A Sony finalmente revelou o PS5 Pro na última terça-feira (10), durante um showcase técnico apresentado por Mark Cerny. O novo console da gigante japonesa terá diversos recursos para melhorar a performance dos jogos, como o PS5 Pro Enhanced, que cobrirá mais de 50 títulos no lançamento do aparelho. Porém, parece que a tecnologia não garantirá os 60 FPS em alguns games, apesar das promessas.
Segundo as fontes do The Verge, a Sony estaria pedindo aos desenvolvedores para criarem um novo modo gráfico exclusivo do PS5 Pro em jogos que combine o novo PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), resolução em 4K, 60 FPS e até o ray tracing.
No entanto, os requisitos para que um título seja enquadrado na categoria PS5 Pro Enhanced são muito variados e os desenvolvedores, basicamente, poderão escolher o que desejam melhorar especificamente em seus jogos.
Supostamente, estúdios poderão mudar aspectos específicos dos jogos para se enquadrar na categoria PS5 Pro Enhanced
Isso pode significar, por exemplo, que jogos reproduzidos a resoluções entre 1080p e 1440p com 30 FPS no PS5 comum podem ser melhorados no PS5 Pro para resoluções entre 1280p e 2160p — no entanto, mantendo os 30 FPS. Isso já seria o suficiente para enquadrar o título em questão na categoria PS5 Pro Enhanced.
Além disso, os estúdios também poderão habilitar o ray tracing apenas para conseguir o rótulo — mas sem melhorar a resolução ou a taxa de quadros no processo. Se um desenvolvedor quiser só usar os 60 FPS em vez dos 30 FPS, mas com a mesma resolução, isso também poderá qualificar um título como PS5 Pro Enhanced.
Estúdios terão liberdade em otimizar seus jogos para que recebam o selinho PS5 Pro Enhanced.Fonte: PlayStation
No entanto, a Sony não adicionará o rótulo a jogos que rodam com resolução variável — segundo as fontes do veículo, isso acontecerá apenas em games que melhorem a resolução máxima. Por exemplo: se a resolução mudar de 1440p / 2160p variável para 1800p / 2160p variável, o game não se enquadrará na categoria Enhanced.
Vale lembrar que os requisitos para o selo PS5 Pro Enhanced são parecidos com o que a Sony fez com o PS4 Pro. Certamente, mesmo que isso seja um rumor do The Verge, parece que a gigante japonesa dará liberdade para que os desenvolvedores possam escolher quais aspectos queiram melhorar em seus jogos.
Lembrando que o PS5 Pro será lançado no dia 7 de novembro por US$ 700 — o preço no Brasil ainda não foi confirmado. O que achou da revelação do console? Comente suas impressões nas redes sociais do Voxel!
Fontes
Categorias