que honre os temas da história original.
Return to Silent Hill está previsto para este ano, mas ainda não possui data de estreia revelada; confira o trailer!
Silent Hill 2 Remake é um exclusivo temporário
Confirmando as suspeitas de muitos jogadores, Silent Hill 2 Remake é um exclusivo temporário da Sony. Ou seja, nos consoles, o título estará disponível apenas no PlayStation 5 até o dia 8 de outubro de 2025 — restrição que deve durar ao menos um ano. A exceção, como de costume, fica para o PC, que receberá a estreia simultânea.
Inclusive, o tema foi motivo de polêmica nas últimas semanas, após o CEO da Bloober Team, Piotr Babieno, ter afirmado que precisou "pressionar" a Konami para Silent Hill 2 Remake chegar ao PC. Eventualmente, ele declarou que sua afirmação foi descontextualizada e mal-interpretada, alegando que tanto a Konami quanto a PlayStation entendiam a relevância econômica da Steam desde o princípio.
Silent Hill 2 Remake será maior e terá novos finais
Recentemente, respondendo a alguns fãs, o Diretor Criativo e Designer Líder da Bloober Team, Mateusz Lenart, confirmou que Silent Hill 2 Remake será bem maior que o original — e terá surpresas para os colecionistas! Segundo ele, a primeira campanha deve durar entre 16 a 18 horas, com possibilidade de ultrapassar 20 horas de jogabilidade para encontrar todos os segredos.
Lenart também confirmou que todos os finais clássicos estarão presentes, mas adiciona que há um "Novo Jogo+" com algumas novidades. Considerando a afirmação, pode-se esperar pelo menos quatro finais principais e dois finais "piada", que se tornaram marca da franquia.
E você, está animado para jogar Silent Hill 2 Remake? Conte nas redes sociais do Voxel!
Compre o Jogo Silent Hill 2 Remake
Fontes