A franquia GTA se tornou uma febre por diversos motivos, e um deles foi aplicar traços da realidade em seus jogos, como a possibilidade de ter um emprego e cumprir a rotina que eles exigem. Com Grand Theft Auto 6 marcado para chegar em 2025, seria ótimo rever algumas dessas profissões de volta, não é mesmo?
- Veja também: Hydra: brasileiros lançam Steam da Pirataria que não pode ser derrubada — Entrevista Exclusiva
Durante toda a história da franquia, jogadores puderam seguir carreiras comuns, como a de caminhoneiros, vigilantes e até mesmo de paramédicos. Mas o que mais chamou atenção foram os empregos mais inusitados, como os de entregador de drogas, assaltante profissional e até mesmo gigolô.
E com a chegada do Dia do Trabalho, o Voxel relembra as oito melhores carreiras presentes na franquia Granf Theft Auto e que adoraríamos ver de volta em GTA 6! Confira a lista:
8. Assaltante
Essa é de longe a "profissão" mais comum de GTA, afinal, o próprio nome do jogo sugere isso. Praticamente em todos os games da franquia você precisa atuar como um grande ladrão, seja roubando carros pela rua, como em missões mais complexas.
É possível ter a "profissão" de assaltante em GTA San AndreasFonte: GTA Fandom
Como é o caso da missão secundária Burglar, de GTA San Andreas. Nela, você precisa seguir um grupo na função de um assaltante e realizar roubos pela região. Ela está disponível desde a primeira missão do game, e pode ser feita a qualquer momento, basta entrar no furgão preto entre 20h e 6h.
Com os gráficos e ambientes realistas de GTA 6, a profissão poderia retornar ainda mais completa, garantindo mais possibilidades para os jogadores.
7. Paramédico
Curiosamente, depois de assaltante, uma das atividades mais comuns de GTA é a de paramédico. Presente em praticamente todos os títulos da franquia, com exceção dos dois últimos jogos, ela consiste em pilotar uma ambulância e levar pacientes até o hospital mais próximo.
É possível ser um paramédico em praticamente todos os jogos da franquia GTAFonte: GTA Fandom
Seria um emprego muito nobre, se não fosse o fato de que estamos no universo de GTA. Com o caos de cidades como San Andreas, o jogador eventualmente acaba matando mais pedestres atropelados que ajudando os NPCs do minigame.
Considerando a popularidade das missões com ambulância, seria muito interessante poder realizar a função de paramédico em GTA 6. Será que teremos essa opção nas ruas de Vice City?
6. Caminhoneiro
Outra missão secundária de GTA San Andreas que envolve uma profissão específica é a de caminhoneiro. Depois de completar a missão de Catalina, Tanker Commander, ela ficará disponível no depósito RS Haul Depot, localizado condado de Flint, a oeste de Los Santos e ao norte da Fazenda Helena Wankstein.
A função de caminhoneiro pode ser feita a qualquer momento em GTA San AndreasFonte: GTA Fandom
A atividade dá em torno de US$ 2.000 por dia, e consiste em levar cargas de um ponto ao outro do mapa. À medida com que as missões de entrega são concluídas, elas vão se tornando cada vez mais complexas, seja pela distância, fragilidade da carga, ou complexidade do caminhão.
Em GTA 6, a tarefa de caminhoneiro poderia voltar ainda mais completa. Com os gráficos realistas do jogo, é certo que teríamos jogadores tratando as missões como uma espécie de Euro Truck Simulator.
5. Manobrista
Outra atividade interessante em GTA San Andreas é a de guardador de carros. Depois de concluir a missão 555 We Tip, basta entrar no marcador vermelho, na frente do Vank Hoff Hotel em Financial, San Fierror, vestindo o uniforme de manobrista. Você receberá a missão de conduzir o carro de um hóspede até a garagem subterrânea do hotel.
É possível ter uma carreira de manobrista, ou guardador de carros, em GTA San AndreasFonte: IGN
Entretanto, a tarefa é mais complexa do que o normal. Além de ter que cumprir o prazo para estacionar o veículo, você precisa superar percalços pelo caminho. O mais curioso é que outros manobristas irão disputar a mesma atividade, mas não tem problemas, basta "eliminá-los" antes da maneira que... bem, você sabe como funciona!
Apesar de ser uma atividade mais secundária, a profissão de manobrista poderia se destacar em GTA 6 justamente por isso. Assim como a atividade de caminhoneiro, ela tem potencial para virar a "queridinha" de um grupo de jogadores específicos, principalmente com os futuros mods que viriam no PC. Fica a dica para a dona Rockstar.
4. Policial
Uma das maiores ironias de GTA é que você pode ser um policial em missões secundárias. Elas estão presentes em diversos games da saga, incluindo, GTA IV e San Andreas, e permitem que você faça uma ronda pelas ruas da região em busca de criminosos. Depois de encontrá-los, você precisa assassiná-los dentro de um limite de tempo.
Por incrível que pareça, é possível ser um policial em GTAFonte: GTA Fandom
Na maioria das vezes, basta roubar um carro da lei e começar a fazer a sua ronda, o que é bem irônico. Em alguns casos, é possível até mesmo usar outros veículos, como helicópteros, e fazer a perseguição de forma aérea.
Com o mundo amplo que GTA 6 deve trazer, seria muito interessante poder assumir o papel de um agente da lei no game, mesmo que isso não faça sentido. Já imaginou perseguir as gangues de motoqueiros de Vice City em um possante da polícia? Certamente seria divertido!
3. Entregador de Drogas
Em GTA 4, uma das atividades secundárias de Niko Bellic é atuar como entregador de drogas. Isso é possível logo após concluir a segunda missão para Little Jacob, onde o mafioso oferece o "emprego" ao protagonista do game.
Você pode fazer a atividade paralela de entregador de drogas em GTA 4Fonte: GTA Fandom
Em seguida, toda vez que você receber uma ligação de Little Jacob, ele lhe indicará o local onde se encontra as drogas, necessitando ir até lá fazer a busca e entrega ao local indicado. Embora simples, cada nova tarefa desperta mais o interesse de outros criminosos, que farão de tudo para pegar a encomenda.
Usando a estrutura de GTA 6, esse minigame poderia ser transformado em praticamente um simulador de Breaking Bad. Basta que a Rockstar adicione a possibilidade e libere as ferramentas para o público, principalmente no PC.
2. Caçador de Procurados
Uma das missões secundárias disponíveis em GTA 5 é a de caçar criminosos que fugiram da cadeia, e que agora estão sendo procurados pela polícia. Curiosamente, ela fica disponível para Trevor Philips, o personagem mais sem noção do trio protagonista do jogo.
Travor pode atuar como caçador de procurados nas horas vagasFonte: GTA Base
Outro fato inusitado é que esses procurados podem ser capturados vivos ou mortos. Caso eles sejam abatidos, a recompensa será concedida pela metade do valor proposto. Mas, caso você consiga capturá-los ainda com vida, você receberá o valor total, e ainda irá desbloquear um troféu / conquista no game.
O minigame de caçador de recompensas também seria uma adição interessante para Grand Theft Auto VI. Como é possível ver no primeiro trailer, o jogo contará com diversos personagens bem esquisitos, que poderiam ser ótimos alvos para caçadas.
1. Cafetão
De longe, a atividade mais inusitada de GTA San Andreas é a de atuar como cafetão. Nela, você precisa conduzir prostitutas para os clientes que as contrataram, e cuidar da segurança delas, como matar clientes que as agredirem, e correr atrás daqueles que fogem sem pagar.
É possível atuar como cafetão em GTA San AndreasFonte: GTA All
Essa missão secundária pode ser ativada a qualquer momento enquanto você dirige um carro Broadway, aquele conversível todo estofado. Além de ser uma atividade bastante inusitada e lucrativa, a profissão de cafetão poderia retornar em GTA 6 para mostrar que a Rockstar continua sem medo das polêmicas.
E na sua opinião, qual a profissão mais icônica de GTA? Qual você gostaria de ver em GTA 6? Conte para a gente em nossas redes sociais!