Por Thiago Tieri.
Os gráficos dos jogos estão cada vez mais atrativos e cheios de efeitos especiais, tornando as partidas mais realistas e interessantes para os gamers. Por conta dessa evolução, os jogos também exigem equipamentos com tecnologia de ponta, capazes de oferecer uma experiência única aos consumidores que desejam mais velocidade no processamento de dados.
Trocar os HDDs (hard disk) em favor dos SSDs (unidades de estado sólido) não é mais uma questão de “se”, mas de “quando”. A diferença no tempo de carregamento dos arquivos é drástica, com jogos carregando em segundos nos SSDs, enquanto nos HDDs podem demorar mais, já que utilizam discos giratórios e cabeçotes magnéticos para ler e gravar dados, baseando-se em partes mecânicas.
Games ocupam cada vez mais espaço e exigem velocidade
Jogos modernos podem ocupar bastante espaço. É recomendável escolher um SSD com capacidade suficiente para armazenar os jogos favoritos e outros aplicativos. Modelos com 500 GB ou 1 TB são mais comuns para gamers, pois ajudam a melhorar o desempenho ao carregar texturas e mapas do jogo.
Outra questão que pesa na hora de escolher o armazenamento é a velocidade. O desempenho dos SSDs é muito mais rápido, com tempos de acesso e transferências de dados significativamente menores, resultando em inicializações mais rápidas e execução de softwares superior.
Os consoles de nova geração também usam SSDs para acelerar o carregamento dos jogos.
Eles têm maior durabilidade e são resistentes a choques e vibrações, pois não possuem partes móveis e são baseados em circuitos eletrônicos. Além disso, são silenciosos e consomem menos energia, o que pode ser benéfico para laptops e dispositivos móveis. Todos esses benefícios vêm graças à memória flash, similar à utilizada em pen drives, para armazenar dados.
SSDs também são indicados para notebook gamer
Os SSDs também são itens indispensáveis para quem deseja fazer upgrades no armazenamento de computadores e notebooks gamer. Este dispositivo também possui uma versão externa, cuja vantagem é ser portátil e poder ser conectado a videogames, smartphones e PCs. Quem adquire esse modelo tem mais versatilidade para jogar seus games preferidos de qualquer lugar.
Embora a maioria das pessoas jogue em casa, a Pesquisa Game Brasil (PGB) de 2024 apontou que 28% dos entrevistados jogam na casa de outra pessoa, 9,7% no trabalho e 7,9% em arena gamer.
SSDs também são indicados para uso em notebooks.
É importante lembrar que a compatibilidade entre os equipamentos é fundamental. Portanto, é preciso verificar se a placa-mãe do computador suporta a interface do SSD que você deseja comprar. Alguns computadores mais antigos podem precisar de adaptadores ou upgrades de hardware.
Enquanto os HDs ainda são populares por seu custo-benefício em armazenamento de grandes quantidades de dados, os SSDs são preferidos por seu desempenho superior e maior durabilidade. E, já que os gamers procuram justamente esses benefícios em seus PCs e notebooks, o SSD é, sem dúvida, o que há de mais tecnológico moderno no mercado para suprir essa necessidade dos jogadores.
A XPG conta com uma variedade de modelos de SSDs para o mercado gamer. Podemos destacar o SSD XPG GAMMIX S70 Blade, que está disponível em capacidades que variam de 512 GB a 8 TB. Ele possui uma alta taxa de transferência de dados e, além de ser compatível com PCs e notebooks, também é compatível com o PS5.
Thiago Tieri é Gerente de Marketing da ADATA/XPG no Brasil e colunista do Voxel/TecMundo.