Star Wars é uma daquelas franquias que dispensam qualquer apresentação. Apesar de não estar em sua melhor fase, a obra de George Lucas marcou gerações e tornou-se influência para inúmeros livros, filmes, jogos e séries de todos os tipos. Muito disso se dá pela rica atmosfera presente no universo apresentado, com mundos fantasiosos, criaturas estranhas e combates devidamente cinemáticos — que, inclusive, tornaram os sabres de luz um item de desejo para muitos fãs!
Nesse contexto, não é difícil imaginar fãs se perguntando como os jedi seriam na nossa realidade, ou como eles lutariam sem as tecnologias a laser e a conveniência da Força. Bom, não há uma resposta certa, mas segundo o próprio George Lucas em entrevista ao Telegraph, há muitas referências na cultura oriental. Em especial, o criador se inspirou nos samurais e nos monges shaolin, que entre muitas outras artes marciais, também são praticantes de kung fu.
Star Wars Jedi Survivor permite a escolha de diferentes estilos de combate.Fonte: EA Games
Bom, e como aqui no Voxel não gostamos de ficar na dúvida, decidimos perguntar a um especialista! Após ter convidado um atleta de parkour para avaliar Assassin's Creed e um hacker para jogar Watch Dogs, entrevistamos um faixa-preta em kung fu para confirmar se Star Wars realmente tem alguma semelhança com a arte marcial.
Movimentos de Star Wars são inspirados no Kung Fu
O artista marcial em questão é Walter Alípio, faixa-preta 3º Tuen de Kung Fu Louva-Deus — e desenvolvedor. Na entrevista, ele confirma que Star Wars tem, sim, muita relação com a cultura marcial oriental, incluindo o próprio kung fu. Ele explica que os praticantes dessa arte marcial seguem um código de ética chamado Wude, norteado por virtudes como a coragem, lealdade, paciência e humildade — algo que, logo de cara, remete aos jedi.
Alípio também concorda que é possível estabelecer uma relação com o Qi e a Força, já que a prática chinesa busca "cultivar e equilibrar energia vital do corpo". Para isso, os adeptos executam uma série de exercícios e adotam a meditação em sua rotina, algo conhecido como Chi Kung ou Qi Kung. Segundo o especialista, os resultados podem promover até mesmo certa resistência a algumas doenças.
Ele comenta: "o Qi Kung é composto de exercícios onde você tenta mentalizar e canalizar a energia que está dentro da gente e flui ao nosso redor," explica Alípio, "então, [não há] nada mais Star Wars do que isso."
Só com esse pequeno trecho, é possível confirmar algumas das inspirações do kung fu em Star Wars. Na entrevista completa, que você pode conferir acima, Walter também analisa algumas das cenas de luta mais famosas da franquia e comenta ainda mais sobre sua relação com a arte marcial chinesa.
E aí, gostou do conteúdo? Comente sua opinião no vídeo do Voxel e não se esqueça de deixar o seu like!
Categorias