A Ubisoft tem vivido alguns dias difíceis recentemente. Tudo começou com o fracasso comercial de Star Wars Outlaws, levando ao estopim para a publisher rever seu modelo de lançamentos. Consequentemente, isso acabou afetando até a estreia de Assassin's Creed Shadows, que foi adiada para o ano que vem — resultando numa forte queda nas ações da empresa.
- Leia também: Ações da Ubisoft despencam após adiamento de Assassin's Creed Shadows e fracasso de Star Wars Outlaws
Como a gigante francesa perdeu mais da metade do seu valor de mercado só esse ano, a Tencent e a família Guillemot, que são responsáveis por 9,9% e 14% de participação na Ubisoft, respectivamente, estão cogitando tornar a publisher uma empresa privada.
Ubisoft pode se tornar uma empresa privada
Segundo as fontes do Bloomberg, o conglomerado chinês e a Guillemot Brothers Ltd estão conversado com diversos consultores na intenção de estabilizar a situação na Ubisoft.
Uma dessas possibilidades discutidas nas reuniões envolveria uma parceria para tornar a publisher uma empresa privada — embora as negociações estejam em estágios iniciais e não haja nenhuma certeza no momento. A Tencent e a família Guillemot também estariam considerando outras alternativas, de acordo com o Bloomberg.
Assassin's Creed Shadows foi adiado para o ano que vem.Fonte: Ubisoft
Logo após a queda nas ações com o adiamento de Shadows, a AJ Investments, companhia sediada na Eslováquia que detém menos de 1% da Ubisoft, pediu à administração que tornasse a empresa privada ou a deixasse ser vendida para um investidor estratégico.
Em carta aberta, a AJ Investiments pediu ao conselho que considerasse tornar a empresa privada e que substitua o atual CEO, Yves Guillemot. Além disso, o investidor também sugeriu que a Ubi "implementasse um programa abrangente de redução de custos e otimizasse os níveis de pessoal para serem mais comparáveis aos líderes do setor", visando aumentar o foco nas IPs principais.
Skull and Bones teria custado uma fortuna para os cofres da Ubisoft
Skull and Bones teve um caminho espinhoso até chegar aos consoles e PC em fevereiro deste ano. O desenvolvimento começou em 2013, mas o anúncio oficial só aconteceu em 2017 — e até a sua estreia, o game de piratas passou por pelo menos uma reinicialização na produção, seis adiamentos e uma troca de diretores.
Além de ter tido uma produção problemática, Skull and Bones também foi um fiasco comercial para a Ubisoft.Fonte: Ubisoft
Agora, segundo informações do youtuber Endymion, a Ubisoft teria gastado entre US$ 650 milhões e US$ 850 milhões com a produção de Skull and Bones. Nada foi confirmado oficialmente, mas considerando a situação fiscal da empresa atualmente, é bastante provável que essa informação seja verídica.
Qual sua opinião sobre a possível venda da Ubisoft? Quem deveria adquirir a publisher? Comente nas redes sociais do Voxel!