Recentemente, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, assinou uma lei para combater as compras "desaparecidas" de jogos digitais, filmes, músicas e e-books. Agora, a legislação forçará as vitrines digitais, como Steam, Epic Games e tantas outras plataformas, a dizerem aos clientes que eles estão apenas obtendo uma licença para usar o game/software em questão — em vez de sugerir que eles são realmente donos do produto.
Conforme relatado pelo The Verge, o novo projeto de lei, que entrará em vigor no ano que vem, proibirá as plataformas digitais de usarem termos como "comprar" — a menos que os clientes sejam explicitamente avisados de que estão pagando por uma licença para um jogo que pode expirar a qualquer momento.
Nova lei da Califórnia obrigará plataformas digitais como Steam e Epic Games a informarem que os jogadores estão comprando apenas uma licença para uso dos jogos.Fonte: Steam
"À medida que as varejistas continuam se afastando da venda de mídia física, a necessidade de proteção ao consumidor na compra de mídia digital se tornou cada vez mais importante", justificou Jacqui Irwin, deputada da Assembleia da Califórnia, em declaração.
"Agradeço ao governador por assinar o AB 2426 [projeto de lei], garantindo que a publicidade falsa e enganosa de vendedores de mídia digital, dizendo incorretamente aos consumidores que eles são donos de suas compras, se torne uma coisa do passado", concluiu Irwin.
Com a nova lei, casos como o de The Crew serão mais transparentes
Diversas empresas grandes da indústria de games tiraram seus jogos do ar nos últimos anos, levando muitos jogadores a questionarem a legalidade de remover o acesso a esses títulos pelos quais pagaram.
Um caso recente que pode ilustrar bem essa nova lei californiana é o de The Crew, game da Ubisoft que se envolveu em uma polêmica recentemente após ter os servidores encerrados em março deste ano.
O primeiro The Crew teve seus servidores encerrados em março deste ano.Fonte: Ubisoft
"Após quase uma década de suporte, descomissionaremos The Crew em 31 de março de 2024", disse a Ubisoft na ocasião. "Entendemos que isso pode ser decepcionante para os jogadores que ainda estão curtindo o jogo, mas é necessário devido à infraestrutura de servidor e às restrições de licenciamento que estão por vir".
Certamente, a decisão tornou o jogo inacessível em todas as plataformas e levantou o debate: os jogadores são realmente donos dos games que compram?
Ubisoft reconheceu o erro alguns meses depois
Bom, no início de setembro, a Ubisoft apresentou um showcase exclusivo para a franquia The Crew, onde também reconheceu as reclamações dos fãs sobre o desligamentos dos servidores do primeiro jogo.
The Crew 2 e The Crew Motorfest não devem passar pelo mesmo problema que o primeiro jogo da franquia.Fonte: Ubisoft
"Queremos reconhecer que alguns de vocês expressaram preocupações sobre o acesso aos jogos The Crew", disse Stéphane Beley, diretora criativa sênior da franquia. "Hoje, queremos expressar nosso comprometimento com o futuro de The Crew 2 e The Crew Motorfest. Atualmente, estamos explorando diferentes soluções e podemos confirmar um modo offline para garantir acesso de longo prazo em ambos os títulos". Mais detalhes na íntegra você confere abaixo!
O que achou da premissa da lei californiana? Comente sua opinião nas redes sociais do Voxel!
Fontes