Anunciado durante o The Game Awards do ano passado, The First Berserker: Khazan chamou atenção pelo seu visual estilizado. O título mistura a base de um RPG de Ação com elementos soulslike, sendo ilustrado com uma estética levemente influenciada por traços animados. A convite da desenvolvedora, o Voxel testou uma versão ainda em desenvolvimento do jogo — e ficamos bastante satisfeitos!
A seguir, detalhamos nossas primeiras impressões de The First Berserker: Khazan, em que pudemos jogar as três primeiras missões iniciais no PC. Vale lembrar que, por se tratar de uma versão de testes, alguns detalhes podem mudar até o lançamento oficial, mas já é possível ter uma boa noção do que esperar!
Fique tranquilo, não o texto evitará spoilers sobre o enredo de The First Berserker: Khazan!
Uma barbaridade de soulslike
Khazan começa em uma nota em movimento; o protagonista, um herói derrotado, está sendo transportado quando é repentinamente surpreendido por uma emboscada. Ele acaba sendo possuído, mas resiste apenas o suficiente para manter sua consciência. Hospedeiro de um poderoso espírito, ele agora possui poderes que podem auxiliá-lo em sua violenta vingança.
Propositalmente misteriosa, a trama inicial revela somente o suficiente para manter o jogador contextualizado e já parte para a ação — algo que deve agradar, e muito, os mais impacientes com longas sequências de CGI. Diferente de outros soulslikes “mais hardcores”, que já situam os primeiros minutos da jogatina com um chefe, The First Berserker: Khazan aposta em um tutorial mais tradicional para apresentar suas mecânicas, reveladas pouco a pouco.
The First Berserker: Khazan tem lançamento previsto para 2025.
E por falar em jogabilidade, o combate é a maior estrela de Khazan. Embora isso seja esperado em jogos do gênero, não é tão raro encontrar dinâmicas de batalha bonitas, mas que facilmente se tornam repetitivas. Felizmente, não é o caso deste título, que aposta em uma menor variedade de armas para entregar movimentos mais caprichados e afiados. Dessa maneira, os embates são fluidos e muito satisfatórios no visual, marcando os inimigos com sangue e feridas a depender da intensidade.
Nesta versão, foi possível experimentar quatro variedades de armamento: uma espada gigante, espada e machado, uma lança e um conjunto de espadas. Como de costume, cada um dos tipos muda a frequência da jogabilidade, que no geral costuma ser bem acelerada e visceral. Os movimentos de ataque são bem individuais e possuem bastante personalidade, ainda contando com habilidades extras de uma árvore de talentos.
E, afinal, como funciona o combate de Khazan?
Bebendo da fonte dos soulslikes tradicionais, o combate de Khazan é baseado no gerenciamento de “stamina”. Cada ação “cansa” o personagem, diminuindo sua barra de energia gradativamente. Quando ela se esgota e o personagem é atingido por um ataque, ele entrará em um estado de “exaustão”, que o deixará vulnerável a ataques — como uma quebra de postura ou atordoamento. O interessante é que a mecânica também vale para inimigos e até mesmo chefes.
Na ofensiva, essa mecânica pode ser aproveitada junto de técnicas de precisão, os famosos “parry” ou “aparar”. Também é possível realizar deflexões e contra-ataques contra golpes específicos — na prática, tudo isso serve para “cansar” o inimigo mais rapidamente. Com o inimigo vulnerável, é possível executar um ataque mais poderoso e letal.
A princípio, durante o trecho experimentado, sentimos que The First Berserker: Khazan faz uma seleção precisa sobre o que deseja se arriscar. Nesse viés de pensamento, o jogo acerta em realizar a simplicidade com elegância, criando um combate familiar, mas imediatamente intuitivo e empolgante.
Familiar, mas original
Logo pela introdução, é possível identificar algumas inspirações de Khazan, que vão desde o clássico Berserk de Kentaro Miura, aos jogos de Castlevania — sim, você não leu errado. Naturalmente, me refiro a questões visuais, especialmente a atmosfera gótica e sensação de estar em um mundo decrépito e tirânico. Essa sensação é passada, especialmente, por detalhes nas carruagens, armaduras, armas e pequenas dicas nos diálogos.
O jogo possui belos gráficos e ambientação.
Essa mistura, apesar de familiar, é bastante original em sua execução. Diferente de outros lançamentos recentes do gênero, The First Berserker: Khazan não se apresenta como mais um RPG de Ação com gráficos realistas da Unreal Engine. Claro, há uma pegada que inclina para o realismo, mas nunca dispensando o toque artístico que se propõe entregar. Somado à atmosfera, esse estilo funciona muito bem para ambientar o jogador, embora alguns trechos do mapa inicial pareçam ligeiramente repetitivos e lineares.
Vale esperar o lançamento de The First Berserker: Khazan?
Se você é fã de RPGs de Ação, e já quis experimentar algum soulslike, com certeza vai curtir The First Berserker: Khazan. Além de desafiador, o título oferece uma jogabilidade acessível e com uma boa curva de aprendizado. Além disso, há bastantes momentos narrativos, dispensando conferir a descrição de cada item no caminho — a propósito, não é uma crítica, nós adoramos os jogos da From Software!
De todo modo, The First Berserker: Khazan ainda não possui uma data confirmada de lançamento. Entretanto, a Nexon já confirmou com o jogo deve chegar no início de 2025 no PC, PlayStation e Xbox.
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