Passou muito tempo jogando o acesso antecipado de Hades 2 nos últimos dias e deu uma enjoada? Então a nova lista do Voxel com ótimas indicações de jogos do gênero roguelike é a pedida para você!
O roguelike é bastante famoso pela sua diversidade. Desde masmorras medievais até espaçonaves intergalácticas, esse tipo de experiência abraça uma variedade de configurações distintas que dificilmente caem na mesmice — além, claro, de terem um alto fator replay.
Hades é um dos roguelikes mais famosos da atualidade.Fonte: Epic Games
Em Hades, por exemplo, os jogadores podem ficar horas na frente da tela com o interesse ativo pela experiência, já que cada fase é uma jogatina diferente. Além disso, a liberdade para seguir o seu próprio rumo é bem cômoda.
Essa abordagem não linear mantém os jogadores presos ao gameplay, já que precisam se adaptar constantemente para ter sucesso nas investidas.
Poderes e habilidades deixam o roguelike mais interessante
Há uma grande variedade de jogos roguelike que te colocam em situações diferentes, mas a maioria tem algo em comum: a possibilidade de desbloquear melhorias e outras habilidades para enfrentar os desafios. Isso acaba criando um ciclo vicioso que prenderá a sua atenção.
Bom, quem jogou Hades e passou horas testando todas as armas e habilidades de Zagreus sabe bem como é ficar vidrado na tela. Uma estrutura muito parecida também é vista em Dandy Ace e Mullet Madjack, que oferecem poderes únicos e cumulativos a cada início de fase.
Dandy Ace, roguelike brasileiro, tem um gameplay bem parecido com o de Hades.Fonte: Steam
Ao mesmo tempo, existem outros games roguelike que são desafiadores de formas diferentes. Enquanto Returnal, por exemplo, é focado na mobilidade e no tiroteio frenético, SIFU é voltado para o domínio das artes marciais. Diferente da perspectiva isométrica da franquia Hades, nestes casos a câmera é em terceira pessoa.
Ambos os títulos estão na lista e você os conhecerá a seguir. Lembrando que eles também são ótimas opções para sair um pouco da mesmice de Hades 2 — julgando que você já tenha aproveitado tudo o que o limitado acesso antecipado tem a oferecer.
Os 6 melhores jogos do gênero roguelike
Seja enfrentando hordas de inimigos em um calabouço sombrio ou explorando um planeta alienígena hostil, a imprevisibilidade é o ponto-chave para quem gosta desse tipo de experiência. Pensando nisso, o Voxel elencou seis jogos do gênero roguelike — para você que está enjoado de Hades 2!
6. The Binding of Isaac (PC)
Em The Binding of Isaac, os jogadores mergulham no sombrio e perturbador mundo de Isaac, um menino que se esconde nas profundezas da sua casa para fugir dos abusos da mãe.
The Binding of Isaac.Fonte: Steam
Além do estilo de arte peculiar e mecânicas de dungeon crawler, onde os jogadores exploram salas geradas aleatoriamente, você também deverá enfrentar inimigos macabros e coletar power-ups bizarros.
Cada run é uma experiência única, pois os elementos de roguelike garantem que você enfrente desafios imprevisíveis a cada rodada.
5. Vampire Survivors (Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC)
Vampire Survivors combina elementos de roguelike com a sede insaciável por sangue e desafia os jogadores a enfrentarem hordas simplesmente gigantescas de inimigos em busca de sobrevivência. É bem mais intenso que as hordas de Hades.
Vampire Survivors.Fonte: Steam
Ostentando um estilo artístico bem carismático baseado em pixel art, aqui os jogadores exploram ambientes gerados aleatoriamente, onde podem testar suas habilidades vampíricas e enfrentar chefes cada vez mais difíceis.
4. Dandy Ace (PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC)
O Brasil está bem representado entre os jogos roguelike. Em Dandy Ace, do estúdio brasileiro Mad Mimic, os jogadores embarcam em uma jornada mágica e cheia de estilo, assumindo o papel de um ilusionista preso em um espelho misterioso.
Dandy Ace.Fonte: Steam
Cada jogatina do título oferece um novo conjunto de habilidades mágicas e obstáculos para superar. Com combinações únicas de cartas que representam diferentes feitiços, é possível ter mais de 1.000 variações de poderes para criar estratégias dinâmicas e diferentes combos.
O jogo brasileiro lembra muito da experiência com a franquia Hades — então vale a pena dar uma conferida.
3. Dead Cells (PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC)
Se você gosta de desafios, Dead Cells com certeza é uma ótima pedida. Aqui, os jogadores são imersos em um universo brutal, onde a morte é inevitável — mas o retorno é constante.
Dead Cells.Fonte: Epic Games
O game combina elementos de metroidvania e roguelike, desafiando os jogadores a explorar um castelo em constante mutação enquanto enfrentam hordas de oponentes. A história é mínima, mas a narrativa se desenrola organicamente através da exploração.
Além disso, as mecânicas de combate ágeis e a progressão não linear, que mantém os jogadores envolvidos em uma jornada implacável pela sobrevivência, testam suas habilidades de diferentes maneiras.
2. SIFU (PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC)
SIFU é um dos nomes mais legais desta lista com os melhores jogos roguelike. Ele oferece uma experiência que mescla uma história envolvente de vingança com combate fluido de artes marciais — além de ter uma sacada bem inteligente no game design.
SIFU.Fonte: Epic Games Store
Os jogadores assumem o papel de um aprendiz de Kung-Fu em busca de vingança pela morte de seu mestre. O diferencial está na mecânica de envelhecimento do protagonista, que a cada derrota vai ficando mais velho e cansado — o que adiciona uma camada de estratégia e aprendizado contínuo.
SIFU proporciona uma jornada intensa e muito recompensadora, onde a maestria das artes marciais é a chave para superar adversários cada vez mais formidáveis. Esse também é uma ótima pedida para os que estão enjoados de Hades 2.
1. Returnal (PS5 e PC)
Sendo um dos grandes exclusivos de PS5, embora tenha chegado ao PC posteriormente, Returnal é um dos games mais aclamados do gênero roguelike atualmente.
Returnal.Fonte: PlayStation Store
Os jogadores controlam Selene, uma exploradora espacial que se vê presa em um planeta alienígena em constante transformação, enfrentando horrores cósmicos e ressuscitando repetidamente.
A história se desenrola à medida que Selene descobre os mistérios ao seu entorno e luta para quebrar um ciclo de ressurreição. As mecânicas de roguelike simplesmente brilham e trazem desafios constantes, com o planeta mudando a cada morte da astronauta.
Returnal oferece uma narrativa intrigante com o selinho PlayStation e um gameplay viciante que te fará ficar por horas na frente da tela. Outra ótima indicação!
Curtiu a lista com os melhores jogos roguelike para quem está enjoado de Hades 2? Comente nas redes sociais do Voxel em qual deles você já se aventurou!
Fontes