O Xbox 360 fechou no dia 29 de junho a sua loja virtual. Com isso, não é mais possível comprar jogos ou DLCs de forma virtual para o console. Pelo menos, para aqueles que possuem um conteúdo já adquirido em suas bibliotecas, basta apenas fazer o download e jogar a qualquer momento.
No entanto, para muitos jogadores, uma opção que se tornou interessante é o famoso desbloqueio, permitindo assim que o console rode jogos de maneira alternativa — ou seja, via pirataria. Entretanto, no caso do Xbox 360, há algumas diferenças, principalmente entre a forma com que ele é feito, podendo ser RGH ou LTU.
Se você tem dúvidas sobre o funcionamento de um Xbox 360 desbloqueado, confira mais detalhes sobre cada um dos métodos abaixo.
O que é o desbloqueio RGH do Xbox 360?
O o método RGH (Reset Glitch Hack) é um desbloqueio onde é utilizado um acessório para fazer o armazenamento dos jogos e outros softwares do Xbox 360. Com ele, é possível, por exemplo, ter uma série de games e aplicativos em um HD ou SSD, sem a obrigatoriedade de usar discos para a reprodução dos títulos.
No desbloqueio RGH a dashboard principal do Xbox 360 pode ser personalizadaFonte: Digiex
O procedimento explora uma brecha de segurança no processador do console, que então permite o carregamento de softwares não autorizados, como por exemplo emuladores de outros videogames. Sendo assim, também é possível realizar uma série de modificações na dashboard principal do Xbox 360, deixando ela totalmente personalizável.
O ponto negativo desse tipo de desbloqueio é que há uma demora muito maior na inicialização do console, e até mesmo na reprodução dos jogos e aplicativos, em algumas das versões. Principalmente se o RGH utilizar um HD para o processo, uma vez que ele possui uma velocidade muito inferior quando comparado ao SSD.
O desbloqueio RGH é um dos mais utilizados no Xbox 360.Fonte: GettyImages
Por fim, também é importante frisar que neste tipo de desbloqueio não é possível jogar online. Além disso, mesmo desbloqueado, no método RGH apenas discos originais podem ser reproduzidos, uma vez que o procedimento não altera o driver do Xbox 360, justamente o local onde a trava para DVDs alternativos é alterada.
O que é o desbloqueio LTU do Xbox 360?
O método de desbloqueio LTU do Xbox 360 consiste em eliminar a trava de segurança do leitor de discos do videogame. Com isso, é possível rodar jogos não originais no console, ou até mesmo de outras regiões e que possuem um tipo de bloqueio através do DVD utilizado, como acontece com determinados filmes, séries e shows que possuem trava de região.
O LTU é um tipo de desbloqueio que permite reproduzir mídias alternativas no Xbox 360 como se fossem originaisFonte: GettyImages
Esse tipo de desbloqueio também permite que o jogador acesse a Xbox Live normalmente, além da possibilidade de jogar qualquer título com suporte online. O motivo é que, com a remoção da trava, o sistema do videogame entende que o disco inserido é original, mesmo que na prática ele não seja.
A desvantagem desse tipo de desbloqueio é que, por conta da qualidade das mídias utilizadas, a vida útil do leitor de discos do Xbox 360 pode ser mais curta. E quando isso acontece, apenas a substituição deste leitor pode resolver o problema. E levando-se em conta que o Xbox 360 parou de ser fabricado em 2016, pode ser um tanto difícil, e até mesmo caro, realizar essa troca.
O leitor de discos do Xbox 360 pode durar menos por conta do uso de mídias de baixa qualidadeFonte: GettyImages
É possível desbloquear o Xbox 360 em casa, sem abrir o console?
Se você quer saber se é possível abrir o Xbox 360 em casa ou realizar o desbloqueio via software, a resposta é não. Ambos os procedimentos de desbloqueio do Xbox 360, citados anteriormente, exigem um conhecimento avançado de eletrônica, uma vez que eles precisam que sejam feitas alterações em placas e outros componentes do videogame, que por sua vez precisa ser totalmente aberto para isso.
Fazer o procedimento de desbloqueio do Xbox 360 sozinho é uma tarefa um tanto complexaFonte: Instructables
Embora hoje em dia haja centenas de vídeos, principalmente no YouTube, que trazem o passo a passo para realizar ambos os procedimentos, o passo a passo é um tanto complexo para usuários mais casuais. Por causa disso, para quem não possui experiência com eletrônica, a dica é não tentar desbloquear o Xbox 360 em casa.
Entretanto, se mesmo assim você acha que vale a pena tentar sozinho, é importante lembrar que, em muitos casos, um simples deslize na hora de realizar uma parte do procedimento pode acarretar na perda total do aparelho.
Um simples processo errado na hora de desbloquear o Xbox 360 sozinho pode acarretar em perda total do aparelhoFonte: Reddit
Quais modelos do Xbox 360 não podem ser desbloqueados?
Vale ressaltar também que todos os aparelhos lançados em 2015 e 2016, da última versão do Xbox 360 Slim, não podem ser desbloqueados. Os consoles dessa linha saíram de fábrica com proteções nas brechas onde são realizados os desbloqueios de modelos mais antigos. Tanto que até hoje, cerca de nove anos depois, ainda não foi descoberto um meio de burlar essas proteções.
Sendo assim, antes de tentar realizar o desbloqueio do seu Xbox 360, é preciso conferir qual foi o ano de lançamento do seu aparelho. Para isso, basta olhar a etiqueta, localizada na parte de trás do videogame, onde consta uma série de informações, como número de série, e também o ano em que ele foi fabricado.
É preciso olhar a parte de trás do seu Xbox para encontrar o adesivo com as informações do aparelhoFonte: Wiki How
E na sua opinião, qual foi o melhor jogo lançado para o Xbox 360? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!