Consegue imaginar como seriam os jogos da atualidade se eles fossem lançados nos anos 90 ou 2000 com as limitações gráficas da época? Se por um lado temos os remakes para trazer os clássicos com uma nova perspectiva para a nova geração, por outro temos os demakes — que fazem justamente o contrário.
Mas, afinal, o que define um demake? Basicamente, um demake é uma recriação de um jogo atual reimaginado como se tivesse sido lançado para plataformas de gerações anteriores. Em resumo, um demake é uma versão retrô de um jogo moderno.
Essa prática criativa envolve simplificar gráficos, som e mecânicas de um jogo para se alinhar às limitações técnicas de consoles ou computadores mais antigos. A experiência, em muitos casos, dá uma boa ideia de como seria se The Last of Us ou qualquer outro grande AAA da atualidade fosse lançado para PS1, por exemplo.
Em vez de oferecer uma experiência de alta definição e repleta de tecnologias visuais de nova geração, um demake busca capturar a essência dos clássicos utilizando estilos gráficos pixelados ou com poucos polígonos, trilhas sonoras da época e gameplay bem mais simplificado.
Como os demakes são criados?
O processo para criar um demake não é simplesmente uma questão de reduzir a qualidade gráfica. Todo o trabalho exige uma atenção cuidadosa para adaptar os principais aspectos do jogo e garantir que ele funcione bem dentro das restrições mais rigorosas de um hardware antigo.
As limitações do draw distance, que é a quantidade de informações renderizadas na tela, e a baixa quantidade dos polígonos são dois dos exemplos que devem ser considerados pelo desenvolvedor.
A versão retro de Bloodborne é um bom exemplo de demake.Fonte: Bloodborne PSX
Todo o processo também pode incluir redesenhar níveis, simplificar mecânicas de jogo complexas e ajustar o design de áudio para se adequar ao estilo retro. O objetivo, claro, é manter a essência do título original, ao mesmo tempo que proporciona uma experiência autêntica de um jogo de época.
Jogos demake para baixar de graça
O Voxel separou uma lista com seis demakes gratuitos que você poderá baixar para testar aí no seu computador. Confira os nomes a seguir!
1. Dead Space Demake
O remake de Dead Space para a nova geração é um dos melhores jogos de terror da atualidade. Mas e se os corredores escuros e aterrorizantes da USG Ishimura fossem só um monte de polígonos no cenário?
Bom, com o demake de Dead Space foi possível ter uma ideia de como seria se o game de terror chegasse ao PS1. É possível baixá-lo gratuitamente para PC através do link abaixo:
2. Soundless Mountain 2
O remake de Silent Hill 2 vem aí, mas você sabia que o clássico da Konami para PS2 também tem uma versão em demake baseada em pixels?
Soundless Mountain 2 é uma interpretação de Silent Hill 2 no estilo NES. O projeto foi criado por Jasper Byrne para uma competição em 2008 e, embora tenha uma aparência mais simples, o demake traduz fielmente a atmosfera agourenta do clássico. Se quiser baixá-lo de graça clique no link abaixo:
3. Pixel: Force Halo
Já imaginou como o Master Chief enfrentaria seus inimigos se fosse lançado nos anos 1990? Bom, felizmente existe um demake de Halo para nos dar uma ideia de como poderia ter sido.
Pixel: Force Halo muda totalmente a perspectiva em primeira pessoa de Halo para um demake de plataformas pixelado bastante carismático e com trilha sonora incrível remixada em chiptune — e o gameplay também é bastante divertido. Se quiser baixar de graça, confira os detalhes no link abaixo:
4. Nightmare Kart
Bloodborne Kart é um dos jogos mais improváveis de existir no mundo, mas a fanbase segue esperançosa de que algum dia a FromSoftware dará atenção ao meme.
Enquanto isso não acontece, os desenvolvedores independentes fazem sua parte com Nightmare Kart, o Bloodborne Kart com gráficos de PS1 pelo qual os fãs pedem há tempos.
O melhor de tudo é que o elenco de carrinhos é bastante variado e conta tanto com os Caçadores quanto os monstros de Yharnam como opções selecionáveis. Se quiser baixá-lo de graça para o PC, o link está logo abaixo:
5. Bloodborne PSX
Outro famoso exemplo de um ótimo demake é Bloodborne PSX, uma versão retro do aclamado Bloodborne, exclusivo de PS4. O soulslike da FromSoftware é bastante conhecido pela sua dificuldade e cenários góticos.
Felizmente, a desenvolvedora responsável pelo projeto conseguiu trazer toda a essência pela qual as ruas de Yharnam são conhecidas. É realmente um ótimo demake que conseguiu manter os controles muito bem calibrados para o gameplay. Se quiser baixá-lo de graça para PC, o link está logo abaixo:
6. Demake de Resident Evil 4
A reimaginação de Resident Evil 4 foi outro grande exemplo de um remake de sucesso. Claro, o clássico da Capcom também tem uma versão em demake, que mais ficou parecendo com os primeiros jogos da franquia lançados para o PS1 em 1990.
Ao invés da perspectiva por cima do ombro da versão do PS2 e do remake, o demake de Resident Evil 4 aposta na clássica câmera estática e movimentação em tanque. Até a trilha sonora remete aos primeiros jogos. Se quiser baixá-lo de graça para PC, clique no link abaixo:
7.Watch Dogs 1985
Talvez o projeto mais desconhecido desta lista, Watch Dogs 1985 é um projeto de demake grátis baseado no jogo de hackers da Ubisoft. O título leva Aiden Pearce para os anos 90, transformando o título de mundo aberto em um game com gráficos 2D nos moldes do Commodore 64.
Demake de Watch Dogs transforma o game em um projeto dos anos 80.
Enquanto o jogo é construído para ficar parecido com um projeto dos anos 80, toda a tecnologia de Watch Dogs está presente no gameplay. O jogador pode usar armas de fogo e hackear o ambiente bidimensional em um modo aberto e também em um prólogo de história.
Como o game é baseado na clássica era do C64, Watch Dogs 1985 não é pesado e pode ser rodado com tranquilidade no computador. Você pode baixá-lo sem custos no link abaixo:
Curtiu a lista de melhores demakes para baixar de graça? Qual seu jogo favorito nesse estilo? Comente nas redes sociais do Voxel!
Fontes
Categorias