Já não é novidade que a temporada de anúncios do Summer Game Fest vai muito além da apresentação de Geoff Keighley, que dividiu opiniões. No entanto, a edição deste ano trouxe uma transmissão inteiramente focada em jogos produzidos na América Latina — com uma adesão expressiva e sem precedentes de estúdios brasileiros!
Estamos falando da Latin American Games Showcase, que aconteceu neste último sábado, 8. A exibição trouxe à luz mais de setenta títulos latinos, sendo mais de vinte deles nacionais. Foi um vislumbre do quão competentes e diversificados são os nossos desenvolvedores, mesmo em condições tão precarizadas, e que têm muito do que se beneficiar com a sanção do Marco Legal dos Games.
O Voxel se viu no dever de repercutir os melhores jogos brasileiros do Summer Game Fest e você confere a curadoria, com muito carinho, nas linhas a seguir.
Naughty Geese
O Statera Studio, responsável pelo jogo de luta Pocket Bravery, aproveitou a oportunidade para anunciar Naughty Geese, um game de plataforma 2D com estética nostálgica, muito inspirada em nomes como Donkey Kong Country, Flicky e Yoshi's Island.
O protagonista, um ganso motoqueiro chamado Milo, tem de resgatar seus filhotes travessos, que têm habilidades únicas, e investigar o que se passa na cada vez menos verdejante terra de Geeseland. O lançamento acontece em 2025 para PC e consoles.
ABYSS X ZERO
As talentosíssimas Tiani Pixel e Fernanda Dias, do Studio Pixel Punk (Unsighted), estão empenhadas na produção de ABYSS X ZERO. Com visuais poligonais estilizados, o jogo é descrito como um metroidvania 3D em que os jogadores controlam duas heroínas destinadas a se enfrentar.
A promessa é de que o título terá dungeons construídas minuciosamente e uma imensa variedade de armas para serem utilizadas. O jogo segue sem previsão de lançamento, mas os visitantes do Festival Jogatório 2024, que acontece de 6 a 7 de julho, no Sesc 24 de Maio, terão a oportunidade de experimentar em primeira mão. A entrada é gratuita.
Deathbound
Deathbound, do Trialforge Studio, é um soulslike com uma premissa diferenciada: o jogador coleta identidades, memórias e habilidades de guerreiros caídos e troca livremente entre eles em combate, como se fosse uma equipe de personagens.
Entre as classes jogáveis estão não apenas as mais tradicionais como guerreiros e magos, mas também um capoeirista. O jogador pode montar seu estilo com uma árvore de talentos e criar composições sinérgicas para extrair o potencial da equipe. O lançamento acontece em 2024 para PC, PS5 e Xbox Series.
Keylocker
Inspirado em clássicos como Chrono Trigger e a série Mario & Luigi, Keylocker é um RPG por turnos que brilha no seu sistema de combate, focado em mecânicas de jogos de ritmo. Isso também tem tudo a ver com a sua história, situada um mundo cyberpunk onde a música é considerada um crime.
Os jogadores podem escolher uma classe de rebelde, cada um com sua árvore de talentos e narrativa, e interagir de diferentes formas com os ambientes para descobrir segredos e recompensas. O título chega neste terceiro trimestre para PC e consoles.
Extinction Rifts
Os entusiastas de boomer shooters também estão representados com Extinction Rifts. O jogo de tiro em primeira pessoa é inspirado em clássicos no gênero e chama a atenção pelo seu ritmo acelerado, tirando proveito de uma contagem de combo que é exibida na mão esquerda do protagonista.
Desta forma, o jogador pode acumular poder na sua manopla quanto mais mata inimigos, liberando um poder devastador ao descarregar toda a sua energia. O jogo é produzido pela QUByte Interactive e chega em breve ao PC.
Diesel Legacy: The Brazen Age
Produzido pela Maximum Entertainment, Diesel Legacy: The Brazen Age é um jogo de luta 2D com visuais estilizados e batalhas em duplas. Os confrontos acontecem em três pistas, através das quais os jogadores podem se locomover livremente — remetendo aos Fatal Fury clássicos, da SNK.
Segundo a desenvolvedora, esta é uma visão original da fórmula tradicional de jogos de luta, com novas camadas de estratégia e cooperação. Ele também promete suporte a um netcode de rollback patenteado e cross-play. O jogo chega em 2024 para PC, PS5, Xbox Series e Nintendo Switch.
Pipistrello and the Cursed Yoyo
A Pocket Trap, de Dodgeball Academia, está trabalhando em um jogo de aventura 2D, inspirado na estética de Game Boy Advance, chamado Pipistrello and the Cursed Yoyo.
O jogador precisa desbravar cenários urbanos, resolver quebra-cabeças e derrotar os lordes do crime com seus troques de Io-Iô. O lançamento está agendado para 2024 no PC, via Steam e Epic Games Store.
Atomic Picnic
A BitCake Studio anunciou Atomic Picnic, um jogo de ação cooperativo, em terceira pessoa, com mecânicas roguelite. A ideia é juntar os amigos para eliminar monstros, coletar espólios e aplicar melhorias nas suas armas e habilidades.
No momento, os jogadores interessados podem participar de um teste gratuito na plataforma Steam. Uma previsão de lançamento da versão completa ainda segue um mistério.
Mark of the Deep
Mark of the Deep é o novo lançamento da Mad Mimic, responsável por Dandy Ace e No Heroes Here. Previsto para 2024, o jogo é uma aventura com temática de pirata e foco na narrativa.
A premissa, segundo os desenvolvedores, é misturar elementos de metroidvania com soulslike. É possível experimentar uma versão de demonstração na Steam, mas por tempo limitado.
The Cabbage Effect
Com visuais cartoon-pop que instigam a curiosidade, The Cabbage Effect é um novo jogo de tiro com visão isométrica e ritmo arcade do estúdio Ninja Garage.
Aproveite uma variedade absurda de armas e utilize personagens desbloqueáveis, tudo isso enquanto explora uma narrativa experimental em um mundo pós-apocalíptico, com cenários gerados proceduralmente. O jogo ainda não tem uma previsão de lançamento.
Vale lembrar que esses são só alguns dos jogos brasileiros que foram destaque no Summer Game Fest. O que achou da lista? Não deixe de comentar e veja a íntegra.
Categorias