GTA é uma das franquias mais clássicas da indústria e ajudou a consolidar os jogos de mundo aberto nos videogames. A trama de cada um dos títulos poderia facilmente servir de esboço para um grande filme de ação hollywoodiano, mas existe um motivo para isso nunca ter acontecido — e o próprio co-fundador da Rockstar explica o porquê.
Em uma extensa entrevista ao The Ankler, o co-fundador e ex-líder da Rockstar, Dan Houser, discutiu o estado de Hollywood e os esforços de sua nova empresa para desenvolver novas propriedades intelectuais que poderiam eventualmente se transformar em filmes e jogos de grande sucesso.
Rockstar teve "inúmeras discussões" para transformar GTA ou Red Dead Redemption em filme
Na conversa, Houser afirma que houve inúmeras discussões com executivos sobre transformar jogos da Rockstar, como GTA e Red Dead Redemption, em filmes. Mas o estúdio norte-americano não estava convencido a entregar esses direitos.
"Nós diríamos 'não, o que você descreveu é que você está fazendo um filme e nós não temos controle e assumimos um risco enorme de acabarmos pagando com algo que nos pertence'", explicou o executivo. "Eles pensaram que ficaríamos cegos pelas luzes, mas não foi o caso".
Dan Houser teve "inúmeras discussões" para transformar GTA em filme quando estava na Rockstar.Fonte: Eurogamer
"Tínhamos o que considerávamos ser uma propriedade intelectual multibilionária e a economia nunca fez sentido. O risco nunca fez sentido. Naquela época, a percepção era de que os jogos produziam filmes de baixa qualidade", disse ele. "Agora é um momento diferente".
Adaptações de grandes franquias dos videogames para as telonas estão em alta
Houser teve inúmeras discussões para transformar GTA ou Red Dead Redemption em filme em uma época onde essas adaptações cinematográficas careciam de qualidade. Alguns dos exemplos dos anos 2000 incluem os longas da franquia Resident Evil dirigidos por Paul Anderson, assim como DOOM — estrelado por The Rock.
A série de The Last of Us é um bom exemplo de adaptação bem-sucedida.Fonte: HBO
Atualmente, a conversa é outra. Parece que Hollywood finalmente está agindo da maneira correta e criou consciência do que é, de fato, uma boa adaptação de videogames para as telonas. Claro, também temos ótimos exemplos, como a série de The Last of Us da HBO, os filmes de Sonic e Mario e até mesmo Arcane, de League of Legends.
Portanto, de fato, esse pode ser um momento oportuno para transformar GTA ou Red Dead Redemption em filmes. Já imaginou isso acontecendo? Comente sua opinião nas redes sociais do Voxel!
Fontes
Categorias