Epic Games Store chega para celulares Android e iOS e terá jogos grátis

3 min de leitura
Imagem de: Epic Games Store chega para celulares Android e iOS e terá jogos grátis
Imagem: Epic Games Store/Reprodução

A Epic Games lançou, nesta sexta-feira (16), sua versão mobile da Epic Games Store. O aplicativo está disponível para celulares Android, ao redor do mundo, e iOS, somente na Europa.

E além da loja virtual, os jogadores terão à disposição três dos principais títulos da empresa: Fortnite, Rocket League Sideswipe e Fall Guys, que ganhou a versão para dispositivos móveis.

Em entrevista coletiva, Tim Sweeney, CEO e fundador da Epic Games, disse que para atrair os usuários o app terá quase todos os diferenciais oferecidos na versão para PC.

Epic Games StoreA Epic Games Store mobile tem uma versão em português do Brasil. (Imagem: Epic Games/Divulgação)

“Para ter sucesso, você precisa oferecer conteúdos exclusivos como temos no PC. [A loja mobile] terá jogos semanais gratuitos, parcerias, Epic Rewards [programa que devolve ao comprador parte do valor gasto para que ele possa ter gastar em outros jogos] e mais”, afirmou.

Sweeney elogiou o programa de jogos grátis semanais e disse que ele é “um dos melhores que já vimos”. Questionado sobre como é possível “fechar a conta” de entregar jogos gratuitos todas as semanas, ele salientou que a questão não é exclusivamente financeira.

“[Os jogos grátis] crescem o número de jogadores para a plataforma e por isso a nossa ideia é levá-los também para iOS e Android. O programa faz as pessoas jogarem jogos que elas não conhecem, e isso faz com que os títulos fiquem mais conhecidos”, argumentou.

Treta com Play Store e App Store

Já há alguns anos, a Epic Store tem lutado uma extensa guerra judicial contra Google e Apple. O cerne dos processos? O bloqueia que as empresas fazem contra a disponibilização de outras lojas e instaladores dentro da Play Store e App Store.

O lançamento da versão mobile da Epic Games Store para os sistemas operacionais móveis mais famosos do mundo é uma espécie de vitória para a companhia de games.

Na coletiva de imprensa, Tim Sweeney foi perguntado sobre a quantidade de dinheiro que a marca que ele comanda perdeu sem estar disponível no iOS. Ele não respondeu exatamente o valor, dizendo somente que foram "bilhões de dólares", mas sustentou que a questão monetária não é tão relevante.

FortniteO Capítulo 5: Temporada 4 de Fortnite, Destino Apocalíptico da Marvel, está disponível para jogadores de celular. (Imagem: Epic Games/Divulgação)

“O retorno que teremos com isso é muito maior do que o valor que estamos gastando. A liberdade que todo o mercado terá vai compensar todo esse esforço que estamos tendo agora”, falou firme.

Apesar dessa primeira vitória, a batalha segue. Por enquanto, a Epic Games Store mobile está disponível no caso do iOS somente na Europa. No Velho Continente, a desenvolvedora e publicadora fez um acordo com a loja virtual AltStore PAL. Isso só foi possível graças a Comissão Europeia, que obrigou a Apple a “abrir” a App Store para terceiros.

Como baixar a Epic Games Store mobile no Android?

Justamente por causa do litígio entre as gigantes, a Epic Games Store mobile não pode ser baixada nas lojas convencionais de aplicativo.

Para jogar gratuitamente no Android títulos como Fortnite, Rocket League Sideswipe, Fall Guys e no futuro vários outros, o jogador deve:

  • Acesse o site https://store.epicgames.com/pt-BR/mobile;
  • Com o celular em mãos, faça a leitura do QR Code que está na página;
  • Uma página se abrirá no navegador do seu celular e basta você ir em “Instalar no Android”;
  • Aparecerá uma mensagem falando que “o arquivo pode ser nocivo”. Basta clicar em “Fazer o download mesmo assim”;
  • Depois que o download for concluído, basta clicar no arquivo e selecionar a opção “Instalar”;
  • A Epic Games Store será instalada e ficará disponível no seu celular Android.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.