Nintendo confirma sucessor do Switch; veja tudo que sabemos sobre

4 min de leitura
Imagem de: Nintendo confirma sucessor do Switch; veja tudo que sabemos sobre
Imagem:

A Nintendo divulgou, na madrugada desta terça-feira (7), os seus resultados financeiros referentes ao ano fiscal de 2024, que se encerrou em 31 de março. Os números acompanharam a primeira confirmação pública de que a empresa já está trabalhando em um sucessor do Nintendo Switch e que seu anúncio formal acontecerá ainda neste novo período, que acontece até março do ano que vem.

Em publicação na rede social X (antigo Twitter), o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, também confirmou que a empresa realizará uma transmissão ao vivo em junho deste ano com foco nos jogos do catálogo do Nintendo Switch que chegam até o fim de 2024. Ele fez questão de esclarecer que não haverá novidades do sucessor do console híbrido nessa apresentação.

"Nós faremos o anúncio do sucessor do Nintendo Switch neste ano fiscal. Já vai fazer mais de nove anos desde que anunciamos a existência do Nintendo Switch, em maio de 2015. Realizaremos um Nintendo Direct em junho para falar do calendário de jogos do Nintendo Switch para a última metade de 2024, mas esteja ciente de que não haverá menção ao sucessor do Nintendo Switch durante esta apresentação", diz o presidente.

Vale lembrar que o calendário do Nintendo Switch atualmente inclui títulos como Paper Mario: The Thousand-Year Door e Luigi's Mansion 2 HD, previstos para maio e junho, respectivamente; Pokémon Legends: Z-A, que deve chegar em 2025; e Metroid Prime 4, que não recebe informações oficiais desde 2019 e segue sem uma previsão.

O que se sabe sobre o Switch 2?

Antes de mais nada, é importante deixar claro que o "Switch 2", como é chamado casualmente, ainda não possui um nome oficial. Da mesma forma, todas as informações que emergiram sobre o hardware não passam de especulação no momento - embora muitas partam de fontes confiáveis da indústria.

Para começar, o jornalista brasileiro Pedro Henrique Lutti Lippe, conhecido como PH, declarou em fevereiro deste ano que, segundo suas fontes, o novo hardware da Nintendo será totalmente retrocompatível com os jogos do Switch - tanto em cartucho quanto em mídia digital, com margem para atualizações com melhorias gráficas. A informação foi dada com exclusividade no seu podcast, X do Controle.

Além disso, o videogame deve manter a premissa de controles Joy-Cons que já conhecemos atualmente, mas apostando desta vez em um encaixe com tecnologia de sucção magnética - controlada por corrente elétrica. A versão revisada também seria maior, com novos botões nas laterais, botões SL e SR metálicos e um novo botão abaixo do Home. A informação, veiculada inicialmente pelo site francês Vandal, foi corroborada por uma empresa de periféricos chamada Mobapad.

Sucessor do Nintendo Switch ainda terá suporte aos Joy-Cons e Pro Controller atuais, segundo fabricante de periféricosSucessor do Nintendo Switch ainda terá suporte aos Joy-Cons e Pro Controller atuais, segundo fabricante de periféricosFonte:  GettyImages 

O site também aponta que a tela do portátil será atualizada para oito polegadas, com suporte nativo à resolução 1080p. A base do console, chamada de dock, também usará uma conexão USB-C, com suporte à resolução 4K, e não deve mudar drasticamente em aparência. Com isso, é seguro especular que o conceito de videogame híbrido deve ser mantido.

Sobre especificações técnicas, ainda é muito cedo para tirar conclusões. No entanto, há boatos de que o videogame utilizará um chipset personalizado da Nvidia, chamado de T239. Ele incluiria oito núcleos ARM A78C e uma GPU baseada na arquitetura Ampere, que suportaria até 1536 núcleos CUDA.

É interessante notar que o chipset também contaria com suporte a tecnologias como DLSS, que visa renderizar gráficos com mais qualidade e desempenho enquanto consome menos recursos de hardware. Vale reforçar que tudo isso não passa de especulação e a Nintendo ainda não anunciou formalmente as especificações do seu novo videogame.

Sucesso de vendas

A divulgação dos resultados financeiros também significa que os números de vendas foram atualizados. Embora o Nintendo Switch esteja em tendência de queda ano após ano, o console chegou à marca de 141 milhões de unidades vendidas no mundo todo. Ele segue como o terceiro console mais vendido da história, atrás apenas do Nintendo DS (154 milhões) e PlayStation 2 (155 milhões).

O console também movimentou mais de 1 bilhão e 235 milhões de vendas em software. Super Mario Bros. Wonder, que disputou o prêmio de Jogo do Ano, ainda não figura entre os dez mais vendidos da plataforma, mas registra 13,44 milhões de unidades vendidas no mundo todo.

princess peachPrincess Peach Showtime é um sucesso de vendas!

Lançamentos recentes como Princess Peach Showtime e Mario Vs. Donkey Kong ultrapassaram a marca de um milhão de unidades vendidas, segundo a empresa. O remake de Super Mario RPG, lançado em novembro, também alcançou a marca de 3,3 milhões de cópias vendidas e superou o lançamento original do Super Nintendo, que registra 2,1 milhões de cópias.

Veja a lista com os jogos mais vendidos do Nintendo Switch:

  1. Mario Kart 8 Deluxe - 61,97 milhões;
  2. Animal Crossing: New Horizons - 45,36 milhões;
  3. Super Smash Bros. Ultimate - 34,22 milhões;
  4. The Legend of Zelda: Breath of the Wild - 31,85 milhões;
  5. Super Mario Odyssey - 27,96 milhões;
  6. Pokémon Sword & Shield - 26,27 milhões;
  7. Pokémon Scarlet & Violet - 24,92 milhões;
  8. Super Mario Party - 20,66 milhões;
  9. The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom - 20,61 milhões;
  10. New Super Mario Bros. U Deluxe - 17,45 milhões.

E você, animado para a chegada do Switch 2? Nos conte nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.