Os famosos robozinhos de Astro's Playroom finalmente fizeram sua estreia em um jogo de grande porte, divulgação e maior orçamento. Eles já haviam aparecido em publicidades e em jogos que demonstram os recursos do PS5, como o DualSense e o PlayStation VR. Agora, com seu inquestionável carisma reconhecido após essas demos menores, chegou a vez de brilharem em Astro Bot, um dos maiores lançamentos exclusivos do PlayStation 5 no segundo semestre de 2024.
Como já mencionamos em nossa análise completa, Astro Bot é um jogo extremamente carismático e divertido, que presta uma bela homenagem às principais franquias do PlayStation, celebrando o trigésimo aniversário do console este ano. Pensado para que toda a família possa se divertir e relembrar as memórias carinhosas compartilhadas com o console da Sony, o jogo traz uma experiência nostálgica e cativante.
Com o recente interesse da empresa em investir na área de acessibilidade em seus games, a pergunta que fica é: será que Astro Bot é acessível para pessoas com deficiência? Confira a análise completa aqui no Voxel, realizada com uma cópia de imprensa fornecida pela equipe de Playstation Brasil para PS5.
Gostaria de ressaltar que a acessibilidade se aplica de maneira única para cada pessoa. Estas são minhas impressões pessoais do jogo como uma pessoa com baixa visão. Meu objetivo é destacar as opções presentes no jogo que o tornam mais inclusivo.
Interface
Ter uma interface intuitiva e de fácil compreensão é essencial para uma boa experiência em qualquer produto interativo. No caso dos games, temos dois principais tipos de UI para avaliar: os menus fora do gameplay, que mostram as principais opções do produto, e o HUD durante a jogatina, que exibe aspectos como a quantidade de vida do personagem ou a direção a ser seguida para chegar ao objetivo principal.
A intenção de alguns jogos é jogar o player diretamente na aventura, sem muitos empecilhos ou opções que possam tirar a imersão do usuário médio. Isso pode ser interessante para quem não gosta de perder tempo configurando aspectos do jogo antes de começar, mas pode ser frustrante para usuários que dependem de recursos de acessibilidade. Isso se torna ainda mais evidente quando os menus seguem um design minimalista
Captura de tela do PS5 Menu do jogo.
Em resumo, não é possível alterar as opções de acessibilidade sem entrar em áreas de gameplay. De modo geral, isso acaba quebrando a fluidez da experiência de imersão para quem precisa configurar esses recursos. É necessário iniciar uma sessão dentro do jogo para, somente depois, acessar os menus apropriados e mudar as configurações específicas.
Captura de tela do PS5 Menus de acessibilidade do jogoAstro Bot.
Em relação às configurações de acessibilidade, temos apenas uma opção específica que adapta os recursos da HUD do jogo: a ferramenta chamada 'assistência visual'. Essa ferramenta adiciona indicadores visuais para funções de vibração importantes, além de ampliar os elementos da interface na tela, como os indicadores e outros componentes.
Captura de tela do PS5 Cena de gameplay do jogo Astro Bot.
Os recursos da interface, tanto dentro quanto fora do gameplay, são bastante simples e não apresentam nada de especial. De modo geral, não há funções que chamem muita atenção, como alto contraste ou filtros para pessoas com algum nível de daltonismo. As opções não são péssimas, mas são escassas.
Dificuldade
Ter uma boa gama de modos de dificuldade em um game é sempre excelente, pois isso permite que a experiência abranja um número maior de jogadores diferentes. Eu sempre gosto de ressaltar que um jogo fácil não significa necessariamente que ele é acessível. Modos de dificuldade não são recursos voltados diretamente à acessibilidade para pessoas com deficiência, mas, em jogos que são inacessíveis, acabam sendo uma 'gambiarra' para que jogadores PCD tentem jogar títulos específicos.
Cena de gameplay de Astro BotFonte: Captura de tela do PS5
Astro Bot é um game relativamente simples de se jogar, com desafios em alguns momentos específicos, mas que, no geral, não chega a ser punitivo. Mesmo assim, senti falta de um menu para escolher o nível de dificuldade, pois o jogo não oferece opções de desafios diferentes para o jogador. Como é um jogo pensado para um público mais amplo, incluindo crianças e jogadores casuais, esse tipo de opção ajudaria a equilibrar a experiência, especialmente para os novatos.
Controles
As opções relacionadas aos controles talvez sejam as ferramentas de acessibilidade mais completas de Astro Bot. Dentro das poucas opções disponíveis no jogo, essas se destacam, mesmo que ainda apresentem alguns deslizes. Como o jogo serve como um benchmark do PS5 e utiliza muitos recursos do DualSense, como feedback háptico, controle de movimentos e gatilhos adaptativos, é importante considerar que nem todas essas funções são completamente acessíveis para quem tem algum tipo de deficiência motora.
As principais opções de acessibilidade dos controles de Astro Bot são a assistência de inclinação, que substitui o controle de movimentos pelos analógicos; a assistência de câmera, que permite centralizar a câmera pressionando o botão bola e, ao manter o botão pressionado, mover a câmera com o analógico esquerdo; e, por fim, a possibilidade de trocar os eixos dos analógicos horizontal e vertical.
Menus dos controles do jogo Astro Bot.Fonte: Captura de tela do PS5
De fato, é um número razoável de opções para os controles, mas não posso negar que senti falta do remapeamento completo, algo que se tornou básico em muitos jogos recentes e que não encontrei em Astro Bot. Além disso, o jogo não apresenta alternativas para situações em que é necessário manter um botão pressionado, como quando o protagonista deve planar ou puxar objetos.
Atualmente, é um padrão em muitos jogos oferecer essa opção, permitindo que o jogador escolha entre manter um botão pressionado ou apertá-lo uma única vez, com o jogo interpretando que o botão está pressionado, evitando o esforço adicional, especialmente para quem tem algum tipo de deficiência motora.
Vale a pena?
Astro Bot é um jogo bastante carismático e cheio de mecânicas divertidas que podem ser aprendidas de forma simples. Embora apresente algumas opções de acessibilidade, o jogo carece de uma maior abrangência dessas ferramentas. Mesmo com recursos interessantes, como o auxílio visual e o auxílio de câmera, ele deixa de lado funcionalidades básicas, como o remapeamento de controle e filtros para diferentes tipos de daltonismo.
Sendo um jogo da Sony, uma empresa que tem se promovido como apoiadora da acessibilidade, eu admito que fiquei surpreso com a quantidade de opções que encontrei em Astro Bot. Isso é especialmente relevante por ser um exclusivo da marca, que tem como público tanto adultos quanto crianças. No cenário de games, temos poucos jogos que atendem ao público infantil e que também sejam acessíveis, por isso esperava mais deste título.
A aventura é uma boa homenagem aos clássicos que marcaram época para qualquer pessoa que teve um console da Sony, com referências incríveis de jogos modernos e retrô da plataforma. Porém, quando falamos de acessibilidade, o título deixa a desejar, apresentando uma experiência que fica abaixo da média. Isso é ainda mais evidente quando comparamos com jogos mais básicos, que pelo menos atendem ao padrão do que se espera em termos de acessibilidade, buscando trazer mais inclusão ao mundo dos games.
Para mais análises de acessibilidade como essa não se esqueça de continuar acompanhando o Voxel.
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