Veja as capas e artes mais feias do mundo dos jogos

Por Diego Borges de Sa

20/07/2024 - 10:003 min de leitura

Veja as capas e artes mais feias do mundo dos jogos

Fonte :  Moby Games 

Imagem de Veja as capas e artes mais feias do mundo dos jogos no tecmundo

Já dizia o ditado: “não julgue um livro pela capa”. O mesmo vale também para o mundo dos games, pelo menos em alguns casos. Isso porque muitos jogos clássicos, no passado, poderiam ter sido um fracasso de venda por conta de suas horripilantes capas. 

De Mega Man e Double Dragon, até Street Fighter e Amnesia, foram diversas as franquias que perderam a linha na hora de desenvolverem suas capas. Pior ainda foram aqueles que fracassaram tanto na hora de desenvolver a capa, como o jogo todo. E hoje o Voxel traz uma lista com as capas mais feias da história dos games. Confira! 

1. Mega Man (1987)

Mega Man é uma das maiores franquias da Capcom, tanto em popularidade como em quantidade de jogos lançados ao longo de toda história. Entretanto, ele também é conhecido por ter uma das capas mais feias já produzidas, principalmente para a primeira versão do jogo, lançada em 1987. 

Mega Man (1987)Mega Man (1987)

Para piorar, a Capcom demorou para enfim acertar em uma capa da franquia, o que só teve uma solução na geração seguinte: a era 16 bits. Felizmente, hoje em dia o personagem é muito bem reproduzido tanto nas capas como também nos jogos, seja nos que ele é protagonista, ou coadjuvante, como Marvel Vs. Capcom e Super Smash Bros.

2. Double Dragon (1987)

Outro clássico dos anos 80, e que também teve uma capa que deixou a desejar, foi Double Dragon. Um dos pioneiros do gênero beat 'em up contava com uma ilustração que deixava muito a desejar, e se não fosse a popularidade do game, que naquele momento já dominava os fliperamas da época, o seu sucesso poderia até ser prejudicado.

Double Dragon (1987)Double Dragon (1987)

Felizmente, as versões seguintes não repetiram o mesmo erro. Pelo contrário, Double Dragon 2 e 3 apresentavam duas das capas mais bonitas da geração 8 e 16 bits, com destaque para o terceiro jogo, cuja ilustração era repleta de detalhes, dando destaque a um enorme dragão envolto ao logo do game.

3. Super Street Fighter 2 Turbo (1994)

Street Fighter é outra franquia da Capcom repleta de jogos. Além dos títulos numerais, dezenas de outros foram lançados, como Super Street Fighter 2 Turbo que, como o nome sugere, trazia mudanças em relação à segunda versão original. E uma delas era Akuma, personagem que rapidamente se tornou um dos mais populares da franquia.

Super Street Fighter 2 Turbo (1994)Super Street Fighter 2 Turbo (1994)

Entretanto, a sua reprodução na capa do game da versão para PC deixa muito a desejar. Isso porque ela trazia Akuma de uma forma bem desfigurada, e ainda contava com a presença de versões um tanto estranhas de outros personagens, como um Blanka mais magro.

4. Virtual Chess 64 (1998)

Visando deixar um jogo de xadrez mais interessante em sua versão para videogames, Virtual Chess 64 decidiu adotar animações entre as partidas para criar um atrativo a mais. Entretanto, o tiro saiu pela culatra, uma vez que elas são de péssima qualidade, e mais parecem de um jogo de terror.

Virtual Chess 64Virtual Chess 64

Se não bastasse tamanha tragédia, elas foram parar na capa do jogo. O resultado é uma ilustração que mais parece chamar para um game de horror do que uma simples partida de xadrez virtual. 

5. Snow White and the 7 Clever Boys (2006)

Snow White and the 7 Clever Boys é um game que, como o próprio nome sugere, faz referência à história de Branca de Neve. Entretanto, essa é só uma desculpa para apresentar ao jogador uma série de pequenos joguinhos para crianças, como montagem de quebra-cabeças e desafios de pintura.

Snow White and the 7 Clever Boys (2006)Snow White and the 7 Clever Boys (2006)

Entretanto, o desafio mesmo era se deparar com a capa do jogo. Além de muito mal desenhada, ela trazia uma reprodução amedrontadora dos personagens da famosa fábula. O pior de tudo é imaginar que essa é uma ilustração de um jogo infantil. Convenhamos, você daria um jogo com essa capa para seus filhos?

6. Amnesia: The Dark Descent (2010)

Amnesia é uma das franquias de terror mais assustadoras da atualidade. E o primeiro jogo da série, lançado em 2010, já mostrava isso. Entretanto, a capa da versão do game para PC, quando ainda era distribuído em DVD, não deixava isso muito claro.

Amnesia: The Dark Descent (2010)Amnesia: The Dark Descent (2010)

O motivo é uma ilustração que apresentava a criatura do jogo em uma versão um tanto inusitada. Nela, ao invés de parecer assustadora, ela parecia assustada, com uma expressão que até hoje confunde em relação a sua exata intenção. Pelo menos, dentro do game, ela trazia um semblante bem diferente, tirando o sono de boa parte dos jogadores. 

E na sua opinião, qual é a capa mais feia da história? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!


Por Diego Borges de Sa

Especialista em Redator

Jornalista especializado em games e tecnologia desde 2007, com passagens por TechTudo e Globo Esporte.com. Apresentador com passagens por Rádio Globo, SporTV e Canal Combate.


Veja também


Fontes

Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.