Não é segredo para ninguém: quando o assunto são jogos de esporte, Tony Hawk's é uma das franquias mais aclamadas de todos os tempos. O jogo de skate, que leva o nome de um dos maiores esportistas da categoria, é para muitos como o game de esporte mais divertido de todos os tempos.
Por conta dessa popularidade, a série recebeu dezenas de títulos ao longo de todos esses anos. Alguns decepcionaram bastante, mas a maioria entrou para a lista de melhores games de muitos jogadores.
Entrando no clima das Olimpíadas de Paris, que tal relembrar os altos e baixo dessa icônica franquia? Hoje o Voxel traz quais foram os melhores jogos da franquia Tony Hawk's segundo o site Metacritic, do pior ao melhor. Confira!
13. Tony Hawk’s Pro Skater 5 (Nota do Metacritic: 39)
O quinto jogo numerado da franquia chegou ao PS3 e Xbox 360 repleto de expectativas. O motivo foi uma extensa campanha de marketing que, entre outras promessas, estava a de ser um game fiel aos primeiros títulos, lançados ainda na era 32 bits. Isso porque os jogos anteriores, que também estão nesta lista, derrubaram a popularidade do game, que naquele momento já não era vista com bons olhos.
Tony Hawk’s Pro Skater 5 é considerado o pior jogo da franquiaFonte: Bleacher Report
O resultado foi um jogo tão ruim que ele é de longe o pior da franquia, ao ponto de ter uma nota 39 no site Metracritic. O motivo são muitos, desde uma física totalmente incoerente, até elementos "inovadores" que não agradaram, como o movimento para acelerar a descida do skate ao chão, que não faz sentido algum.
12. Tony Hawk: Shred (Nota do Metacritic: 56)
Lançado em uma era onde as empresas corriam para surfar a onda dos sensores de movimento, Tony Hawk: Shred foi uma aposta da Activision para entrar neste mercado. A ideia foi lançar um game onde era preciso usar uma réplica de um skate de verdade para fazer os movimentos do jogo.
Se na teoria ele soava como inovador e radical, na prática foi um verdadeiro caos. A começar pelo preço, que era equivalente ao valor de um console para o qual ele foi lançado. Mas a tragédia maior ficava por conta da falta de precisão, e um delay enorme, para realizar as manobras. Por conta disso, foi um fracasso de vendas, e hoje é um item que até mesmo colecionadores de jogos não fazem tanta questão de ter.
11. Tony Hawk's Downhill Jam (Nota do Metacritic: 69)
Tony Hawk's Downhill Jam foi um dos experimentos para tentar reviver a popularidade da franquia. Seus desenvolvedores acharam que seria uma excelente ideia tirar o foco maior na competição de manobras e colocar os jogadores em corridas, onde vence quem chega na frente.
Tony Hawk's Downhill JamFonte: YouTube
O game tinha tudo para dar errado, e deu. A começar pela proposta de virar um jogo de corrida, onde as manobras que popularizaram a franquia agora serviam apenas para encher uma espécie de "barra de especial", e assim dar uma velocidade extra ao skatista. Se não bastasse, sua jogabilidade era imprecisa, e fazia com que os personagens corressem batendo e esbarrando em tudo e todos pela frente.
10. Tony Hawk's Proving Ground (Nota do Metacritic: 73)
Lançado em 2007, ainda na era de transição entre a geração 128 bits e a próxima, Tony Hawk's Proving Ground prometia ser inovador a uma série de elementos, principalmente um Modo História, onde era possível criar a sua trajetória desde as primeiras competições, até se tornar um dos maiores skatistas do mundo.
Tony Hawk's Proving GroundFonte: Red Bull
Entretanto, o game pecou em vários aspectos, e o principal deles foi justamente o Modo História que, para muitos, não agregava em nada e dificultava o progresso de adquirir novos itens de personalização. Além disso, para ser um jogo compatível com a plataforma atual e a anterior, ele acabou pecando nos gráficos, e trouxe uma jogabilidade bem limitada em relação ao desempenho.
9. Tony Hawk's Project 8 (Nota do Metacritic: 76)
Lançado para ser o primeiro game da franquia para os novos consoles da época, Xbox 360 e PlayStation 3, Tony Hawk's Project 8 prometia ser inovador. O game contava com cenários mais amplos e desafiadores, e um sistema de câmera lenta para ajudar na realização das suas manobras.
Tony Hawk's Project 8Fonte: Gamersyde
Só que o game também sofreu com o problema de transição de consoles. Ou seja, para que pudesse ser lançado para duas gerações ao mesmo tempo, ele precisou contar com gráficos limitados, que no fim das contas gerou um visual bem decepcionante. Além disso, mesmo com novos recursos, a sua jogabilidade foi considerada muito ultrapassada.
8. Tony Hawk's American Wasteland (Nota do Metacritic: 77)
Tony Hawk’s American Wasteland é para muitos o mais inovador da franquia. O motivo são os recursos inéditos que o game trazia, que incluíam um mapa aberto, com uma espécie de bairro, onde era possível realizar manobras em todos os lugares. Já a cereja do bolo era o seu sistema de criação de pistas, onde era possível posicionar os obstáculos e jogar com seus amigos suas criações.
Tony Hawk's American WastelandFonte: Tony Hawk Games Fandom
Curiosamente, sua nota acabou sendo menor do que a de outros títulos da série. O motivo é que muitos jogadores acharam o game fácil demais quando comparado aos seus anteriores. O mundo aberto também foi alvo de críticas, já que, para esses mesmos jogadores, ele faz com que os combos sejam mais difíceis de serem realizados por conta da distância entre as rampas e obstáculos.
7. Tony Hawk's Underground 2 (Nota do Metacritic: 83)
Depois do sucesso do primeiro Underground, a série Tony Hawk's parecia encontrar um novo rumo. Underground 2 foi a prova disso, já que o game não teve uma recepção ruim e, para alguns, é considerado até melhor que o seu antecessor. Mas a verdade é que ele foi o primeiro título de uma queda vertiginosa da franquia.
Tony Hawk's Underground 2Fonte: CD Romance
Isso não quer dizer que Tony Hawk's Underground 2 tenha sido ruim. Entretanto, as principais críticas estavam por conta da jogabilidade da franquia, que já se mostrava repetitiva e sem inovações, o que só ficou ainda mais claro nos títulos lançados posteriormente.
6.Tony Hawk's Underground (Nota do Metacritic: 90)
Tido para muitos como o título mais inovador da série, Tony Hawk's Underground de fato trouxe uma série de novidades para a franquia. A principal dela foi a exploração a pé dos cenários, dando um ar a mais de realidade ao jogo.
Tony Hawk's UndergroundFonte: IMDB
Além disso, para a época, o jogo trazia um visual de ponta, principalmente na caracterização dos personagens e detalhamento do cenário. Curiosamente, depois que ele foi lançado, os títulos seguintes acabaram sendo alvo de críticas. Por conta disso, muitos consideram esse como o último grande jogo da franquia.
5.Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2 (Nota do Metacritic: 90)
A versão remasterizada dos primeiros jogos da franquia foi um presente para os fãs. Pela primeira vez foi possível jogar os clássicos games com gráficos atuais, e uma jogabilidade que trazia um desempenho muito melhor, rodando a 60 fps sem qualquer problema de queda.
Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2Fonte: Steam
Por conta disso, o jogo chegou a ser considerado como um dos melhores títulos de esporte de 2020, mesmo se tratando de uma remasterização. Além disso, acendeu uma chama da esperança de ter um game totalmente inédito da franquia chegando para a atual geração de consoles.
4. Tony Hawk's Pro Skater (Nota do Metacritic: 92)
O primeiro jogo da franquia chegou na era 32 bits e revolucionou o gênero. Chega a ser difícil destacar os principais pontos positivos do jogo, que beirava a perfeição. Ele chamava atenção desde a sua trilha sonora, que contava com bandas e artistas de ponta, até a presença de grandes nomes do esporte, que incluíam o brasileiro Bob Burnquist.
Tony Hawk's Pro SkaterFonte: YouTube
Já na parte técnica do jogo, era difícil não se viciar na jogabilidade do game. A realização das manobras, aliada a um desempenho incrível para a época, fazia os jogadores gastarem horas e horas em busca da maior pontuação possível. Isso sem falar nos confrontos contra outros jogadores no mesmo console.
3. Tony Hawk's Pro Skater 4 (Nota do Metacritic: 92)
O quarto game da franquia teve um apelo maior para a geração 128 bits, embora ele também tenha sido lançado para consoles 32 bits. Ele trazia gráficos de ponta e cenários que eram considerados altamente desafiadores.
Tony Hawk's Pro Skater 4Fonte: My Abandone Ware
Isso fez com que ele fosse um dos títulos mais aclamados do PlayStation 2, que naquele momento já disparava como o console mais vendido, e mais popular da geração 128 bits. Pena que grande parte dos jogos seguintes da franquia não tiveram metade do sucesso dele.
2. Tony Hawk's Pro Skater 3 (Nota do Metacritic: 97)
Há uma eterna "briga" entre os fãs da franquia em relação a qual é o melhor jogo da franquia. Muitos consideram o terceiro título da saga, já que ele foi responsável por trazer cenários mais icônicos, e um sistema de pontuação mais equilibrado.
Tony Hawk's Pro Skater 3Fonte: Eurogamer
Já os gráficos, mesmo com uma versão para a geração 128 bits, agradava bastante no PlayStation One e no Nintendo 64. Ele chegou a ser cogitado em uma coletânea remasterizada com junto com o quarto título, mas para tristeza de seus fãs, a Activision optou por deixar de lado para focar na produção dos novos títulos da franquia Call of Duty.
1. Tony Hawk's Pro Skater 2 (Nota do Metacritic: 98)
Como dito anteriormente, há uma enorme "briga" na hora de escolher o melhor título da franquia. E se para alguns o terceiro jogo foi o ponto alto, para outros o segundo foi o responsável por isso. Muito deve-se por conta do hype que o primeiro jogo criou, fazendo com que sua continuação surgisse na lista de games mais esperados da época.
Tony Hawk's Pro Skater 2Fonte: Rock Paper Shotgun
E, depois de lançado, o hype foi justificado, já que Tony Hawk's Pro Skater 2 traz as melhores pistas para a realização de combos de manobras, além de mudanças pontuais na jogabilidade que o deixaram ainda mais preciso e divertido.
E na sua opinião, qual foi o melhor game da franquia Tony Hawk's? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!
Categorias