EA FC 25 chega aos consoles e PC em menos de um mês, mais precisamente no dia 27 de setembro. E até o momento, já é possível conferir uma série de vídeos mostrando as novidades do jogo, e até mesmo alguns testes de streamers e especialistas selecionados pela Eletronic Arts, que puderam testar uma prévia do novo game.
E depois de analisar minuciosamente boa parte deste conteúdo, ainda há muita coisa a ser resolvida para que o próximo game tenha uma aceitação maior do que os títulos anteriores. E hoje eu trago alguns dos principais pontos a serem melhorados até o lançamento. Confira!
Goleiros, um antigo problema
Não é de hoje que EA FC conta com um problema que incomoda a todos os jogadores: os seus goleiros. A começar pela forma com que se comportam, onde muitas vezes não condizem com os movimentos de um atleta real. Em outras palavras, há pulos, saídas na bola, e até mesmo posicionamentos na área, bem diferentes do original, o que joga a realidade para longe.
Os goleiros de EA FC 25 precisam ser mais reais do que em outros jogosFonte: Charlie Intel
Além disso, os mesmos são uma bomba relógio em boa parte do jogo, pois não há um padrão em relação a suas atuações. Mesmo em dificuldades mais altas, é fácil perceber o quanto eles são imprecisos, fazendo milagres em alguns momentos, e cometendo falhas lamentáveis em outros.
E você até pode dizer que isso também acontece na vida real, afinal, os goleiros também são humanos, e por conta disso podem cometer falhas. Mas não dá forma e com a frequência com que acontece no jogo. Sendo assim, é preciso que a EA dê uma atenção maior para essa questão, até mesmo revendo movimentos já gravados que vem sendo utilizados de forma reciclada em diversas versões.
Handicap que ainda pune demais
O handicap é um dos problemas que ainda atormentam os jogadores de EA FC. São muitos os vídeos e outros conteúdos que mostram como há uma mecânica no jogo que atua de uma forma para equilibrar as partidas, principalmente para ajudar times que estão atrás do placar.
O handicap de EA FC ainda é muito criticado pelos seus jogadoresFonte: Steam
Isso acontecer em uma partida ou outra é até interessante, já que torna o game mais dinâmico e realmente equilibrado. O problema é que, principalmente em partidas ranqueadas, há uma atuação muito forte em alguns momentos. Por exemplo, times que estão em vantagem e começam a perder gols de uma forma forçada, e ao mesmo tempo sofrem gols bobos, deixando um clima terrível de insatisfação.
Sendo assim, é preciso que a EA Sports aplique essa mecânica de uma forma mais aceitável. Em outras palavras, é até compreensivo o uso do handicap, mas que ele por sua vez não seja o principal fator para definir uma partida, principalmente em competições ou em partidas ranqueadas, que valem muitos para jogadores profissionais.
Ultimate Team e o festival de cartas raras
Se há um ponto que me incomoda muito é a falta de balanceamento no modo Ultimate Team em relação às cartas disponibilizadas. Em outras edições, talvez de uns quatro ou cinco anos atrás, era um tanto raro conseguir cartas mais valiosas no começo do jogo, como de atletas no topo do ranking ou, principalmente, Ídolos do passado.
Mas de uns anos para cá isso mudou demais. O que só era viável depois de meses jogando o modo, agora é possível em poucas semanas. Sendo assim, aquela sensação de tirar uma carta importante em um pacote virtual já não é tão emocionante assim, apenas quando há algo realmente raro, onde o overall do jogador passa de 93.
A EA precisa dosar a forma com que libera suas principais cartas no modo Ultimate TeamFonte: EA Sports
Para piorar, cerca de três meses depois do lançamento do game, quando são lançadas as cartas de Melhores do Ano, fica ainda mais fácil tirar jogadores com um nível maior que 93, ou fazer Desafios de Montagem de Elenco para conquistá-las.
Muita gente pode concordar com essa facilidade, principalmente quem visa o competitivo e não quer gastar horas e horas "upando" seu time em torneios, para assim encontrar cartas raras. Entretanto, ainda acho que isso tira um pouco da magia, principalmente para jogadores casuais, que faziam uma verdadeira festa quando encontravam uma carta rara ao abrir um pacote.
Libertadores e o licenciamento de times brasileiros
Já faz tempo que os jogos de futebol da EA Sports não contam com times brasileiros e seus jogadores reais. Mesmo assim, todo ano há uma grande dúvida em relação aos motivos que fazem com que o clube apareça com os respectivo escudo e os uniformes originais, mas que o elenco é tomado por jogadores genéricos.
O motivo é que o licenciamento destes clubes segue o pacote adquirido com a CONMEBOL. Ou seja, os clubes que disputam a Copa Libertadores da América e a Copa Sul-Americana aparecem listados no game por conta da competição. Já os jogadores não fazem parte desse licenciamento pois é um outro tipo de contrato.
EA FC 24 conta com times brasileiros, mas com elencos genéricosFonte: Reprodução / Voxel
Além de alguns terem exclusividade com o concorrente eFootball, como é o caso do Palmeiras, que assinou uma parceria recentemente, a empresa ainda enfrenta processos antigos de jogadores que atuavam no brasileiro e foram representados no game. Eles variam desde pagamentos por direito de imagem, até outros elementos que ainda estão esperando uma resolução.
Porém, ainda sim fica a sensação de que falta um esforço por parte da empresa para renovar essas licenças. Ainda mais agora que o futebol brasileiro está dividido em duas Ligas, a Liga Forte União e a Libra, o que poderia facilitar ainda mais um licenciamento por conjuntos de times.
E na sua opinião, o que precisa melhorar em EA FC 25? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!
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